Olá pessoal, tudo bom?
Estou aqui mais uma vez para falar um pouco sobre minha visão acerca do marketing digital em Fortaleza.
Antes de qualquer coisa gostaria de deixar bem claro que este post tem como objetivo apresentar uma visão particular do autor desse blog, que não tem nenhuma intenção de ser percebida como a plena realidade de um mercado tão grande como o de Fortaleza.
Há mais ou menos um ano atrás fiz um post relatando em minha opinião quais eram naquela época os principais problemas com o marketing digital em Fortaleza. Particularmente foi um post que trouxe bons frutos, pois através dele conheci vários profissionais da cidade que naquele momento puderam também compartilhar e acrescentar seus pensamentos acerca do mercado em Fortaleza.
O que mudou no mercado de Fortaleza?
A boa notícia é que nesses quase 12 meses muita coisa mudou, e para melhor. Uma evolução muito grande pode ser percebida. Posso destacar algumas delas como a valorização da internet como ferramenta de marketing por parte dos empresários locais, a busca por capacitação pelos profissionais, e o crescimento dos eventos relacionados ao digital.
Já falei isso em outros artigos, porém, gostaria de ressaltar algo que muitas vezes acaba não ficando tão claro. Na realidade não existe um “Marketing Digital” o marketing é o mesmo de tantos anos atrás. Quando utilizo a expressão marketing digital, falo das mesmas estratégias de marketing, no entanto, destacando o ambiente digital e suas ferramentas e plataformas.
Não existe um mundo Online e Offline, e sim um mundo e uma grande rede social. Rede essa, onde todos nos estamos inseridos com nossos anseios, desejos, comportamentos e particularidades.
Trabalhar com Marketing Digital em Fortaleza
Temos vagas! Temos Vagas! Essa é a impressão que eu tenho quando o assunto é procura para profissionais capacitados para trabalhar com marketing digital em Fortaleza.
Há muito tempo tenho acompanhado como anda aquecido o mercado em Fortaleza em busca de profissionais capacitados e capazes de desenvolver um bom trabalho utilizando a internet como uma ferramenta que gera negócios para uma empresa.
Hoje percebo uma evolução quando o assunto é anúncio de vagas para se trabalhar com internet, mídias sociais, etc. Antigamente vagas como: precisamos de funcionário para criar materiais publicitários, atender telefone, contato com fornecedores, planejamento de campanhas E “alimentar” as redes sociais da empresa. Ainda não descobri o que uma rede social come. Quando alguém descobrir me avisa.
Brincadeiras a parte, isso era muito recorrente, creio que muitos de vocês companheiros do mercado local vão concordar. Muitas empresas percebiam as redes sociais como uma atividade a mais dentro da rotina de um funcionário (muitas vezes estagiário) que não levaria mais que algumas horas por dia para “divulgar” conteúdos, etc.
Para responder essa pergunta seria preciso outro post. O fato é que os empresários entenderam que o profissional de mídias sociais, SEO, métricas, enfim. Se a vaga é para trabalhar com alguma área específica do marketing digital é com isso que o profissional vai se planejar, focar, mensurar e apresentar resultados.
Os profissionais e sua qualificação profissional
Sempre que participo de qualquer evento relacionado ao marketing digital em Fortaleza fico muito feliz, pois além de sempre reencontrar pessoas que já estão ali engajadas na área, atuando e desenvolvendo um ótimo trabalho. Vejo sempre rostos novos, conheço novas pessoas e vejo como vem crescendo o número de profissionais buscando se especializar nessa área tão apaixonante que é o marketing digital.
O modismo em torno do marketing digital em Fortaleza
Nem tudo são flores. Ao mesmo tempo em que muitos tem se dedicado e empenhado em se qualificar, a moda em torno das profissões relacionadas a área também tem aumentado consideravelmente. Estamos falando de um setor muito novo onde não existem e creio eu que seja muito difícil existir os chamados “gurus”.
Uma vez que todos estão constantemente em processo de aprendizado em torno de algo que muda e se renova todos os dias. Criar um site, um perfil no twitter ou uma fanpage não significa ser um profissional na área. O conhecimento sobre marketing, relacionamento, e comunicação tem que estar presente no perfil do profissional.
É preciso entender de gente, como as pessoas se relacionam. Como os usuários se comportam na internet. Quais as oportunidades que a internet, as redes sociais, os sites podem gerar para o meu, o seu negócio.
Entender como funcionam os mecanismos de busca, o que é novidade no mundo do mobile, como funciona uma campanha de link patrocinado? São tantas as informações e conhecimento que esse profissional precisa ter, que essa preparação profissional requer muito estudo. E não apenas ser um “heavy user”
O que realmente é importante, a fama ou os resultados?
Ao mesmo tempo em que temos um novo perfil de profissional que é multitarefa e é dono de um grande conhecimento, onde todos os dias se faz necessário busca novas informações.
Temos um novo “problema” que muitas vezes tira o foco do que esse profissional pode fazer por uma empresa, para o que aquele profissional quer parecer para a comunidade.
Ter um bom relacionamento, conhecer novas pessoas e desenvolver um ótimo “network” é fundamental para qualquer profissional. Com a internet não é diferente. Porém, exige uma atenção bem especial para que a busca pelo reconhecimento profissional não seja maior que a busca por qualificação profissional.
Você se torna conhecido profissionalmente pelos seus resultados e não ao contrário. Ou seja, não é ficando “famoso” nas redes sociais compartilhando conteúdo que muitas vezes você nem lê, que os resultados vão aparecer para os seus clientes ou a empresa que você trabalha.
Tenha cases de sucesso
Faça cases, aprenda com eles e os guarde como seus filhos. Quantas vezes nossos pais contam para os amigos orgulhosos algo que nos fizemos? Meu filho fez isso e isso, ele é isso e aquilo. Os seus resultados e o trabalho que você desenvolve devem falar sobre você e não ao contrário.
Em nossa cidade temos bons nomes que estão diariamente desenvolvendo ótimos trabalhos, não vou citar nomes, pois posso acabar esquecendo de alguém. Mas, posso garantir tem muita gente boa na cidade, e sim Fortaleza é a cidade do marketing digital. Com toda certeza possui profissionais capacitados para trazer bons resultados através da internet.
Como disse no começo, trago nesse artigo apenas uma pequena reflexão acerca do que eu penso sobre o nosso mercado, e uso esse discurso para avaliar também minha carreira profissional.
Fale sobre o Marketing Digital em Fortaleza
Dessa forma, convido a todos que porventura venham a ler esse conteúdo na integra ou parcialmente que compartilhem comigo qual a visão de vocês sobre o mercado, quais as melhorias precisam acontecer. Como os profissionais têm encarado o mercado de Fortaleza, os profissionais conseguem enxergar como nosso mercado tem tanto para crescer?
Enfim, fique a vontade.
Obrigado.