Não é nenhuma novidade o BOOM das redes sociais, não somente como ferramenta social de comunicação e relacionamento, como também como uma ferramenta corporativa. Diariamente tenho visto vagas de emprego direcionadas para essa área das redes sociais e do marketing digital.
Mas afinal, Qual o perfil de um profissional de marketing digital? ou de um analista de redes sociais (Geralmente esse é o nome apresentado nas vagas)
Primeiro de tudo é importante entender que o marketing digital em sí, refere-se ao composto de marketing dentro do contexto digital. Ou seja a questão do mercado, do publico-alvo, produto etc; dentro do marketing digital está presente as redes sociais como também: Seo,Webwriting,Links Patrocinados etc.
É preciso entender que o marketing digital em sí representa um todo, e que dentro dele existem várias áreas de atuação, em outro post falarei em específico sobre cada uma delas.
Voltando para o assunto das vagas e do perfil do profissional: Tenho observado os requisitos solicitados nessas vagas, que algumas vezes vem acompanhadas de títulos como: “Propaganda Virtual” algo do tipo. Basicamente a exigência do empregador é: Saber utilizar as redes sociais: Twitter,facebook,blogs. Podem observar que na grande maioria das vagas o requisito principal gira em torno do conhecimento na utilização das redes sociais.
É claro que o conhecimento prático dessas ferramentas é de extrema importância para assumir um cargo dentro dessa área. Mas, isso não é tudo. O Profissional dessa área precisa primeiramente entender do básico do marketing, os velhos 4p´s, plano de marketing, toda a questão do planejamento, identificação do público-alvo. Enfim, é primordial o conhecimento da área do próprio planejamento do mix de comunicação.
Toda e qualquer estratégia digital deve ser muito bem planejada, afinal a internet tem o poder de potencializar a comunicação, principalmente com as redes sociais. E uma estratégia mal planejada ou executava, pode trazer graves consequencias para o seu negócio. Muitas empresas tem se despertado para a comunicação digital, no entanto não tem dado o devido valor a essa área.
Investir em treinamento e capacitação desses profissionais é de extrema necessidade, além de ser uma área nova, as mudanças são constantes e que não estiver atento acompanhando tudo, é um forte candidato a ficar para trás. Por isso saber utilizar as redes sociais não capacita um profissional como analista de redes sociais.
É necessário um estudo, dedicação sobre as técnicas, sobre a forma de utilização dessas redes. Identificar quais serão os objetivos da minha empresa com aquele perfil naquela determinada rede social. Planejar quais serão os principais objetivos com aquele perfil, executar tudo o que foi planejado e principalmente monitorar o resultado de tudo aquilo que vem sendo feito.
Se você tem interesse nessa área, gosta das redes sociais e tem o desejo de trabalhar com isso. Pesquise mais, estude sobre o assunto, participe de palestras se possível ($) participe de cursos. E quando surgir aquela vaga pedindo somente o conhecimento na utilização das redes, mostre que você tem muito mais para oferecer.
PS: A foto acima é apenas uma brincadeira. Não estou chamando ninguém de nerd. (Apesar que….)
Por: Natanael Oliveira