A importância de uma empresa estar presente no ambiente digital é sem dúvida muito grande, porém, não basta aparecer de qualquer jeito. Para o desenvolvimento de um projeto que realmente irá trazer benefícios para o seu negócio é importatissimo antes de qualquer coisa fazer a seguinte pergunta: Qual o objetivo da minha empresa ao planejar a criação de um Web Site?
A quantidade de sites que foram criados nos últimos meses é enorme, o corre-corre para o lançamento de um web site, criação de perfis nas redes sociais é algo notório, basta observar os panfletos, cartazes, outdoors, rádio, e inclusive na Tv algo que até um ano atrás pouco acontecia, que é a promoção das Redes Sociais nesse tipo de comunicação.
Hoje facilmente podemos observar propagandas onde os perfis das Redes Sociais e o site das empresas são bastante divulgados, antigamente o site era algo que ficava escondido no layout quase que imperceptivel.
O fato é que a valorização da internet é algo visível e cada vez mais notório, porém, o planejamento e dedicação não acompanham o mesmo ritimo, não basta ter simplesmente, é preciso utilizar corretamente e fazer com que aquele ambiente gere negócios para sua empresa.
A pergunta que fiz no começo desse texto foi: Qual o objetivo do meu site? Um outro termo utilizado para essa mesma pergunta é: Qual a missão crítica do seu site? Ou seja, o que eu quero com esse site? qual a minha intenção em investir na internet? Que resultado eu espero obter com a internet? A resposta para essas simples perguntas pode orientar o planejamento estratégico e toda a estrutura do seu site.
Imagine uma empresa que trabalha com prestação de serviço de dedetização, e ela decide criar um site para que os seus clientes possam solicitar um orçamento através do WebSite, preencham um formulário especificando o tipo de serviço que necessitam, enfim. Podemos afirmar que a missão crítica desse site é gerar pedidos de orçamentos.
A missão crítica de um site é simplesmente o que se espera que ele gere de resultado, seja pedido de orçamento, cadastro de emails para criação de mailing, ou a reserva de um produto.
Cada modelo de negócio irá exigir uma missão crítica diferente, o importante é definir exatamente quais os objetivos a serem alcançados, para que depois seja possível a mensuração dos resultados. Existem empresas que criam seu website e simplesmente o transformam em um cartão de visitas, onde consta: logomarca,endereço,telefone para contato, serviços e ponto final, não existe um objetivo uma missão crítica determinada para aquele ambiente, e aquele site simplesmente não lhe gera negócio e se torna inutíl.
A dica é: Defina a missão crítica do seu site, dessa forma será possível acompanhar os resultados e identificar o que precisa ser melhorado e o que tem dado certo, o importante é estabelecer metas para que seu site seja realmetne um gerador de negócios para sua empresa, e seja uma ferramenta útil.
Acesse o seu site e faça essa pergunta: Meu site é útil para o meu cliente? Ele tem gerado negócio para minha empresa?
3 Comments
Eu sou nova neste vasto mundo de sites, e admito que já aprendi muito em 3 meses. Antes de me empenhar com o meu site, aprendi 10 anos de fotografia na internet, e cresci nesse sector devido a tantas criticas que ia recebendo nos meus trabalhos em diversos portais de fotografia. Neste artigo você diz para fazer perguntas…. não é fácil porque quem não sabe é como quem não vê e fazendo perguntas a mim própria não obtenho resposta, posso ter criado a dita missão critica por ignorância e não saber que ela prejudica o meu site.
Criar sites é muito difícil e nem sempre temos respostas as nossas perguntas.
Olá Gregoria, tudo bom?
De fato esse mundo da internet ao mesmo tempo que é tão empolgante, traz consigo uma série de desafios e questionamentos que muitas das vezes ficamos procurando respostas por um bom tempo. Quando me refiro na missão crítica falo acerca do principal objetivo a ser alcançado no seu web site. Essa definição está totalmente relacionado com o seu público alvo. Quem é o meu publico alvo? Como ele se comporta na internet? O que ele busca na internet? Como ele percebe o meu produto/serviço? O que ele espera?
Identificar e conhecer muito bem o seu público alvo é o passo que antecede a definição da missão crítica. Feito isso, eu agora posso avaliar o desempenho do meu site. Ele tem gerado negócios? Ele tem valorizado minha marca na internet? Aumentou minha presença online? Consegui receber pedidos de orçamento? Recebo comentários, críticas?
É mais ou menos isso. Espero ter ajudado.
E volte sempre ao nosso blog. Um Abraço.
Olá Natanael! Tb? Natanael, gostaria de tirar uma dúvida com vc. Estou criando um blog, até aí, normal. Porém, ele vai ter um viés jornalistico com: matérias, fotografias, vídeos, curiosidades, entrevistas, e até reportagens. Digo, até reportagens, porque não sou vinculada em nenhuma empresa jornalistica, sou independente. Também não vou cumprir a rotina normal de uma redação, mas, entre todos os acontecimentos, priorizo o de maior relevância e faço uma matéria com maior fundamentação, por exemplo. A missão seria Formação de opinião em um espaço p/ discussão, o benefício: informação; e qual seria o meu negócio? Sou bacharel em Comunicação Social/jornalismo, mas li sobre: relações públicas de M Kunsh, jornalismo diário, editoria de jornalismo impresso, publicidade e propaganda, teorias da comunicação,semiótica, assessoria de imprensa, comunicação empresarial. Com essas leituras ampliei meus horizontes em comunicação. Quero trabalhar, mas tb quero faturar, porque preciso viver. Por favor, dê-me uma sugestão! Um abraço! Lucineide.