Uma das utilizaçõeos mais básicas da internet sempre foi a pesquisa, buscar por informações através da telinha de um computador é algo que faz parte da rotina de qualquer usuário, independente do seu nível de navegação, sexo, escolaridade, renda e etc.
Para se ter uma ideia da quantidade de buscas, uma pesquisa da comScore afirma que o número de consultas executadas na Web foi de aproximadamente 12,6 bilhões entre todos os mecanismos, em dezembro de 2008. Esse número com toda certeza cresceu e o nível do usuário também. Seja para pesquisar informações, notícias, tutoriais ou antes de realizar alguma compra, pesquisar na internet é tarefa obrigatória para os usuários.
O fato é, com os avanços tecnlógicos e uma maior acessibilidade a internet, houve uma mudança no mercado e no comportamento dos consumidores. Hoje os consumidores, pesquisam, opinam, críticam e exaltam marcas/empresas com enorme facilidade. E não é somente a facilidade para localizar informações que merece atenção, mas, a produção de conteúdo por parte dos usúarios.
É a era da internet colaborativa e dos consumidores 2.0, onde as informações estão ao nosso alcance em poucos cliques e em milesimos de segundos. Existe uma frase que diz: “Se existe, está no Google.” Essa frase expressa exatamente o que acontece no dia-a-dia dos usuários em todo o mundo, a necessidade de uma informação atualmente é direcionada em sua grande maioria para os mecânismos de busca. De acordo com o Top sites do alexa, o Google Brasil é o site mais acessado no país, dessa maneira sendo não somente o navegador mais utilizado do Brasil, como também o site mais acesso.
Você consegue imaginar sua vida sem o Google, por exemplo?
Um dos elementos mais importantes no desenvolvimento de uma estratégia de SEO, consiste na estratégia de marketing voltada na comprenssão das intenções de pesquisa de um público-alvo. Identificar como o seu público busca pelo produto que seu cliente ou sua empresa oferece é o grande desafio para o praticante SEO.
Existem 3 diferentes tipos de consultas, são elas: Consulta de informação (usuário quer aprender algo) Consulta de navegação (usuário está procurando por algum site) e a Consulta de transação (usuário quer comprar algo) Falaremos mais sobre isso em outro post.
Existe uma pesquisa realizada pela comScore que fala sobre a quantidade média de palavras em uma pesquisa, a pesquisa aponta que a maioria das pessoas formulam a consulta utilizando ate três palavras. Informações como essa auxiliam no planejamento estratégico com a utilização das palavras chaves.
O mais importante a ser observado sempre será com relação a experiência do usuário na busca, a qualidade da informação no momento da pesquisa. Por isso é tão importante a compreenssão acerca de como o seu público-alvo observa determinado produto, como é feita a busca, quais informações são relevantes para ele no momento da pesquisa, enfim.
As ferramentas de pesquisa de palavra chave nos permitem analisar não somente a frequência de cada palavra, mas, a localidade, os termos relacionados, etc. Oferecer uma experiência de pesquisa relevante, identificando qual a intenção do seu público na pesquisa é o primeiro passo de uma pesquisa que pode fazer do seu website um ótimo canal de negócios para sua empresa.
Por: Natanael Oliveira