As 4 principais funções de um mecanismo de busca são: Rastrear, Indexar, Rankear e apresentar o resultado, sobre esses pontos vamos discorrer brevemente.
O rastreamento ou varredura por links e páginas, é o primeiro passo na atuação dos motores de busca. Onde é feito um verdadeiro “scan” através da web. As estruturas de links dentro da web, permitem que os motores de busca identifiquem a ligação entre milhares de páginas na internet.
Ou seja, onde eles conseguem rastrear, os motores chamados de spiders ou crawlers fazem a compilação de inúmeros documentos que estão interligados na internet.
Após esse trabalho de varredura, o próximo trabalho do motor de busca será analisar o código do site para em seguida fazer o armazenamento de todo aquele conteúdo. Vale ressaltar que existe uma diferença entre o conteúdo real e o conteúdo de navegação dentro de um site, onde o conteúdo real consiste nas informações presentes no site no conteúdo literalmente,texto,foto,etc.
O conteúdo de navegação será basicamente os links presentes naquela página, por exemplo no menu: Home, A empresa. Esse conteúdo irá informar para os mecanismos de busca a estrutura de links do seu site. Todo esse conteúdo será armazenado nos discos rígidos, para que no momento que seja feita alguma consulta relacionada aquele conteúdo, essas informações sejam utilizadas.
Uma vez que todo esse imenso conteúdo esteja rastreado e indexado pelo motor de busca, o próximo passo será criar um rank para cada link, ou seja uma avaliação da relevância e autoridade para cada URL.
É importante destacar a missão dos mecanismos em apresentar um conteúdo relevante no momento da pesquisa, nesse aspecto as páginas que obtiverem o melhor rankiamento irão conseguir um melhor posicionamento na SERP.
A definição desse rankiamento será feita através da análise de fatores como PageRank, TrustRank, compartilhamento nas redes sociais,etc.
A apresentação dos resultados nas páginas de busca será o resultado de todo esse processo apresentado até o momento, ou seja, a forma como o seu conteúdo está sendo rastreado, como está a indexação do seu site irá influenciar diretamente no seu posicionamento.
Como falei no início desse post, as funções dos mecanismos de busca, ou melhor como ele funciona poderá servir como um norte para o trabalho de SEO, uma vez que podemos aplicar as técnicas de otimização para cada etapa desse processo.
Como por exemplo: Na indexação, a qualidade do meu código html, os espaços em branco, quando os spiders chegam até o meu site o servidor responde de maneira satisfatória? O meu servidor apresentar erros constantemente deixando meu site fora do ar?
Como está o rankiamento do meu site? Qual sua autoridade? Quantos links apontam para ele? Qual a qualidade desses links? O meu site é compartilhado nas redes sociais, ou seja, é um conteúdo sociável?
E por fim, como o meu site aparece nos resultados de busca? O meu título é atraente? ele apresenta minhas palavras chaves mais importantes? Estou criando uma description relevante?
São muitas perguntas que podem auxiliar no trabalho de SEO, porém, o mais importante é ter essa visão analítica acerca de como os motores de busca funcionam e como está a perfomance do meu site/blog em cada uma dessas etapas.
4 Comments
Como sempre, Natanael, você sendo muito contudente e enfático. Parabéns pelo ótimo trabalho na área, continue apresentando ótimos trabalhos, seu foco e sua determinação estão lhe levando à patamares cada vez mais longe.
Ótimo texto, inclusive para argumentação na hora de vender o serviço para micro e pequenas empresas.
Parabéns.
Muito obrigado Felipe, fico muito feliz com suas palavras.
Espero que o conteúdo do blog esteja contribuindo também para o seu aprendizado e de sua empresa.
Grande abraço!
Boas postagens, excelente conteúdo, continue com esse trabalho que só tem a levar a novos caminhos e muito conhecimento,
😉
Ótimo texto, eu estava um pouco descontente com SEO até ler um monte dos seus artigos, o grande problema que reconheci é que o meu foco estava voltado para programação, rankear a qualquer custo, sem me focar muito no usuário.
Tudo mudou depois que eu parei com bobagens e me foquei no usuário. Obrigado pelos ensinamentos grande abraço.