Em grande parte do conteúdo do nosso blog, compartilho os benefícios e vantagens do investimento e capacitação na área do Marketing Digital.
Hoje quero trazer um pouco do lado negativo, algo que tenho observado há um bom tempo, no que se refere ao mercado de trabalho nessa área.
Há alguns anos participo de grupos que enviam várias vagas de emprego para Fortaleza e região metropolitana, em alguns dos filtros criados selecionei o filtro para “Marketing Digital“. Afim de observar como estão sendo ofertadas as vagas para essa área, o que tenho visto não é muito empolgante, para aqueles que buscam uma oportunidade nessa ramo.
Reparem nessa vaga:
Resumo das atividades:
· Planejar cronograma e traçar estratégia para divulgação da imagem institucional da empresa;
· Planejar, redigir e criar ações de comunicação interna (manuais, folhetos, quadros de avisos, cartazes, circulares, informativos, sinalizações);
· Criar folhetos, malas diretas, cartões, etc. para clientes e funcionários;
· Atualização de conteúdo em Mídias Sociais (Facebook, Twiter, site, etc.);
· Auxiliar na organização e cobertura de eventos realizados pela empresa;
· Acompanhamento de peças e campanhas publicitárias, junto à agência de publicidade;
Muitas empresas(muitas mesmo) ainda não entenderam que a internet é um ambiente a ser trabalhado com muita dedicação, a capacidade de propagação através da internet é enorme. É preciso atenção, estudo e dedicação para se trabalhar com cada uma das suas ferramentas.
Imagine só um funcionário(geralmente estagiário, mal remunerado) que tem várias atividades para realizar, e entre elas consta: (Atualização das mídias sociais), será realmente possível realizar um trabalho eficiente nas mídias sociais, diante tantas outras atividades? E quem disse que “atualizar” as mídias sociais é trabalhar com marketing digital?
Gostaria de esclarecer que: O mercado exige funcionários com várias habilidades. Concordo,porém,é preciso tomar cuidado para não prejudicar o desenvolvimento e especialização do mesmo em uma determinada área.
Na vaga apresentada acima o funcionário precisa: Criar panfletos, acompanhar eventos, planejar, redigir e criar ações de comunicação interna. E, atualizar as mídias sociais. Precisamos deixar bem claro que trabalhar com marketing digital em específico marketing nas mídias sociais não é simplesmente atualizar os perfis, vai bem mais além.
Envolve planejamento, metas, estruturação de equipe, definir os objetivos e a forma de utilização das mídias sociais. É preciso previamente definir como determinada rede social será utilizada.
As Redes sociais podem ser utilizadas para: Criar relacionamento, Central de atendimento com os clientes, promoção de vendas, repercutir, capital social, compartilhamento de conteúdo, enfim. E muitas empresas resumem tudo isso em: Atualizar as mídias sociais.
Vale ressaltar, que qualquer descuido nas redes sociais, pode trazer sérias conseqüências para a imagem da sua empresa. Creio que vocês já conhecem o poder das redes sociais.
As empresas locais precisam entender que trabalhar com marketing digital não é simplesmente saber utilizar as ferramentas como um usuário comum, o profissional que trabalha com a internet precisa conhecer as pessoas. Em suas palestras Conrado adolpho foca na seguinte frase: Internet é relacionamento, é conhecer gente.
De nada adianta conhecer todas as funcionalidades que as ferramentas possuem, se você não entende de relacionamento, criação de valores e capital social para sua empresa. E isso não é nada mais que o próprio marketing. De fato estamos falando de uma área recente no Brasil, em Fortaleza então nem se fala. Porém, as empresas precisam despertar para essa área e principalmente para os seus profissionais.
É preciso investir na equipe, capacitar seus profissionais, e não atribuir uma série de outras atividades que irão tirar totalmente o foco do marketing digital.
Muitos estudantes de comunicação, publicitários ou jornalistas tem buscado se especializar na área, os investimentos não são nada baratos. Para se ter uma idéia, o workshop de marketing digital realizado em Fortaleza no evento infobrasil agora, no final do mês de Abril custou R$330,00 para estudantes.
Temos visto poucas empresas realmente valorizando o Marketing Digital, vou rapidamente apontar 3 profissionais necessários para atuar em uma empresa com marketing digital.
Esse profissional será responsável pela comunicação da empresa através das mídias sociais, monitoramento da marca, comunicação com os clientes, como também a promoção da empresa através das redes sociais. Esse profissional terá a função de propagar a comunicação criada e pensada para a internet.
Se ainda não sabe o que significa SEO sugiro uma leitura do artigo sobre otimização de sites. Esse profissional será responsável pela otimização do site da empresa. Basicamente ele irá realizar um trabalho com o objetivo de melhorar o posicionamento do site da empresa nos mecanismos de busca como Google, Yahoo e Msn.
Esse profissional será responsável por transformar todo o trabalho realizado em marketing digital em números e relatórios. A quantidade de acessos no site, tempo de visualização, os resultados com as ações nas mídias sociais, a medição do ROI (Retorno por investimento) etc. Ele será responsável por apresentar a precisão dos resultados obtidos com o trabalho em marketing digital.
Enfim, o importante é deixar claro, que não é nada correto contratar um funcionário oferecendo vaga para trabalhar com marketing digital e ao mesmo tempo com criação de layout, eventos, etc,etc e etc.
Além de provavelmente está frustrando as expectativas desse profissional, você não irá ter nem 10% dos resultados que poderia alcançar realizando um bom trabalho com a internet e o marketing digital.
Felizmente durante o ano de 2011, essa realidade começou a mudar na cidade de Fortaleza, foram diversos cursos e uma busca por capacitação profissional nessa área. Muitos diretores de empresas de todos os portes, perceberam a importância dessa ferramenta e também buscaram um maior aprendizado.
Isso reflete um amadurecimento no mercado local, e consequentemente uma valorização maior dos profissionais da área. É preciso ressaltar a questão da qualificação profissional que ainda é algo que precisa ser melhorado. Os profissionais de internet tem que se dedicar diariamente ao estudo e capacitação, para que dessa forma nossa cidade possa se tornar referência de bons profissionais e assim o empresariado local entenda que em Fortaleza também existe profissionais capacitados.
O Marketing Digital em Fortaleza mudou, confira nesse post o que aconteceu quase 1 ano depois.
5 Comments
[…] more here: Os Problemas com o Marketing Digital em Fortaleza » Consultoria em … Esta entrada foi publicada em The last of Google/Yahoo. Adicione o link permanente aos seus […]
Oi Natanael,
Muito pertinente o seu artigo. Apesar do mercado digital ser hoje um oceano azul de oportunidades percebo que as empresas ainda não entenderam o que realmente significa marketing digital e qual a sua dimensão.
Cobrir eventos e fazer layouts tira o profissional do foco e faz com que ele não possa se concentrar nas ações que realmente trazem resultados, o planejamento e implementação de ações de marketing digital.
Parabéns pelo artigo e pelo blog. Excelente iniciativa.
Abraço, Fernando Alves (@FernandoCEO)
CEO @QuartelDigital
http://www.quarteldigital.com.br
Excelente post Natanael,
Eu não só vi casos como também vive um em que eu era responsável por todas essas atividades na empresa, entre outras que prefiro não entrar em detalhes. É importante colocarmos de forma transparente como o profissional de mídias sociais está sendo explorado e muitas vezes subutilizado. Em relação as outras atividades, algumas empresas mal sabem do que se trata (ex. SEO). Parabéns por reivindicar os direitos de quem trabalha com internet.
Grande abraço,
Ola Natanael,
Parabéns pelo post e pelo blog. De fato não conhecia o seu site.
Esse problema que você citou acima, não acontece só em Fortaleza e sim em todo o Brasil. O profissional que trabalha com marketing digital, ele acaba não se tornando especialista na sua área, pois o mesmo absorve várias outras funcionalidades.
O seu post é bem esclarecedor que mostrar para o Empresário, o quanto é importante ter um profissional especialista.
Uma das coisas que pode mudar esse quadro, é o investimento na mudança da cultura, em cursos especialistas e profissionalização dos setor.
Parabéns pelo post e estarei sempre te acompanhando!
Abraços
[…] alguns meses atrás fiz um post em meu blog com o título “Os problemas com o Marketing Digital em Fortaleza” naquela ocasião separei alguns pontos bastante problemáticos no que se refere a […]