Um dos conceitos das Redes Sociais descreve as redes como organizações sociais no qual cada indivíduo expressa sua individualidade e seleciona o grupo no qual quer fazer parte.
Dentro das várias formas de interação social, o compartilhamento de experiências é uma das principais atividades realizadas pelos participantes de uma Rede Social. A exposição da vida pessoal dentro das Redes Sociais ainda é um assunto que gera bastante polêmica, mas, hoje vamos destacar uma atividade em específico que tem contribuído para o bem estar no âmbito da sociedade.
Muitos usuários tem utilizado as Redes Sociais como uma ferramenta de utilidade pública como é o caso do @LeisecaFortal que inicialmente alertava os motoristas sobre as Blitz que aconteciam na cidade. Atualmente, a o perfil alerta sobre engarrafamentos, buracos entre outros assuntos de interesse de todos.
Creio que muitos de vocês já conhecem a ferramenta de geolocalização chamada Foursquare, ela possibilita os usuários realizarem um check-in tão logo que chegam em algum estabelecimento. Dessa forma podem comunicar aos demais amigos sua localização. É possível também avaliar estabelecimentos, como também visualizar comentários feitos por outros freqüentadores.
No Reino Unido, foi criado o Fearsquare ferramenta parecida com o Foursquare, porém, ela utiliza dados da polícia britânica e assim faz uma espécie de “mapa do perigo” da cidade.
A ferramenta tem como objetivo o auxilio na identificação de potenciais áreas de risco, dividindo as localidades em três categorias.
Comportamento anti-social,Roubo e crime violento.
Atualmente a ferramenta está disponível somente no Reino Unido, porém, existem promessas da migração para outros países.
Aqui em Fortaleza existe o @CrimeFortal que também permite que os usuários possam indicar locais onde tenham ocorrido crimes, assaltos, etc. Exemplos como esses só reforçam a diversidade no modo de uso das Redes Sociais, e também como elas sido cada vez mais bem utilizadas pelos usuários.
Por: Natanael Oliveira