A análise da presença online de uma empresa, irá auxiliar no planejamento estratégico de todas ações voltadas para o ambiente online.
Identificar onde e como sua empresa e os seus concorrentes estão posicionados nas Redes sociais, é o primeiro passo da análise de presença online. Dentro dessa análise, observar como a empresa está posicionada nas Redes Sociais, irá direcionar todo o andamento da comunicação. Caso não exista um posicionamento claro, se faz necessário esse desenvolvimento junto com a agência ou setor de marketing da empresa, ou através de uma consultoria em Marketing Digital.
Basicamente, nessa primeira análise, será feito o levantamento de todos os canais nos quais a empresa está presente, Twitter,Facebook, Flick, etc. Algumas considerações devem ser feita nesse momento, como por exemplo: Como a empresa está posicionada nesse ambiente? E os seus concorrentes? O que a diferencia? Estabelecer uma reflexão acerca dessas questãos irá auxiliar na elaboração de um diagónostico, para a partir desse resultado se pensar em uma comunicação voltada para o público-alvo daquela empresa.
A comunicação deverá ser totalmente voltada para o público-alvo identificado como mais relevante dentro do ambiente online. É preciso identificar quais os interesses desses usuários, bem como qual conteúdo pode ser relevante para ele. A internet funciona como uma preciosa fonte de coleta de dados, na qual se torna possível observar como os usuários se comportam naquele ambiente. Desse modo, quanto mais eu conheço o meu público, mais eu terei conhecimento acer ca dos seus interesses, anceios e necessidades.
Após entender qual o real interesse do meu público-alvo nesse ambiente, se torna possível buscar formas de conseguir desenvolver uma comunicação eficiente com os consumidores. Dessa maneira, o dialogo entre os usuários e empresas se faz totalmente necessário. Converse com o seu cliente, crie laços sociais, desenvolva um relacionamento, para que o seu consumidor perceba de fato que sua empresa tem uma presença online e através dessa seja fáctivel o dialogo e interação dentro do ambiente online.
1 Comments
ótimo artigo, foi de grande utilidade para desenvolver uma apresentação para um cliente. Parabéns