Recentemente em um estudo da disciplina do estudo do comportamento do consumidor aprendi acerca de vários fatores que influenciam em todos os processos que levam um consumidor a compra.
Aliando este estudo, com o cenário atual da comunicação, não é difícil entender o porque da constante mudança do comportamento do consumidor.
Isso por que o consumidor, não é mais aquela pessoa, que outrora simplesmente aguardava as notícias através da televisão e do rádio ou jornal impresso. Ele agora além de ter a capacidade de buscar as notícias que lhe interessam, e pesquisar por informações que ele precisa. O consumidor passa a ser também um colaborador.
Não é nenhuma novidade, ações de marketing que envolvam diretamente o consumidor no processo de criação, e lançamento de algum produto. O mercado de um modo geral entendeu a necessidade de escutar aquilo que o consumidor tem a dizer(que não é pouco). As experiências, as opiniões e sensações vividas pelo consumidor tem orientado ínumeras marcas e empresas.
Há algum tempo atrás, o consumidor era visto apenas como exigente em suas escolhas. Atualmente, além de muito exigente é também bastante participativo e por que não dizer, um grande colaborador. Entender a mente de um consumidor não é tarefa fácil, mas, o primeiro passo para isso é ouvi-lô.
Hoje quero apresentar para vocês um case clássico de uma ação de colaboração de um Consumidor ativo. Assistam esse video e entendam melhor. Case da Fiat, com o Fiat Mio.
Por: Natanael Oliveira