O fim dos sites otimizados e do SEO?

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O fim dos sites otimizados e do SEO?

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medo de seo

Google irá penalizar sites muito otimizados. Pronto. Essa notícia foi capaz de gerar um medo súbito em muita gente que trabalha com internet ou estava pensando em trabalhar com SEO. Sempre ouvi comentários como: “SEO é na sorte” ou então “SEO é achismo”, na verdade posso definir SEO como uma verdadeira arte, e diga-se de passagem bem refinada.

SEO é uma arte

Muitas vezes esquecemos, mas, falar de SEO é falar puramente de marketing. Isso mesmo, marketing, mercado, pessoas,pesquisa, comportamento,intenções e muitas outras coisas. Erradamente existe uma ar obscuro sobre as técnicas de SEO, onde acredita-se que as mesmas visam unicamente “enganar” os mecanismos de buscas.

Quem faz black hat que se cuide

De fato, existem as técnicas chamadas de Black Hat onde as más praticas são utilizadas enganando os mecanismos de busca, gerando uma má experiência para os usuários.
Quando o Google fala que irá punir sites muito otimizados, eu entendo a seguinte mensagem – Atenção vocês que pensam somente em posicionar bem o seu conteúdo(site,blog,posts) e esquecem de criar um conteúdo de qualidade. Cuidado.

matt-cutts-cartao-vermelho

Vamos aos fatos. Primeiro, eis que surge uma notícia que aparentemente tirou o sono de muita gente. “Google vai atualizar sua ferramenta de pesquisa com a “busca semântica””. Essa notícia na realidade é muito positiva, afinal, o Google está trabalhando para que seja possível diferenciar palavra que possam gerar ambiguidade nas buscas.

Um exemplo clássico é o termo “Jaguar”.
Hoje o Google não consegue diferenciar se a busca faz referência ao carro, clube ou marca. Com o avanço da busca semântica isso será totalmente factível, algum problema com isso?

Os benefícios da busca semântica

O Google na verdade vem com essa proposta para melhorar ainda mais a experiência do usuário no momento da busca, apresentando o real sentido das palavras isso provoca um grande avanço no mercado de busca. #PARANOSSAALEGRIA

O receio surge a partir dos números, ou seja, quando falamos que essa mudança irá impactar entre 10 a 20% dos resultados, isso assusta. E como assuta. A grande questão é: Meu conteúdo é relevante? Utilizei corretamente as palavras dentro do contexto correto? Priorizei a qualidade do conteúdo? Se as afirmações forem verdadeiras. Vamos em frente.

Mais uma atualização do Google

Como se não bastasse a notícia da atualização, a nova notícia diretamente do gigante das buscas iria criar um verdadeiro ninho de pulgas atrás da orelha de muitos. Me refiro a notícia citada no começo desse post, onde o Google anuncia que irá punir sites “super otimizados”.

Como tenho dito: Pensar em SEO puramente como técnicas rígidas para posicionar bem um conteúdo, pode sim gerar punições. Porém, quando existe uma pesquisa sobre como os usuários realizam uma busca, qual informação eles desejam obter. E você trabalha um conteúdo de qualidade, e utiliza o SEO para potencializar um conteúdo de relevância e útil para os usuários. Você não será punido.

Eu particularmente não acredito que o seu site será punido. A grande questão está na balança entre a preocupação com a experiência do usuário e a utilização das técnicas de SEO.

Quando a preocupação em agradar os mecanismos de busca, são maiores que a de proporcionar uma boa experiência e apresentar um conteúdo útil. Sim, você será punido.
Para quem trabalha dentro do bom senso, utilizando as boas práticas e priorizando a qualidade do conteúdo, acredito que estes não devam se preocupar muito.

SEO não vai acabar, está longe do fim.

O mercado de SEO é algo tão novo, e tão promissor que está bem longe de chegar em seu fim. Na realidade, eu acredito que esse fim não existirá. Sempre que temos qualquer notícia de atualização, surgem comentários como esse. Seja para falar sobre Pagerank ou Google panda, as notícias sempre são pessimistas quanto ao destino do mercado de Search.

Recentemente o Pinterest aplicou nofollow em seus links, afinal, a chuva de links que iniciaram nos últimos meses foi absurda. E é exatamente esse exagero que não é bem visto. O trabalho de SEO precisa ser constante e progressivo, não adianta começar SEO em um dia e querer fazer tudo de uma vez. Planejamento sempre.

 

 

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