Diariamente tenho visto várias notícias relacionadas ao futuro do marketing digital, as tendências da publicidade online, etc e etc. Não existe nenhuma dúvida do exponencial crescimento e amadurecimento do mercado digital em nosso país. Porém, o investimento em marketing digital na publicidade brasileira ainda é relativamente pequeno.
Pesquisas apontam que o investimento em Marketin Digital chegou a 10% no orçamento de marketing das empresas. Existe uma previsão que até 2014 essa número aumente para 90%. Eu acredito que isso possa acontecer em menos tempo.
Muitos empresários ainda persistem no mito que o Marketing Digital pode ser utilizado somente por grandes marcas e empresas; é preciso entender que o marketing digital não é nada mais que o nosso conhecido Marketing, utilizando outro ambiente, no caso o digital.
No que se refere ao futuro e as tendências do marketing digital de fato o cenário é bastante favorável, porém, precisamos entender que o marketing digital já faz parte do nosso presente. A necessidade de estar presente nesse meio é cada vez maior, posso afirmar que se tornou obrigatória, nenhuma empresa pode ficar esperando por esse futuro.
Uma das tendências apontadas pela Exame para o Marketing Digital em 2011, foi referente ao Mobile Marketing, que são as estratégias voltadas para plataformas mobiles. A pesquisa revela, que cada vez mais existirão aplicativos que irão facilitar a comunicação, transações comerciais, como também a integração com as redes sociais.
“Quase 45% dos usuários brasileiros usam o celular para acesso à web, segundo estudo da e.Life. Um ano atrás, eram somente 34%. O índice tende a aumentar com base em dois fatos.” Fonte Exame
O Primeiro fato é o crescimento na venda de smartphones e tablet´s. Acredita-se que neste ano eles serão mais vendidos que Pc´s e Notebooks.
O outro fato é o surgimento de redes sociais exclusivas para celulares, como é o caso da Color e a Path.
Diante desse cenário podemos entender como a evolução nessa área é constante e muito rápida, enquanto muitos ainda buscam entender as Redes Sociais, outros já desenvolvem plataformas para celulares, e a todo momento pensam em novos modos de uso da tecnologia integrada a comunicação.
· 94% dos internautas fazem compras online no Brasil (ComScore).
· Consumidores acessam a internet três vezes em média para pesquisar o produto que pretendem comprar (McKinsey).
· Na nova classe média digital na América Latina, 33% das mulheres preferem internet à TV (Razorfish/Terra).
· 60% dos internautas aprovam que empresas usem redes sociais (Ibope Mídia) para divulgar seus produtos e serviços.
· Para 25% dos usuários, redes sociais ajudam na decisão de compra (Ibope Mídia).
É preciso ficar atento a todas as novidades e tendências em nosso Mercado, o Marketing Digital é necessário e bastante útil para sua empresa. Enquanto muitas empresas tem obtido bons resultados com a utilização dessa ferramenta, outras apenas observam e esperam um melhor momento para realizar algum investimento na área.
Se compararmos resultados X investimento em marketing digital, chegaremos a constatação que quando bem planejado e executado, com certeza o marketing digital será um ótimo investimento.
Por: Natanael Oliveira
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