SEO – Como o seu público-alvo pesquisa?

manha con a tropa
2º Manhã com a tropa no Quartel Digital
12/08/2011
2 encontro quartel digital
2º Encontro de Fuzileiros 8ps Fortaleza
14/09/2011

SEO – Como o seu público-alvo pesquisa?

Seo - qual seu publico alvo

Seo - qual seu publico alvo

Uma das utilizaçõeos mais básicas da internet sempre foi a pesquisa, buscar por informações através da telinha de um computador é algo que faz parte da rotina de qualquer usuário, independente do seu nível de navegação, sexo, escolaridade, renda e etc.

Todo mundo faz  pesquisa

Para se ter uma ideia da quantidade de buscas, uma pesquisa da comScore afirma que o número de consultas executadas na Web foi de aproximadamente 12,6 bilhões entre todos os mecanismos,  em dezembro de 2008. Esse número com toda certeza cresceu e o nível do usuário também. Seja para pesquisar informações, notícias, tutoriais ou antes de realizar alguma compra, pesquisar na internet é tarefa obrigatória para os usuários.

O fato é, com os avanços tecnlógicos e uma maior acessibilidade a internet, houve uma mudança no mercado e no comportamento dos consumidores. Hoje os consumidores, pesquisam, opinam, críticam e exaltam marcas/empresas com enorme facilidade. E não é somente a facilidade para localizar informações que merece atenção, mas, a produção de conteúdo por parte dos usúarios.

Se existe, está no Google

É a era da internet colaborativa e dos consumidores 2.0, onde as informações estão ao nosso alcance em poucos cliques e em milesimos de segundos. Existe uma frase que diz: “Se existe, está no Google.” Essa frase expressa exatamente o que acontece no dia-a-dia dos usuários em todo o mundo, a necessidade de uma informação atualmente é direcionada em sua grande maioria para os mecânismos de busca. De acordo com o Top sites do alexa, o Google Brasil é o site mais acessado no país, dessa maneira sendo não somente o navegador mais utilizado do Brasil, como também  o site mais acesso.

Você consegue imaginar sua vida sem o Google, por exemplo?

Quais os objetivos de uma busca?

Um dos elementos mais importantes no desenvolvimento de uma estratégia de SEO, consiste na estratégia de marketing voltada na comprenssão das intenções de pesquisa de um público-alvo. Identificar como o seu público busca pelo produto que seu cliente ou sua empresa oferece é o grande desafio para o praticante SEO.

Existem 3 diferentes tipos de consultas, são elas: Consulta de informação (usuário quer aprender algo) Consulta de navegação (usuário está procurando por algum site) e a Consulta de transação (usuário quer comprar algo) Falaremos mais sobre isso em outro post.

Existe uma pesquisa realizada pela comScore que fala sobre a quantidade média de palavras em uma pesquisa, a pesquisa aponta que a maioria das pessoas formulam a consulta utilizando ate três palavras. Informações como essa auxiliam no planejamento estratégico com a utilização das palavras chaves.

Qualifique a experiência do usuário na pesquisa

O mais importante a ser observado sempre será com relação a experiência do usuário na busca, a qualidade da informação no momento da pesquisa. Por isso é tão importante a compreenssão acerca de como o seu público-alvo observa determinado produto, como é feita a busca, quais informações são relevantes para ele no momento da pesquisa, enfim.

As ferramentas de pesquisa de palavra chave nos permitem analisar não somente a frequência de cada palavra, mas, a localidade, os termos relacionados, etc. Oferecer uma experiência de pesquisa relevante, identificando qual a intenção do seu público na pesquisa é o primeiro passo de uma pesquisa que pode fazer do seu website um ótimo canal de negócios para sua empresa.

 

Por: Natanael Oliveira

Deixe um comentário