Por mais que 90% dos internautas brasileiros estejam presentes em algum tipo de rede social, apenas 16% deles produz algum tipo de conteúdo por meio das ferramentas. A constatação veio do estudo “Perfil de Usuários de Mídia Social no Brasil”, realizado pela eCMetrics.
Segundo o levantamento, 22% dos usuários de sites como Twitter e Facebook apenas criticam ou coletam (reproduzem) conteúdo, enquanto 36% observam, participam ou cultivam contatos e outros 26% aparecem como fortes consumidores online e “brand engagers” (que consome ou cria mídia social relacionada a marcas, produtos e serviços).
A pesquisa também revelou um internauta mais maduro quando o assunto é compra. Dos entrevistados, 81% costumam comparar preços na internet antes de adquirir algum produto ou serviço. E 62% dos internautas brasileiros classificados como consumidores online possuem algum perfil em rede social.
“O estudo demonstrou que o internauta brasileiro já está inserido na era web 2.0 e tem na internet um instrumento de busca por novidades, entretenimento, informação e interação com empresas”, afirma a eCMetris. “O consumidor brasileiro online está disposto a dialogar com as empresas e quer ser ouvido e participativo nas decisões que competem aos produtos e serviços que utiliza, através de redes sociais e outras formas de atendimento online.
Cabe agora às empresas o papel de preparar-se para esta nova realidade, adequando-se para atender às necessidades deste novo consumidor.”
Fonte: MagoWeb
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