Usuários do Twitter se divertem relembrandos os velhos tempos do Orkut. Com a “hastag” #temposdeorkut, os internautas relembram os principais chavões eternizados na primeira rede social de absoluto sucesso no Brasil.
Desde o inicio da migração dos usuários do Orkut para o Facebook, o Orkut por muitas vezes é citado como uma rede social abandonada e esquecida pelos internautas. A pergunta: “O Orkut ainda existe?” é feita por muitos usuários que há tempos abandonaram a rede social do Google.
Orkutização é tendência
Um dos principais motivos do abandono dos usuários do Orkut, foi a chamada “orkutização” termo que representa a produção de conteúdo de baixa qualidade na rede social. Apesar do atual status, o Orkut ainda mantêm usuários ativos, e as comunidades, grande destaque da rede sociail, continua sendo atualida por diversos nichos diferentes.
O Orkut foi uma grande influência da cultura de redes sociais no Brasil, influenciando a própria utilização da internet no país. Frases como: “Sorte do dia”, “perfil lotado”, “me adiciona no orkut” ficaram eternizadas no mundo online, grande parte dos usuários já participaram de comunidades como: “Eu odeio acordar cedo”, “Eu amo fulano…” entre várias outras.
Sempre escuto essa pergunta: “se ainda existe um público no Orkut, como trabalhar esse nicho?” Primeiro passo é entender que o Orkut é uma rede social, e com ela temos as mesmas características de uma rede social.
O relacionamento, compartilhamento de interesses, etc. Quando observamos o comportamento dos usuários nesse ambiente, podemos perceber que muitos deles continuam ativos em suas comunidades, fóruns.
Se sua empresa possui um conteúdo relevante, algo que pode acrescentar e ser útil para um público em específico e você pesquisa entre as comunidades do orkut e identifica que aquele público continua interagindo naquele ambiente, vale a pena investir tempo nesse espaço. Compartilhe conteúdos relevantes, tire dúvidas, aproveite aquele público ativo e promova engajamento com sua marca.