Dentro das boas práticas de SEO, onde podemos citar os fatores on page e off page, muitas vezes podemos perceber um plano de SEO que não é feito em harmonia com um planejamento para as mídias sociais. É importante entender que as mídias sociais tem um papel muito importante dentro do trabalho de SEO.
A quantidade de compartilhamento, likes e +1 tem sim influenciado no rankiamento da busca orgânica, e não somente por esse motivo é importante estar bem atento ao trabalho com as mídias. O primeiro passo consiste em identificar a porcentagem de visitas que cada rede social gera para o seu site/blog. Com a mensuração de origem de tráfego através das referências: Twitter,Facebook,Google+ e orkut. Sim o orkut.
Ao contrário do que muitos “pregam” o Orkut ainda não bateu as botas, longe disso. Faça uma análise nas origens de tráfego do seu site/blog e na sessão sites de referência analise a quantidade de visitas que o Orkut tem direcionado, tempo média, taxa de rejeição, etc.
Criar conteúdo para o Orkut ainda vale muito a pena, desde que você identifique que a rede continua enviando visitantes. Tenho observado muitas empresas que dentro do seu planejamento nas mídias sociais, simplesmente ignoram o Orkut, aconselho a fazer uma análise detalhada sobre a sua influência como origem de tráfego.
Outro fator que deve ser levado em consideração dentro de uma página são os plugins e aplicativos para compartilhamento. Planejar uma boa disposição para esses itens é de fundamental importância, muitas vezes o botão de compartilhamento parece se esconder dos usuários e isso diminui bastante a taxa de conversão.
A ferramenta Shared-Count permite que você possa acomapanhar o desempenho do seu conteúdo dentro das mídias sociais, detalhes como quantidade de compartilhamento no Facebook, likes,comentários. Quantas vezes o conteúdo foi tweetado, indicações no Digg, Delicious, Linkedin, e claro Google+.
Sua utilização é bem tranquilida, basta inserir a url que você deseja informações, podendo ser a página raíz do site, ou um conteúdo em específico. Um bom exercício também para monitorar concorrência.
Agora que você sabe quantas visitas cada mídia tem gerado para seu site/blog, como também sabe exatamente o desempenho do seu site e/ou conteúdo no ambiente da social media com relação a compartilhamento,tweets, +1, digg,etc. Planeje metas para cada uma dessas etapas, estipule um crescimento para cada um desse cenários.
Por exemplo: O Facebook é responsável por 5% do meu tráfego, desses 5% o conteúdo X foi responsável por X visitas, e ganhou Z compartilhamentos.
Com esse acompanhamento, é possível definir metas a longo prazo de crescimento de visitas através do Facebook, e identificar principalmente o desempenho desse conteúdo, ou seja, esse conteúdo tem agradado meu público? foi compartilhado? Os usuários tiveram uma boa experiência?
Por isso esse processo de gestão de mídias sociais está tão envolvido com o trabalho de SEO, uma vez que eu pesquiso o interesse do meu público, como ele tem procurado pelo conteúdo que eu crio, você poderá apresentar o que o seu usuário está procurando, gerar uma boa experiência e ter seu conteúdo viralizado na web. Mas, isso é um conteúdo para outro post.
E vocês o que acham? Mídias sociais realmente tem algo haver com SEO?
Deixe sua opinião.
Por: Natanael Oliveira