Muitas empresas tem sentido a necessidade de se tornarem participantes do mundo online, e até já começaram a planejar a criação de no mínimo um website. O problema é que muitos, e olha que são muitos mesmo. Demoram cerca de 12 meses para publicarem os seus sites.
A quantidade de sites inativos, ou seja aqueles que possuem apenas aquela página chata de: “Estamos em construção” é enorme. Grande parte desses sites tem cometido um erro bastante recorrente que cito logo abaixo:
Como disse a pouco, muitas empresas deixam por meses páginas inativas na internet, o grande problema é que além dessa construção ser extremamente demorada, o Google e outros mecanismos de busca irão indexar esse título junto com seu site.
Com o título indexado junto ao site, a página em construção será encontrada em meio as buscas pelo nome da empresa.
Outra falha em sites em construção é o fato que muitas vezes a própria listagem de arquivos no servidor fica a disposição. Isso também deve ser evitado.
A solução sugerida séria o envio de uma mensagem para o robô de busca dizendo que o site ainda não está pronto. Para isso pode ser fornecido o código 501. Ele por sua vez passa a seguinte mensagem:
“The server is currently unable to handle the request due to a temporary overloading or maintenance of the server. The implication is that this is a temporary condition which will be alleviated after some delay.”
Essa mensagem informa ao robô que o servidor está passando por mudanças, e que ele deve voltar posteriormente.
Portanto, enquanto seu site não sai do “canteiro de obras” tenha certos cuidados com relação a indexação e otimização dessa página em construção.
E lembre-se cada dia fora da internet, e cada usuário que não acessa mais sua página por ela está em construção pode representar uma negociação perdida.
Por: Natanael Oliveira