A busca por serviços relacionados a internet e o marketing digital, é cada vez mais recorrente. São muitas as empresas que começaram a investir em marketing digital, apesar da verba destinada a web ser bem menor do que provavelmente será em alguns anos.
É preciso ter bastante cuidado ao contratar um serviço relacionado a Web e ao marketing digital, assim como na contratação de qualquer serviço é preciso ficar atento na relação do que é prometido com o que é entregue. Uma das grandes vantagens em se investir na internet, se deve ao fato da mensuração dos resultados ser algo totalmente factível. Através da analise das métricas é possível fazer uma identificação minuciosa dos resultados, sejam eles com ações nas redes sociais, otimização do site, links patrocinados, etc.
Tenho visto muitas empresas prometerem algo que é bastante perigoso, quem entende um pouco de otimização de sites, sabe muito bem que posicionar um site na primeira página do Google não é tão simples assim. Se você encontrar na internet empresas que garantem o primeiro lugar no Google em poucos dias, desconfie.
O trabalho de otimização de um site é bem mais complexo do que se pensa, exige um trabalho minucioso de pesquisa de palavras chaves, alterações no código fonte, descrição do site, título do site, etc.
Quando lhe prometerem o 1º lugar no Google em 30 minutos(esse anúncio realmente existe) seja o primeiro a pular fora. Na internet nada é mágica, tudo é fruto de muito trabalho e quando digo muito trabalho é muito trabalho mesmo. Outra promessa bastante feita é: “Fazemos Campanhas virais” Gente, não existe isso de vender uma campanha viral, é algo imprevisível. Tudo bem, é possível criar campanhas tendo como objetivo a viralização, porém, garantir o viral é bem delicado.
Outro ponto importante de avaliação é referente aos valores cobrados, algumas empresas trabalham com preços tabelados para qualquer tipo de empresa, segmento. Cada segmento, ou empresa, vai exigir um trabalho específico e personalizado. Por exemplo, o trabalho desenvolvido para posicionar uma empresa do segmento gráfico é diferente do serviço feito para uma empresa do ramo automotivo, não se pode trabalhar com um preço tabelado para todo e qualquer cliente.
Além disso, é importante ressaltar que o trabalho com marketing digital é algo novo, embrionário, e não existe profissional que possa dizer que saiba de tudo, porém, um profissional e um serviço qualificado devem ser bem valorizados. Se as promessas forem exageradamente superiores ao preço cobrado, tenha muitíssimo cuidado.
É preciso estudar a concorrência, e vários outros pontos, é preciso ficar bem claro é que o Marketing vem antes do digital, ou seja, o Marketing digital consiste em estratégias de marketing que utilizam plataformas e ferramentas digitais e ponto final. Um profissional que trabalha com internet, deve entender principalmente de relacionamento, mercado e gente. Torno a repetir, internet não é mágica, portanto, muito cuidado ao contratar um serviço nessa área.
Por: Natanael Oliveira
Entre em Contato:
3 Comments
Oi Natan!
Parabéns pelo artigo! ficou muito bom mesmo… Só pra reforçar mais ainda a questão das empresas que falam que vão deixar seu site em primeiro lugar. No próprio site do Google (http://bit.ly/u3oa3y) eles falam:
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na web que enviam e-mails inesperados.
Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Prezado google.com.br,
Visitamos o seu site e constatamos que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
NINGUÉM PODE GARANTIR A CLASSIFICAÇÃO EM PRIMEIRO NO GOOGLE.
Abraço e Sucesso!
Olá, parabens pelo post! realmente dicas muito boas. Já trabalhei em agencias de marketing digital e tenho experiencia no assunto! Hoje trabalho em um lugar confiável! 🙂
Olá, ótimo conteudo, parabens.
Gosto mt do seu site!