Com um discurso que o Google+ é um verdadeiro sucesso, Google anuncia a migração dos usuários do Orkut para o Google+. Uma notícia que não chegaria a ser uma surpressa tão grande, porém, a mentira de 1 de abril traz ao palco novamente a discussão acerca do futuro do Orkut e os planos do Google para ele.
O Google+ como tenho dito, se tornou aparentemente uma das principais metas de 2012 para o gigante das buscas, já apresentamos várias estratégias desenvolvidas para o seu crescimento. De fato, temos um alto número na quantidade de cadastros e ativações na rede social, mas, a utilização e tempo médio na rede social continua bem atrás do Facebook.
O estranho foi que há poucos dias o Orkut anunciou algumas mudanças nas comunidades e a volta da opção de fãs no Orkut. Talvez nessa última semana em alguma reunião foi tomada a decisão de aproveitar a grande quantidade de usuários que ainda estão ativos no Orkut para fortalecer ainda mais o Google+. Afinal, ambas as redes estavam concorrendo a atenção do público. Bem verdade, a falsa notícia do fim do Orkut apresentada acima, foi lançada em blogs relacionados ao Google como por exemplo no Google Discovery.
Com o tempo, os usuários desconfiados da data em que o conteúdo foi postado 1 de abril, logo colocaram em cheque a veracidade da informação, outros já começaram a lamentar e outros a comemorar bastante. De qualquer forma, a notícia acerca do fim da rede social gerou vários comentários sobre o assunto e novas discussões sobre o fim da rede social.
O Google+ por sua vez, aproveitou o “ibope” da notícia e continuou sendo apresentado para a web com um crescimento vertiginoso, ao contrário do Orkut que constantemente é apresentado com declínio em diversos relatórios e pesquisas.
Supostamente anunciada como a segunda etapa do desenvolvimento da rede social Google+, os usuários do Orkut iriam começar a ser migrados para o Google+ no próximo mês. “De acordo com o Google” nenhuma informação como fotos,amigos,fãs,recados,mensagens e depoimentos serão perdidas. Há quem diga que até mesmo os vírus iriam acompanhar os usuários. Pronto. Esse foi o conteúdo apresentado como sendo a última notícia sobre o Orkut. Tudo mentira.
O termo orkutização virou sinônimo de baixo nível nas redes sociais, conteúdos de baixa qualidade, enfim. De acordo com o Google discovery, Larry Page, CEO do Google supostamente teria afirmado que nessa “nova etapa” os usuários do Orkut poderão ter uma experiência que o Google havia planejado há muito tempo. Larry complementa que no Google+ os usuários não terão “firulas” como sorte do dia e comunidades como “Amo/Soufulano”. Tudo mentira, também.
A rede social teve um papel fundamental no Brasil para o crescimento das redes sociais, e não somente isso, colaborou para o crescimento do próprio acesso a internet. Enfim, tempos de mudanças. Uma “mentira” que parece uma verdade bem próxima, essa é minha opinião. Mesmo achando que as duas redes sociais do Google, trabalham com dois nichos de públicos bem distintos. Isso é verdade.
A notícia confundiu a cabeça de muita gente, mas, no próprio perfil do Google Discovery, eles explicaram que se tratava apenas de uma brincadeira.
Entenda o post: E a pegadinha do Google no 1 de Abril
Todo esse conteúdo e a notícia do Fim do Orkut, surgiu como uma das muitas brincadeiras feitas pelo Google quando o assunto é o dia da mentira. De qualquer forma, vale a pena refletir sobre esse assunto e o futuro do Orkut. Qual será a estratégia do Google daqui em diante? O Orkut um dia será migrado para o Google?
E vocês o que vocês acham?
1 Comments
olá não queremos o fim do orkut pois o orkut é um canal bem aberto para duvulgação de vários níveis de mídia e é bem mais pratico que os outros sites obrigado por nos dar espaçoa opinar!