Muitas pessoas tem buscado entender como pesquisar público-alvo na web, de fato a internet se tornou uma das principais ferramentas de pesquisa de um público -alvo, mas, fica a pergunta: como fazer essa pesquisa de maneira eficiente?
Qualquer planejamento de marketing começa exatamente pela pesquisa do público-alvo, se faz necessário entender os anseios, desejos e necessidades de um público, bem como seu comportamento. Essas informações irão auxiliar no planejamento de uma comunicação personalizada para o público a ser alcançado.
A popularização da tecnologia e internet, criaram um ambiente colaborativo através da internet em especial em meio as redes sociais, hoje os consumidores da era 2.0 conseguem facilmente entrar em contato com as empresas para tirar suas dúvidas, criticar ou elogiar.
A internet pode ser vista como um livro onde diariamente os consumidores deixam registros com informações valiosas que ajudam na realização de uma pesquisa do seu público alvo. A pesquisa nas redes sociais pode trazer muitas informações a respeito do seu cliente.
Identificar onde seu público alvo está presente é o primeiro passo para monitorar e pesquisar informações sobre hábitos de consumo, comportamento, opinião, etc. Em qual rede social meu público está? Por exemplo, trabalhando com o público de noivas, se fizermos uma pesquisa podemos encontrar diversos fóruns e comunidades no orkut onde as noivas, compartilham opiniões e indicações sobre diversos produtos e serviços.
Ao perceber que aquele público está no orkut, é possível acompanhar o que está sendo dito por cada consumidor dentro daquele ambiente e com essas informações planejar estratégias para alcançar aquele público.
Muitas empresas fracassam na execução de campanhas por falta de planejamento, isso não é nenhuma novidade. O fato é que o “achismo” ainda é bastante recorrente nas ações de marketing, a “falta de tempo” muitas das vezes é vista como uma desculpa para a não realização de um pesquisa eficiente seguida de um bom planejamento.
Conhecer bem o seu público sempre será a principal arma de uma empresa na implementação de uma campanha. A grande dúvida que surge é: “Como eu posso conhecer meu público através da internet“? A resposta é bem simples: se relacione com seu cliente. Isso mesmo, converse com o seu consumidor, escute o que ele tem a dizer, faça perguntas e esteja atento.
Kotler falar sobre a era do marketing 3.0, também chamada de era da colaboração onde os consumidores passam a ser vistos como seres humanos plenos, possuindo alma, mente e espírito. A visão do ser humano em busca de um mundo melhor, também através da sua decisão de compra.
Na era da cooperação os consumidores passam a assumir o papel de profissionais de marketing, e nesse contexto as empresas também precisam colaborar com os seus consumidores.
Portanto, é importante entender que a internet pode sim, ser um canal de pesquisa onde é possível conhecer melhor o seu público-alvo, as redes sociais podem ser utilizadas nessa pesquisa, bem como ferramentas como Google Insights e a ferramenta de busca de palavras chaves, onde podemos observar as intenções dos consumidores através das buscas realizadas.
O melhor conhecimento vem através do desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com o seu cliente, escute e estimule a participação dos seus consumidores, não use a internet como um canal de via única, e sim como um canal aberto entre sua empresa e o seu público.
Logo abaixo apresento um vídeo feito sobre o case apresentado no Quartel Digital, onde falo um pouco sobre a questão da pesquisa relacionada a otimização de sites (SEO).
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1 Comments
Muito bom Natanael… Você vai longe! Pode contar comigo pro que desejar.
Abraços!