A estudiosa acerca das Redes Sociais Raquel Recuero (2009) afirma que Redes Sociais representam gente, interação, uma troca social. Um grupo de pessoas que fazem parte de uma mesma estrutura. De acordo com Duarte,Quandt e Queila (2008) as Redes Sociais dizem respeito as estruturas sociais formadas por pessoas ou organizações, essas por sua vez, partilham de interesses e/ou valores em comuns.
Dentro de uma Rede Social, cada envolvido pode expressar sua individualidade, e definir quais os grupos ou pessoas que podem fazer parte da sua rede de relacionamentos.
Quando uma rede de computadores conecta uma rede de pessoas, afirma Recuero (2009) temos uma Rede Social. Basicamente as Redes Sociais na internet representam a mesma relação entre os indivíduos como seres sociais, no entanto, através de computadores, o que exige uma linguagem específica para uso desse ambiente.
Para entender melhor esse contexto sugiro a leitura do artigo sobre a história das redes sociais.
Uma rede, assim, é uma metáfora para observar os padrões de conexão de um grupo social, a partir das conexões estabelecidas entre os diversos atores.
A abordagem da rede tem, assim, seu foco na estrutura social, onde não é possível isolar os atores sociais e nem suas conexões. (RECUERO, 2009, p. 23)
A forma de utilização da internet é direcionada por cada usuário, dentro das Redes Sociais na internet cada usuário se torna um ator, onde pode representar uma pessoa, empresa ou até mesmo grupos. Cada indivíduo se relaciona através das suas conexões, que dentro das Redes Sociais são representadas como laços sociais.
A identificação dos usuários nas Redes Sociais pode ser feita através de representações gráficas ou imagens personalizadas chamadas de “Avatar”. Cada Rede Social disponibiliza um espaço em sua interface para que o usuário possa inserir sua imagem de exibição. Geralmente as organizações utilizam suas logomarcas como imagem de exibição padrão nas Redes Sociais.
A possibilidade de se relacionar através de um computador potencializa a criação de novas redes sociais, afinal, a internet permite o desenvolvimento de uma relação social entre usuários de cidades, estados e até mesmo países e continentes diferentes. O que permite, nesse momento, uma possibilidade de impacto bem maior.
Reside aí justamente o fator diferencial da Internet. Por ser um meio onde facilmente é possível publicar e atualizar informações houve uma ruptura no padrão existente. Qualquer pessoa pode ser produtora de conteúdo, e colocá-lo à disposição para todas as outras pessoas que estiverem conectadas.
A internet reduz a distância espacial e temporal entre os indivíduos, podemos observar claramente essa realidade quando comparamos o total de segundos da chegada de uma mensagem enviada através de um e-mail, comparada a mesma mensagem remetida através de uma carta, aguardada por dias.
Por isso, a internet exerce papel fundamental nas novas formas de comunicação. Ela trouxe muitas vantagens para a comunicação, pois não existem limites geográficos para a comunicação entre os indivíduos e as empresas. Onde existir o acesso a um computador e internet é possível a criação de um laço social e conseqüentemente uma rede social.
As Redes Sociais na internet permitem não somente uma facilidade na comunicação entre os usuários e as organizações, como traz para o consumidor um novo canal de busca por informações acerca de seu interesse. Existe uma mudança no comportamento do consumidor que passou a utilizar bem mais a internet como meio de comunicação, informação, entretenimento e relacionamento.
Desenvolver relacionamentos duradouros com o consumidor é uma das principais metas a serem atingidas no ambiente online, pois “na internet a propaganda dá lugar a publicidade, o marketing de interrupção dá lugar ao marketing de relacionamento, a comunicação de mão única dá lugar ao diálogo e a participação.” (CONRADO, 2008, p. 33)
Os usuários utilizam o espaço das Redes Sociais também para ouvir experiências com o uso de algum produto ou serviço por outros usuários. TORRES (2009) afirma que o consumidor busca informações relevantes sobre produtos e serviços, para conhecer as experiências de outros consumidores. Nesse ambiente encontramos a publicidade, no próximo tópico falaremos mais acerca desse assunto.
2 Comments
olá1 muito bom!
gostei da tua pagina. E kero saber mais sobre as reds sociais da internet e o meu emai ai xta
[email protected]