Olá, amigos do blog
Hoje irei compartilhar com vocês os melhores horários para vocês postarem no Facebook, Twitter, etc. E claro, iremos falar sobre a quantidade ideal de postagens, ou seja, iremos criar uma perfeita receita de bolo social para você fazer sucesso nas redes sociais.
Ok. O primeiro parágrafo foi uma mistura de brincadeira com uma pitada de ironia e um tempero de certo incômodo por parte deste que vos fala. Como de costume, ressalto que esse post não tem por objetivo ser visto como uma verdade absoluta acerca de um tema tão complexo, ele reflete apenas o ponto de vista particular do autor deste blog.
Sempre que eu recebo alguma pergunta que possui “qual o melhor” já tenho uma resposta prontinha, que nem sempre agrada o “perguntador”, a resposta é: depende. Quantas vezes você nobre leitor, já leu ou compartilhou infográficos informando os melhores horários para postar, já utlizou diversas ferramentas para auxiliar nesse trabalho e mesmo fazendo tudo isso não conseguiu obter resultados?
Não estou dizendo que as ferramentas que temos disponíveis não auxiliam na gestão de um trabalho nas redes sociais, pelo contrário. Explico. Não adianta você ter na ponta da língua os melhores horários, dias e segundos para se fazer uma postagem se o seu conteúdo não for bom.
Pronto. Só queria dizer isso. Se preocupe primeiro em produzir um conteúdo único e relevante para o seu público, para então traçar um planejamento com relação a sua rotina. Assim como uma postagem no horário de pico sem qualidade não será capaz de gerar resultados, uma postagem de qualidade feita ás 3 horas da manhã, provavelmente não terá o mesmo impacto.
Por isso é preciso um equilibrio entre esses dois elementos, conteúdo X horários e rotina de atualização. Parece algo básico, porém, vejo muitas empresas com uma preocupação exagerada em dados sobre horários e frequência, quando as próprias empresas são capazes de descobrir essas informações.
Lembra da resposta padrão: depende ? Não existe uma receita de “bolo social” que vai determinar o melhor horário para sua página, você pode e deve usar essas informações como indicadores, mas, os horários serão identificados por você, no seu dia-a-dia. Monitore os horáios das postanges e crie um relatório integrando horário + tipo de conteúdo compartilhado.
Depois cruze os dados, por exemplo: Conteúdo sobre tecnologia foi postado durante 1 semana no período da noite, e teve um resultado melhor que o conteúdo de tecnologia postado pela manhã. Separe os temas, horários e resultados de cada postagem .
Muitos analistas de mídias sociais estão tão ocupados com seu arsenal de ferramentas, que esquecem de um dos mais básicos e necessários que é o Google analytics. Qual o tráfego que as mídias sociais estão direcionando para o site da sua empresa? Qual a qualidade dessa visita?
Entender o comportamento dos usuários após o clique é a missão básica do Web analytics, assim como é importante identificar as origens de tráfego de um site de um modo geral, é extremamente importante criar segmentos avançandos para identificar exatamente a qualidade das visitas de cada fonte em específico.
Será que as visitas geradas a partir do Facebook estão gerando conversão? Será que o tempo médio da visita está satisfatório? São perguntas que precisam ser respondidas todos os dias.
Perceberam como não dá para simplesmente definir qual o melhor horário? Existe um mundo por detrás de cada postagem feita nas redes socias que requer um trabalho sério de análise de métricas.
Jackson Cruz | Coordenador de mídias sociais do grupo O POVO
“Nessa vida de mídias sociais tudo é relativo. Esses infográficos servem como um embasamento, mas não são úteis se você não conhece seu público e principalmente se o conteúdo publicado não for bom.
A melhor forma de saber qual o melhor horário de publicar algo em redes sociais é: saber qual o meu público, com base nisso você pode pega pesquisas que falem que aquele público usa as redes sociais e testar. Seguindo essa lógica, tem que adequar o conteúdo o público de destino.
Quer ver uma forma de quebrar esse mito? Vamos analisar o horário da programação da TV, o horário da novela, futebol, Oscar ou outros são horários de pico. Nesse horário temos um grande volume de pessoas online tuitando e comentando tudo o que ver na TV, esse sim é um horário de pico, mas será que é legal você publicar algo que não seja relacionado nesse momento? Eu acho que não, pois é tanto tweet, tanto comentário que acaba flodando a timeline, assim sua mensagem acaba passando despercebida.”
1 Comments
Muito Bom este assunto… que pena que faz um tempo, pois agora que estou me atualizando sobre o assunto.