O Twitter lançou recentemente uma nova ferramenta que permite as marcas uma verificação da idade dos seus seguidores. Inicialmente direcionado para marcas de cerveja, o recurso a médio prazo poderá orientar investimentos de marketing com base na idade dos seguidores para marcar de diversos segmentos.
A ferramenta faz uma verificação da idade dos seguidores, tantos os antigos como os novos. Vale ressaltar que atualmente, marcas de empresa de cerveja exibiam somente um aviso, no qual informam que seus seguidores precisam ter “idade suficiente” para seguir a marca.
Apesar da utilidade da ferramenta, ela já nasce com um certo “risco” de falhas, isto é, a idade é confirmada pelo próprio usuário, ou seja, a informação só terá valor com a “honestidade” na resposta.
A ferramenta nasceu de um trabalho conjunto entre o Twitter e a empresa de gerenciamento de mídias sociais, Buddy Media. Atuamente o recurso está disponível somente para contas americanas, algumas marcas como Jim Beam e Coors light já estão utilizando o novo recurso.
Basicamente é feito um pedido de confirmação de idade quando o usuário clica em seguir determinada marca, após informar a idade a informação de um novo seguidor com a respectiva idade fica disponível para o administrador do perfil da marca.
Nos termos de privacidade, o Twiiter deixa claro a possibilidade de utilizar os dados dos usuários para “fins de marketing”, isto é, a empresa pode utilizar essas informação para oferecer publicidade segmentada por faixa etária. Apesar de existir diversas ferramentas que permitem conhecer melhor o seu público, poucas são as empresas que realmente conhecem o seu público nas redes sociais, ou seja, muitas vezes produzem um conteúdo que não está totalmente alinhado com o seu nicho e seus respectivos interesses.
Recentemente o Twitter apresentou os trends topics personalizados, onde os temas em destaque na rede social, são apresentandos de acordo com sua rede de contatos, isto é, as pessoas que você segue. Assim como os usuários, as marcas precisam filtrar as pessoas que elas seguem no Twitter, isto é, seguir um grupo seleto de usuários que tenham exatamente o perfil do seu público alvo, para assim acompanhar o comportamento e o interesse desses usuários.
Dessa forma, é possível criar um conteúdo e desenvolver um relacionamento personalizado dentro da rede social. Em breve o recurso deve chegar também no Brasil, para as marcas interessadas no recurso, este é gratuito e para realizar a inscrição basta acessar o site: age.twitter.com, e solicitar a verificação do perfil.