O analista de mídias sociais e o SEO

Plugins SEO: WordPress Yoast – Como otimizar meu site
8 de ago de 2012
O que é um Conteúdo relevante? Dobre os seus resultados
4 de jul de 2013

O analista de mídias sociais e o SEO

Olá amigos, tudo bom?

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, estive em São Paulo ministrando a palestra “Como posicionar sua empresa no Google e aumentar suas vendas em 4 passos”. A palestra foi feita durante o curso 8ps 2.0, realizado pelo Conrado Adolpho.

Durante o curso tive o privilégio de conhecer a Camila Porto, da ponto/conteúdo, profissional referência no Brasil quando o assunto é Facebook. Após a palestra, uma das perguntas que a Camila me fez foi: “E as mídias sociais, ajudam o SEO?”.  A resposta, você pode conferir neste post.

 

Receba dicas exclusivas por e-mail:



 

O perfil de um analista de mídias sociais

 

O mercado de mídias sociais no Brasil vem avançando bastante nos últimos anos, isso é um fato. Porém, é notório que ainda temos um vasto caminho a ser percorrido no amadurecimento dessa atividade em nosso país. Temos muitas vezes uma vontade muito grande de trabalhar com mídias sociais, no entanto, essa vontade ainda não se reflete em  capacitação profissional.

 

Profissionais das mais diversas áreas de conhecimento começaram a migrar e almejar a trabalhar com o fascinante mundo da web, em especial, com mídias sociais. Não irei me aprofundar acerca do perfil de um analista de mídias sociais, pois este não é o propósito desse post. Porém, preciso ressaltar que a vontade de trabalhar com mídias sociais deve ser acompanhada de muito estudo e, principalmente, prática.

 

O profissional de mídias sociais deve ser capaz de desenvolver um planejamento estratégico, isto é, ao iniciar a gestão de um perfil corporativo, esse profissional deve estudar o público-alvo, a fim de identificar qual a melhor estratégia a ser seguida. Nisto, pesquisar, planejar, executar e mensurar faz parte do seu dia-a-dia.

 

Nesse contexto, quero acrescentar uma outra área de conhecimento que deve ser agregada na bagagem de um analista de mídias sociais: o SEO.

Tenho dito que o SEO não deve ser visto simplesmente como uma técnica, mas como uma importante ferramenta de marketing capaz de gerar negócios para uma empresa no ambiente online.

 

 

A importância do SEO para as mídias Sociais

Dessa forma, o SEO se apresenta como uma peça fundamental no planejamento de marketing. Lembrando que o SEO não influência somente nas compras online, mas nas compras offline. Lembre-se que os usuários pesquisam na internet antes de ir até a loja.

Entre as etapas de otimização de um site, entender como o seu público pesquisa é de fundamental importância para um plano de SEO vencedor. Nisto, através dessa pesquisa é possível entender um pouco do que chamamos da psicologia do SEO, ou seja, qual a intenção do usuário no momento da pesquisa.

Levando isso para as mídias sociais, imagine que o profissional que é responsável pela gestão de conteúdo de uma página no Facebook começa a pesquisar sobre os assuntos relacionados ao público de sua página, identificando uma série de tópicos que surgem como grande relevância para o seu público. Com essa informação ele poderá criar e compartilhar informações de grande relevância com sua audiência.

Porém, ele só conseguiu identificar esses tópicos porque pesquisou. A grande pergunta é: 

Você está pesquisando sobre os interesses e necessidades do seu público-alvo?

  • A linha editorial das suas mídias sociais estão de acordo com o interesse do seu público?
  • O conteúdo é relevante?

Vamos em frente.

profissional midias sociais

Fonte de tráfego e geração de links

Muitos profissionais de mídias sociais não tem absolutamente nenhum contato com o Google analytics. Você pode estar pensando: “Ei, Natanael, eu tenho contato sim, estou fora dessa”.

Posso fazer outra pergunta? Você acessa o Google analytics todos os dias? Gera relatórios e toma decisões com base nesses dados? Se a resposta for sim, muito bem.

Se você respondeu que não, vamos em frente. O analista de mídias sociais precisa entender qual a real contribuição dele para a geração de negócios, isto é, na prática, quantos fãs se tornam clientes?

Identifique quantas visitas por dia a sua gestão direciona para o site da sua empresa, ou site do seu cliente. Avalie o tempo médio dessa visita, quantas páginas esse usuário navegou e, principalmente, quantas conversões esse público gerou.

Quando eu falo conversão, não me refiro somente às vendas online, mas ao email cadastrado, pedido de orçamento feito, etc. Se você faz isso todos os dias, poderá identificar quais postagens estão gerando o melhor resultado para o seu negócio.

É preciso entender que estamos vivendo um momento chamado de inversão do vetor de marketing, isto é, no marketing tradicional a comunicação se limita a mensagem da empresa para o consumidor. Hoje, o consumidor procura a marca e tira suas próprias conclusões.

Estamos vivendo em uma realidade de percepções, em que o posicionamento da sua empresa no ambiente online irá gerar uma imagem que poderá ou não influenciar no processo de tomada de decisão de compra.

Por este simples motivo, o posicionamento de uma empresa nas mídias sociais deve estar totalmente alinhado ao seu público-alvo. Dessa forma, o conteúdo compartilhado nas mídias sociais, tem um background de SEO, pois ele foi produzido de acordo com o interesse do público.

O tráfego gerado pelo Facebook para o site da sua empresa estará em total harmonia com o conteúdo que sua equipe de SEO está trabalhando no web site, isto é, o usuário é qualificado e a experiência com o seu web site será positiva. Dessa forma, os links do seu site/blog irão ganhar a web. Não preciso dizer que esses links são de grande importância para o SEO, preciso?

Resumo:

O profissional de mídias sociais precisa ser capaz de elaborar um planejamento estratégico

* O profissional de mídias sociais precisa ter conhecimento de SEO, entender a importância de pesquisar acerca do interesse do seu público-alvo e identificar suas necessidades e dúvidas, a fim de gerar conteúdo relevante.

O posicionamento de uma empresa nas mídias sociais precisa estar em perfeita harmonia com o seu público-alvo.

* Quando o conteúdo nas mídias sociais é relevante para o público, ele é direcionado para o web site e continua navegando.

* Conteúdo relevante é compartilhado, curtido e comentado.

* Integre o SEO às mídias sociais e vice-versa.

6 Comments

  1. Bruno disse:

    Excelente artigo, Natanael! Pelo seu checklist, até agora eu tô fazendo quase tudo direitinho, principalmente o acesso ao Google Analytics pra tomar decisões. Abraços!

  2. Diego Isaac disse:

    Excelente artigo! Sempre falei sobre a importância da integração de SEO e Mídias Sociais. Hoje acho até mais importante falar do cenário inteiro, que é o Inbound Marketing. De qualquer forma, com as atualizações do Google, e todas as novidades que ainda imagino que estejam por vir, nada é mais importante para o profissional de Social Media que entender de SEO. Minha humilde opinião.

    Grande abraço! Excelente artigo.

  3. Alexandre Zanatta disse:

    Parabéns pelo artigo. É de extrema importância que as pessoas que trabalham ou estão começando a trabalhar na área, procurem adequar essas dicas em seu trabalho.

  4. Jorge Caratti disse:

    Ótimo artigo Natanael! Muito relevante. Para quem esta iniciando nesse ambiente digital como eu, foi muito importante as suas considerações, a importância do SEO nas midias sociais. Certamente vou aplicar essas preciosas dicas.

    Abraços! Paz!

  5. leonardo disse:

    Um artigo foi de grande valia pois posiciona a integração necessária a toda investida na internet, marketing digital, SEO e gestão de mídias sociais.
    Parabéns.

  6. greyce disse:

    Excelente artigo

Deixe uma resposta para Bruno Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *