Os efeitos da atualização do Google – Penguin update 1.1

Nos #TemposdoOrkut, momento nostalgia
23/04/2012
Twitter apresenta recurso que pode identificar idade dos seguidores de uma marca.
13/07/2012

Os efeitos da atualização do Google – Penguin update 1.1

Pinguins lutando

Olá, amigos do blog

Nos últimos meses o Google apresentou diversas alterações em seus algoritimos, até agora, nada de muito novo nessa informação. Diria que nem tão pouco se trata de uma notícia velha, uma vez que isso sempre irá acontecer.

O Google constantemente tem buscado aperfeiçoar a experiência dos usuários no momento da consulta, com o propósito de apresentar resultados cada vez mais relevantes e úteis. E para isso, punir sites que não cumpram suas diretrizes de qualidade sempre esteve nos planos do Google.

O medo das atualizações

Há um tempo atrás o “pânico” tomou conta de muitos,  quando ouvimos a notícia: “Google irá punir sites super otimizados” – Morte ao SEO.  Não demorou muito para que vários profissionais da área se apresentassem um discurso bem diferente, ou seja, vida longa ao SEO.  Para entender mais sobre esse contexto sugiro a leitura do post: Google e as dicas de SEO do Bem.

Na última semana, Matt Cutts fez o anúncio via Twitter acerca da primeira atualização do Penguin update, denominando de “data refresh” (Atualização de dados).  A alteração nesse momento tem pouco impacto nas buscas, no entanto, foi o assunto do momento na comunidade SEO.

Apesar de várias especulações acerca da quantidade de atualizações do Penguin, se ele iria rodar apenas uma vez, ou se seria um processo recorrente, foram um dos tópicos discutidos.  O dia 26 de maio foi apresentado “oficialmente” como a data da atualização do Penguin, mas, as buscas podem tem sido influenciadas desde o dia 24 de abril.  Vale a pena conferir a alteração dos resultados na SERP após essas datas.

Os efeitos do Penguin Update

Além do medo e de muita especulação que já é um é bem comum na comunidade, várias dicas foram apresentadas para “fugir” dos impactos do Penguin. Sabemos que a mudança no algoritimo está direcionada para o combate ao webspan, resumidamente punir os sites que o Google entenda que não estejam cumprindo suas diretrizes de qualidade.

É importante identificar quais são os sites de má qualidade ligados a sua página, e fazer uma boa limpeza. Outro cuidado é com relação ao excesso de texto âncora com a mesma keyword, por exemplo. 1.000 links apontando com o mesmo texto âncora para a palavra chave redes sociais.

Diferente do Panda, onde o foco estava em punir sites com baixa qualidade, o Penguin afeta sites com relacionamentos suspeitos, rede de links, etc.

Fui atingido e agora?

Por se tratar de uma atualização no próprio algorítimo, o Google não irá receber pedidos de reconsideração via Webmaster Tools para sites punidos pelo Penguin, no entanto, ele disponibilizou um formulário para Webmasters que acreditam ter sido punidos  por “engano”.

Anúncio Matt Cutts no Twitter

A recomendação feita por Matt Cutts orienta os usuários  que perceberam  uma queda no seu posicionamento após o dia 24 de abril, que preencha o formulário com a url da página, e um exemplo de uma consulta onde o seu site tenha perdido posições na SERP.

Quero denunciar sites spammers
Para apontar “culpados, ou seja, sites que você identifica que estejam praticando spam, o Google também permite que seja feita uma denúncia. A orientação é de que seja apresentada a url do site, bem como o exemplo de um resultado. A denúncia pode ser feita no Webmaster Spam, é importante a utilização do termo “Penguin” na descrição da denúncia.

SEO com segurança

As atualizações são novas, porém, as dicas são as mesmas. Entender o objetivo estratégico do seu plano de SEO, e pensar prioritariamente na experiência dos usuários. Não compre links, não se envolva com troca de links, e siga as diretrizes de qualidade do Google. Simples assim.  Abaixo temos o depoimento de Pedro Digas, ex-Google, falando sobre o trabalho de SEO com segurança em época de updates.

 

Deixe um comentário