Com o crescimento das redes sociais e a valorização das estratégias digitais, muitas pessoas tem encarado o marketing digital como a solução a curto prazo para todo e qualquer problema mercadológico de uma empresa/marca. É importante refletir bastante sobre isso, afinal o marketing digital é uma das muitas ferramentas que devem ser integradas para uma ação de sucesso. Encontrei um post no pontomarketing que sintetiza exatamente isso. Que as mídias sociais não são a solução para tudo, mas uma das ferramentas que irão auxiliar em uma estratégia eficiente.
“As mídias sociais oferecem muitas oportunidades para as organizações ampliarem o alcance de suas mensagens. Elas transformaram forma de consumir, acessar e compartilhar informações. Mudaram a forma que nos envolvemos, construindo relacionamentos e auxiliando na tomada de decisões.
Mas isso não significa que as mídias sociais são a fórmula mágica para revolucionar os negócios. Existem alguns pontos nos quais devemos ficar atentos quando trabalhamos com mídias sociais:
1. Nem todo mundo está usando as mídias sociais
Apesar dos números estarem crescendo, existem muitas pessoas que ainda não utilizam as redes sociais. É óbvio que a comunicação da empresa também depende do perfil de uma marca e onde ela quer chegar, porém é necessário a compreensão de que nem sempre os clientes estarão nas redes sociais. É preciso, antes de tudo, saber onde eles realmente estão.
2. Uso das mídias sociais requer combinação e integração na comunicação
É necessário uma estratégia de conteúdo que defina ou pelo menos sugira o que vai ser postado e como será feito o envolvimento com o público. Exige também uma estratégia de relações públicas e marketing que determina como será usado o conteúdo para compartilhar suas mensagens, seja para promover um produto/serviço ou construir a marca on-line. Ou seja, mídias sociais não trabalham sozinhas. As mídias sociais oferecem ferramentas para partilhar mensagens (entre várias outras) e devem ser integradas com a comunicação offline para representar uma marca ou organização autenticamente.
Resumindo: mídias sociais não dão conta de tudo sozinhas. Ou seja, por mais que sejam necessárias, são parte de toda uma combinação.”
Por Camila Carrano
Fonte: pontomarketing