O Poder das Redes Sociais: Caso Arezzo

Homenagem do Google para Charlie Chaplin
15 de abr de 2011
fearesquare reino unido
As Redes Sociais e a sua Utilidade Pública
25 de abr de 2011

O Poder das Redes Sociais: Caso Arezzo

arezzo no twitter

arezzo no twitter

Velocidade da informação

Cada vez mais, temos observado o grande poder de propagação de informação nas Redes Sociais. Em poucos minutos uma notícia é repassada por milhares de pessoas a outras milhares de pessoas.

Dentro da internet não existe limites geográficos, muito menos temporais. Nas Redes Sociais em especial no Twitter, as palavras em destaque nos TT´s rapidamente ganham repercussões regionais,nacionais e internacionais alcançando milhares de pessoas.

E é exatamente essa velocidade da informação e poder de propagação, que pode ao mesmo tempo engrandecer uma marca como também prejudica-lá e muito.

Entenda o caso Arezzo

Recentemente o caso #Arezzo ganhou repercussão nacional, a nova coleção denominada de #Pelemania vem se mantendo no topo dos TT´s com uma enxurrada de críticas a marca. A nova coleção utiliza como materia-prima a pela de animais como raposas, ovelhas, e coelhos.

Indexação no Google

A grande quantidade de conteúdo com as palavras chaves Arezzo, pele mania e animais. Rapidamente foi indexado no Google e várias notícias relacionadas ao fato circulam toda a internet.

O Poder das Redes Sociais

Vários protestos vem sendo feito no Twitter e na Fanpage da marca no Facebook, o clamor público rapidamente conseguiu impactar a marca que decidiu recolher as peças.

Os dois lados da internet

A Arezzo acaba de descobrir o outro lado da internet, antes do lançamento dessa coleção vinha utilizando as redes sociais como forma de interação com seus clientes e assim promovendo vendas através da internet. Porém, nesse momento enfrenta uma das maiores crises de marca dos últimos anos.

São vários os depoimentos de clientes afirmando que jamais voltarão a comprar algum produto da marca.

Fico me perguntando, onde fica a pesquisa de mercado em um momento como esse? Será que era tão difícil fazer uma breve pesquisa ANTES DE LANÇAR uma coleção? Acredito que em meio o cenários que vivemos onde a busca pelo ecologicamente correto se tornou padrão entre as marcas, uma coleção como essa, é difícil de entender.

Com a internet não se brinca.

Diariamente a internet é utilizada como ferramenta de comunicação em massa, uma mensagem que antigamente só se tornaria popular através da televisão hoje faz o caminho inverso, da internet para a Tv.

O exemplo da arezzo comprova o poder da internet e principalmente das redes sociais. Portanto, muito cuidado com qualquer ação seja ela online ou offline.

Apesar da memória fraca de muitos de nós, vamos observar quais estratégias serão utilizadas para enfrentar essa crise. Mas, isso são cenas para os próximos capítulos.

Se você quer saber mais sobre o assunto confira o artigo: “O poder das redes sociais

Por: Natanael Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *