Olá caros amigos, tudo bom?
Ultimamente tenho falado bastante sobre o Google+. Talvez por acreditar que para o Google, esse seja um ano decisivo entre conseguir que o Plus seja aceito pelos usuários ou mais um amargo fracasso do poderoso das buscas, quando o assunto são as redes sociais. Hoje vamos falar um pouco sobre como o Google+ pode ajudar o seu negócio.
Falando em poderoso das buscas, o Google mais uma vez foi apontado como o preferido da grande maioria dos internautas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Internet & American Life Project, o Google aparece como o buscador utilizado por 83% dos usuários. Na última pesquisa realizada ainda em 2004 o Google aparecia com 47% dessa fatia.
Um dado interessante foi referente ao Yahoo que amargou uma queda de 26% em 2004 para 6% em 2012. Apesar da queda como ferramenta de busca, vale ressaltar a relevância e engajamento que o Yahoo vem mantendo nos últimos anos, se mantendo entre os sites mais acessados da rede. Experimente visualizar alguma notícia no Yahoo, principalmente na categoria entretenimento, e observe a quantidade de comentários.
“Embora se pareça com uma rede social, o Google+ não é uma rede social” esse comentário foi feito recentemente por Vic Gundotra. Ainda de acordo com Vic, “o serviço funciona como uma malha capaz de integrar as marcas da companhia, como Gmail e YouTube, em uma única interface.” Para entender um pouco mais sobre os conceitos acerca das redes sociais, sugiro a leitura do artigo: O que são as redes sociais da internet?
Discussões como essa só ajudam a trazer uma desconfiança ainda maior para os usuários que hoje estão em outras redes, e que vêem o Google+ como uma grande dúvida. Muitos profissionais de mídias sociais, blogueiros e profissionais que trabalham com a internet continuam com essa mesma dúvida. Afinal, o Google+ pode ajudar meu negócio? Vale a pena investir nesse ambiente? Para entender um pouco mais sobre esse medo de investimento, sugiro a leitura do artigo: Com medo de investir nas mídias sociais?
Deixando de lado um pouco essa discussão de Google+ como rede social ou plataforma de integração, gostaria de falar sobre alguns pontos que eu considero que devam ser avaliados com carinho e atenção por todos que trabalham com internet, e utilizam essa ferramenta para negócios.
Ao contrário do que muitas empresas corajosamente a meu ver, estão fazendo. Eu não desprezaria o Google+. Se você é “blogueiro” e produtor de conteúdo muito menos. Gosto sempre de acompanhar as mudanças e novidades que acontecem primeiro nos EUA, para só depois serem atualizadas no Brasil. Uma delas é o Agente Rank, onde a identidade do autor será apresenta nos resultados de busca.
E é exatamente esse primeiro ponto que eu considero que o Google+ pode ajudar no seu negócio. Falamos a pouco sobre o Google mantendo sua superioridade quando o assunto é o mercado de buscas. Pois bem. Sabemos que o fator Social Rank também é levado em consideração no momento do rankeamento de um site/blog.
Será que o Google irá considerar mais relevante um resultado compartilhado no Facebook ou no Google+? Eu acredito que no Google+. Com o Social Search, e os resultados personalizados, o +1 tem se tornado cada vez mais valioso. Sugiro a leitura do artigo: O que muda com a busca personalizada do Google+
Eu acredito que assim como o Page Rank foi “totalmente” desvirtuado, os votos de +1 irão passar pela mesma dificuldade. Cabe aquela velha diretriz. Entender o comportamento dos seus consumidores, identificar aquilo que é relevante para ele.
Google+ Your Business
Existem empresas que já estão utilizando muito bem as páginas no Google+, seja compartilhando álbuns personalizados, compartilhando conteúdo relevante ou realizando Hangouts,etc. Eu considero que futuramente uma página de sucesso no Google+ será bem mais relevante em termos de busca do que uma Fanpage. Vamos aguardar os próximos capítulos.
A mensagem principal que gostaria de deixar é : Sendo útil, o seu conteúdo será compartilhado, indicado e votado. Sendo assim, acredito que vale a pena investir tempo e definir estratégias para o Google+ e acompanhar as mudanças que estão porvir.