Como Fazer uma Empresa Crescer

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Como Fazer uma Empresa Crescer

Como fazer uma empresa crescer de verdade? O que realmente significa crescer uma empresa para você?

Um dos grandes erros da maioria dos empresários é acreditar que crescimento de um negócio tem a ver com a sua estrutura. E esta é a possível razão número um de tantos negócios estarem travados hoje.

Por isso, vamos falar sobre 3 elementos para desbloquear o seu negócio e gerar lucro e previsibilidade.

Enquanto 99% dos empresários estão sofrendo para pagar os boletos do seu negócio, apenas 1% está enriquecendo com um tipo crescimento altamente lucrativo.

Vamos falar sério…

Provavelmente, você já ouviu frases como “Qual é o segredo para você ter um negócio de sucesso?” ou mesmo “Qual o segredo para fazer sua empresa crescer”, etc.

Será que existe esse segredo?

A pergunta é… Existe realmente um caminho mais eficiente quando se trata de negócios?

E a resposta é: Depende.

Porque vai depender do que você considera que significa o conceito de “segredo” e, principalmente, do que seria esse conceito aplicado a um modelo de negócios.

Deixa eu explicar melhor…

Mais Foco na Causa para ter Mais Efeito para Fazer uma Empresa Crescer

Uma das coisas que mais vejo hoje são empresários preocupados com as suas vendas, mas esquecendo de como você facilita o processo de geração de vendas para, então, fazer a empresa crescer.

Em outras palavras, existe uma diferença entre você ficar pensando:

“Como eu faço para vender mais?” ou mesmo “Como eu consigo ter mais resultados”, versus pensar o seguinte…

Como é que eu atraio mais clientes? Como eu torno a minha empresa mais atrativa para o mercado? Ou seja, como fazer com que o mercado veja o meu produto, o meu serviço de maneira mais atrativa.

Você consegue perceber a diferença entre os tipos de pergunta que fiz acima?

Porque quando você pensa apenas no aspecto de como vender mais, a sua mente é direcionada para o “efeito”, e não para a causa.

E quando você deixa de focar na causa e se concentra apenas no efeito você acaba perdendo muito do efeito, bloqueando grandes resultados.

As 3 Causas Principais para Fazer uma Empresa Crescer

Anote:

1 – Definição da Estratégia

2 – Definição do Mercado

3 – Definição da Fonte de Lucro

O grande ponto é trabalhar esses 3 elementos, essas 3 causa, de maneira profunda e detalhada para fazer sua empresa crescer

Por isso, uma das coisa que preciso que você preste atenção agora é que quando você não está conseguindo vender é que, na prática, você não está conseguindo atrair o cliente certo.

Muitas vezes empresários falam que a Copy não está conseguindo converter, que a oferta não está atrativa.

Também falam que as pessoas se interessam, mas que não compram.

O grande ponto é que todas essas coisas têm a mesma causa: a dificuldade de atrair o público certo.

A Venda Acontece quando as Pessoas CERTAS te Escutam (Este é o Caminho para Fazer uma Empresa Crescer)

Entenda…

Se você tenta vender algo para uma pessoa que não tem um interesse genuíno no que você está oferecendo, que não é algo que ela queira resolver, ela não vai comprar.

Isso envolve estratégia.

A estratégia é a definição clara de uma empresa que se resume na seguinte frase:

“O que nós vamos fazer?”

Ou você pode usar outras versões dela, como “Qual é o plano?”.

O ponto é… A clareza da estratégia é a clareza do plano.

Quanto mais clareza você tem, mais rápido você age.

Perceba que existem empresas que estão andando a passos lentos porque falta clareza. e falta clareza porque não tem estratégia.

E de onde vem a estratégia empresarial? De onde vem a clareza daquilo que eu vou fazer?

E é aqui que entra o segundo ponto da nossa conversa…

A Habilidade de ter de Maneira Clara e Definida Qual Mercado Você Faz Parte

Sério. Deixa eu te fazer uma pergunta…

Em qual mercado você atua hoje?

Tem certeza?

Se você está apenas descrevendo o seu nicho mentalmente, corre o risco de você não estar respondendo corretamente a esta pergunta importante.

Esse é um dos maiores erros que os empresários cometem.

Por isso, vamos entender como você define o seu mercado de maneira clara.

Eu defino o meu mercado quando eu separando essa definição em 3 partes:

1- Aquilo que o meu público precisa

2- Aquilo que meu público deseja

3 – Aquilo que eu posso oferecer para o meu público (principalmente)

Portanto, pense o seguinte…

Vamos me pagar como exemplo.

Eu atuo em um mercado que pega empresas que estão em um processo de crescimento, mas ficaram bloqueadas, e as ajudo a avançar para um próximo nível.

Um outro exemplo…

Eu atuo em um mercado de pegar empresas que estão passando por um fluxo de caixa negativo e eles querem vender com mais lucratividade.

Um outro ainda…

Eu estou em um mercado de fazer o empresário ganhar mais dinheiro, faturar mais, ter mais lucro.

Perceba que eu não estou no mercado do Marketing Digital. eu estou aqui para ajudar o empresário a ter mais resultados.

Mas você pode pensar que talvez isso seja um pouco utópico. Talvez um pouco filosófico.

Mas pense isso na prática.

Enquanto muitos empresários vão estar pensando em dados como “qual é o meu público alvo?”.

E respondendo com dados ainda mais abstratos como “homens, de 25 a 34 anos, com um filho e que gostam de ‘x’.

São esses os tidos de dados e informações que já saturaram… Já deu.

O meu mercado é muito simples.

Anote isto:

O teu mercado é a situação que o teu público enfrenta hoje e que ele gostaria de resolver. Ponto.

Também pode ser uma meta que o teu público gostaria de alcançar.

Então, eu vou te perguntar mais uma vez…

Qual é o teu mercado?

Para e pensa.

Qual é a situação do teu público hoje?

Qual é a realidade do teu público hoje?

Eu não sei quanto anos você tem. Se você é casado, se você é solteiro. Se tem filhos ou não…

Também não sei sobre as suas características demográficas. Não tenho como saber…

Mas uma coisa é certa… Se você:

1 – É empresário

2 – Quer vender mais

3 – Se você tem uma empresa e quer ir para o próximo nível

Se este é você, é com VOCÊ que eu quero falar.

Você fazer parte do meu mercado.

Esse é o primeiro ponto.

É o marketing baseado no contexto em que o público vive. E não em uma característica demográfica.

Está fazendo sentido para você? Percebe como isso faz diferença?

“Eu ajudo pessoas que tudo o que eles queriam era que neste exato momento… X, Y, Z…”

Mas vamos recapitular e entender este ponto importante para não deixar passar.

Perceba que estamos invertendo o pensamento aqui.

Quando falo sobre estratégia (O que vou fazer, qual é o meu plano agora), a estratégia vem do mercado.

Por isso que antes de entrar no terceiro ponto é muito importante que isso fique claro.

Antes de vir aqui conversar com você eu estava encerrando uma Mentoria que tenho chamada Clube dos Autores.

Essa é uma mentoria onde ajudo um grupo de empresários a escreverem o seu primeiro livro.

Os depoimentos que ouvi agora, ao final da mentoria, foram emocionantes.

“Poxa, Natanael, muito obrigado! Nunca imaginei que um dia eu escreveria o meu primeiro livro.”

Que mercado eu estou atendendo agora?

Empresários que querem publicar um livro.

Porque eles sabem que o livro vai dar autoridade.

Então perceba que eu tenho um produto que atende a esse mercado específico. Esse pedaço específico de um público.

Qual é a estratégia par vender para este mercado? Entra a definição estratégica.

E é aqui que entra o nosso terceiro ponto: A fonte de Lucro.

Ou as Fontes de Lucro.

As Fontes de Lucro: O Maior Motor para Fazer uma Empresa Crescer

Começo esse ponto com mais uma pergunta:

Qual que é o teu maior motor de geração de resultados hoje?

Existem 3 possibilidades para desbloquear o crescimento de um negócio e fazer uma empresa crescer:

1 – O Motor Orgânico

2 – O Motor Pago

3 – O Motor de Indicações

E o que seria o Motor Orgânico, para abrirmos o primeiro tópico?

O motor orgânico é o teu conteúdo, o que você fala, o que você distribui, aquilo que você apresenta na internet.

Tudo isso vai gerando um movimento…

Ao mesmo tempo isso vai gerando um resultado, ainda que seja um motor mais “lento” frente aos outros.

Eu gosto muito do motor pago.

Que é quando você desenvolve uma estratégia de publicidade.

É aqui que você promove a sua oferta, promove o seu produto e aquilo que você vende.

E o motor da indicação é simplesmente quando os teus clientes geram novos clientes.

E é aqui que entra o ponto-chave.

Preste muita atenção…

A tua entrega, muitas vezes, se torna a tua melhor venda.

Todos os programas que eu faço geram, muitas vezes, um grande volume de indicações.

Porque dentro da minha entrega, as pessoas ficam satisfeitas e acabam indicando outras pessoas.

E eu já percebo esse padrão e crio um mecanismo influenciar ainda mais nessas indicações.

Em outras palavras, esse todo envolve a sua fonte de lucro ou fontes de lucro.

Por isso a principal análise que você precisa fazer agora é se o crescimento da sua empresa está “bloqueado” por uma questão de: definição estratégica, definição de mercado ou definição de fonte de lucro.

Na maioria dos casos, o problema está na definição de mercado.

Porque o mercado é meio dessa equação toda.

Se você erra no mercado, automaticamente você errada na estratégia e na fonte de lucro.

Se você acerta na definição do mercado que vai atender, as chances de acerto são bem maiores.

A partir do momento em que você identifica o mercado, você consegue desenvolver sua estratégia e definir suas fontes de lucro.

Ter essa clareza que faz uma empresa crescer e ir para o próximo nível.

Quando você começa a fazer perguntas sobre o seu público, sobre o fato dele não comprar, não dar próximos passos, faça esse exercício de 3 passos.

Algumas pessoas me procuram hoje falando “estou com dificuldade de vendas”.

E quando vou analisar copy entre outros elementos, geralmente a conclusão é a mesma: empresários falando com um público totalmente errado para o que está oferecendo. Para a fonte de lucro que criou.

Se você conseguir fazer essa definição existe uma grande chance de você ter uma empresa pronta para crescer.

Você precisa não pensar apenas em estruturação da sua empresa, mas ter uma clareza de que ela vai ocupar uma lacuna no mercado.

Ela vai atender e servir a um público específico.

E o mais importante para finalizarmos…

Quando falo em lacuna de mercado, lembre-se de que ela é viva.

Vou te dar um exemplo final sobre a minha experiência nos últimos três meses.

Eu recebi diversas mensagens, áudios, ligações de pessoas falando o seguinte: – Minha empresa já era. Vou ter que começar do zero.

E eu vi que a falta de uma estrutura de negócios bem planejada, ela destrói uma empresa de 10 anos em 2 meses.

Porque essa empresa não teve a habilidade de criar novas fontes de lucro.

Vi pessoas com eventos agendados para mais de 2, 3mil pessoas. O evento não aconteceu.

Mais de mil pessoas pediram o dinheiro de volta. Por que?

Porque a empresa não tinha a habilidade de fazer online.

Agora, conheço empresas no mesmo cenário (presencial com cerca de 3 mil pessoas) que fizeram suas versões online e farão o presencial ainda.

Venderam mais 3 mil ingressos.

Cresceram nesse momento. Por que?

Resposta rápida: Visão de estratégia, mercado e fontes de lucro.

Lembre-se:

Quanto mais clareza você tem na sua estratégia empresarial, mais rápido você vende, mais rápido você lucra, mais rápido você vai faturar.

Eu vou fazer um Seminário de 3 dias chamado Business Masterclass.

Como será esse Seminário?

Serão 3 dias onde eu vou falar exatamente sobre esses elementos.

E mais do que isso…. Eu vou te ensinar como que funciona esse processo.

Eu vou passar ponto a ponto sobre:

A Estruturação de uma empresa

A Definição da estratégia

A Análise de mercado

A Criação de Processos

A Formação de membros para o teu time de Marketing

A Definição do Método Oficial para tua Empresa

A Definição do teu Posicionamento

E muito, MUITO mais…

Eu vou passar por todas as áreas importantes que é preciso que defina na sua empresa.

Ainda que você seja uma empresa de uma pessoa só, esses são parâmetros indispensáveis para fazer a sua empresa crescer.

Esta será uma formação inédita em Business.

Um Seminário que te deixará pronto para conduzir o seu negócio de verdade.

É uma conversa que, muito provavelmente, você não terá em lugar algum.

E eu sei disso porque hoje as pessoas só falam sobre Telegram, Whatsapp, etc

Eu não estou dizendo que falar sobre isso não seja importantes.

Mas você concorda comigo que uma pessoa que ainda não tem uma estratégia empresarial bem definida e está montando grupo no Telegram, por exemplo, pode até gerar vendas, mas a partir daí, para onde essa empresa irá?

Entretanto, se você quer uma empresa feita para durar. Uma empresa que seja um negócio lucrativo, sustentável…

É com você que eu quero falar.

E se você ficou até aqui comigo, vou liberar o cupom especial para sua adesão:

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Eu realmente quero te ajudar a estruturar a sua empresa da melhor maneira possível.

Este é o momento de você não ficar mais preso com dezenas de coisas operacionais sem gerar resultados.

Hora de levar o seu negócio para o próximo nível.

Vamos em frente.

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