Para quem trabalha com Otimização – SEO ou entende um pouco do assunto, sabe que o conteúdo é um dos requisitos mais importantes a ser observado. Tenho dito que o conteúdo é tudo, e mais um pouco. Afinal, o que adianta seu site,blog ser visto nas primeiras páginas dos buscadores se quando o usuário acessa não encontra conteúdo relevante?
Não irei falar sobre otimização ou estratégias SEO, hoje irei promover e falar um pouco sobre um vídeo produzido por dois amigos cearenses: o publicitário Felipe Glauber também conhecido como Flyper e o fotográfo Thyago Souza. Tendo como referência um vídeo feito em São Paulo que teve como referência o vídeo feito em Nova York, eles seguiram para um dos pontos turísticos mais famosos de Fortaleza, a Beira-Mar.
Com uma idéia na cabeça e duas cameras nas mãos, os dois jovens, que passaram mais de 3 horas coletando as imagens e abordando as pessoas pergutando qual o nome da banda e música que eles estavam escutando.Tudo isso foi resumido em 11 minutos de vídeo que em seu primeiro dia de exibição chegaria a mais de 40mil visualizações.
O que é interessante destacar neste case não se trata especificamente da audiência alcançada pelo vídeo e sim a discurssão que se cria em torno dele e por causa dele. Exemplos como esse mostram a capacidade que a internet tem em gerar debates e discurssões saudáveis (ou não) sobre qualquer assunto. Nesse cenário do vídeo em questão podemos observar discurssões sobre música, economia, cultura e outra coisas mais que vocês podem acompanhar nos comentários do Youtube.
Milhares de pessoas tem discutido o tema do vídeo, que se trata de uma simples pergunta: “O que as pessoas ouvem enquanto caminham” Uma pergunta que ao primeiro olhar para muitos pode não ter qualquer relevância, afinal, por que eu quero saber o que as pessoas estão ouvindo?
A relevância do conteúdo torna o assunto interessante para quem gosta de compartilhar novidades, a diversidade músical vira tema de discurssão, a forma como as pessoas reagem a pergunta também se torna pauta. Não quero me preender ao conteúdo ou produção do vídeo em sí (que por sinal, foi muito bem feita) Mas, ao que foi gerado através dele.
Uma dos primeiros resultados obtidos por Felipe Glauber e Thyago Sousa fora a integração com Rodrigo Fernandes o responsável pelo vídeo em São Paulo, vale ressaltar que o blog Coletivo.in desde o início deixou bem claro que o vídeo era um re-make do que havia sido feito em São Paulo. Abaixo segue mensagem divulgada no blog Jacare Banguela
“Faço aqui um desafio!
Se o vídeo acima passar das 100.000 visitas até esta sexta-feira (10/06) eu publicarei uma lista com TODAS as capitais do Brasil e VOCÊS vão escolher para qual delas eu vou gravar um novo vídeo da série “O que estão ouvindo?”.
Combinado? Valendôôôôôô!”
Nesse momento o vídeo crescia rapidamente em visualizações e comentários, outro local onde o vídeo ganhou destaque foi na página Zona Cyber que faz parte do jornal Diário do Nordeste, um dos maiores da Capital.
As avaliações positivas ao vídeo são a grande maioria, ou seja o Conteúdo é de qualidade, e por isso tem dito o merecido destaque e reconhecimento. A internet potencializa toda e qualquer produção seja ela independente ou profissional, o cuidado com o conteúdo vai determinar se essa “aparição” será positiva ou negativa.
Confiram abaixo o resultado do video: