Plugins SEO: WordPress Yoast – Como otimizar meu site

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Plugins SEO: WordPress Yoast – Como otimizar meu site

wordpress-seo

Benefícios do WordPress para SEO

Olá, amigos do blog

Hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas de SEO para quem está nos primeiros passos desse mundo tão fascinante da otimização de sites. Muitos iniciantes em SEO, constumeiramente acertam e erram ao mesmo tempo, quando decidem procurar por plugins que irão lhe ajudar em suas aventuras no mundo do Search.

Antes de falar especificamente de plugins e do processo de otimização em sí, gostaria de falar sobre os gerenciadores de conteúdos, os famigerados CMS.  Bom, irei falar em especial do WordPress que eu particularmente considero o melhor e o mais indicado para SEO. Vale ressaltar que se faz necessário o domínio em outras plataformas, uma vez que por diversas vezes você poderá participar de projetos que utilizem outro plataforma CMS.

Entre os benefícios na utilização de um CMS, posso destacar a interface administrativa que boa parte possui, com bons editores gráficos e de conteúdo.  Após a implementação, com apenas login e senha é possível o editor organizar, editar e remover conteúdo sem maiores dificuldades. Vale ressaltar que boa parte dessas alterações não exige que o editor altere qualquer linha de código.

O WordPress tem conquistado fãs e críticos ao longo dos últimos anos, isto é, ao mesmo passo que muitas pessoas elogiam e indicam ferozmente a utilização da plataforma, outros consideram uma plataforma para “amadores”, entre outras coisas. Ressalto que o sucesso de um site não depende exclusivamente da sua plataforma CMS, porém, esse passo deve ser muito bem pensado e planejado, para evitar problemas futuros.

Um dos pontos mais positivos que eu posso destacar no WordPress, ou WP para os íntimos, é com relação a sua estruturação, ou seja, a customização da plataforma é muito simples, desde a definição dos permalinks, até a criação de categorias, tags, etc.

Vale ressaltar que apesar dos benefícios comprovados na utilização da plataforma WordPress, um site em WP não é o suficiente para conquistar resultados em SEO, é preciso muito mais que uma configuração correta e os plugins indicados. Falaremos sobre as melhores configurações um pouco mais a frente.

 

Plugins de SEO – Benefícios e cuidados

Falar sobre a importância de ser assertivo na escolha dos plugins, e ter cuidado no excesso de plugins, bem como na configuração feita de maneira  errada.

Comentei no início desse post que muitos iniciantes em SEO e em WP de um modo geral, ficam um pouco fascinados com a vasta quantidade de plugins disponíveis para a plataforma. Porém, é preciso ter muito cuidado para não exagerar na dose, e assim, não prejudicar mais do que ajudar. Vejo alguns sites que na verdade, não se tratam de sites com plugins, mas, plugins com sites.

O quero deixar claro é que a escolha dos plugins deve ser algo planejado, e o excesso de ativações pode pesar diretamente seu banco de dados e atrapalhar diretamente suas estratégias de SEO, com plugins que muitas vezes pouco irão ajudar no seu website.  Ressalto a importância da limpeza para plugins que já estão desativados, ou seja, exclua tais plugins.

WordPress Yoast – O plugin e seus benefícios

Agora que já falamos sobre os benefícios e cuidados na escolha dos plugins para o seu site/blog, quero falar em específico sobre o WordPress SEO Yoast, um plugin que sem dúvida merece fazer parte do seu acervo de plugins de SEO. Desenvolvida por uma empresa que presta consultoria em SEO, o plugin WordPress Yoast cumpre com muita eficiência o seu propósito de facilitar a vida do praticante de SEO. O grande destaque para o Yoast consiste em sua robustez, isto é, sua grande variedade de funções, entre elas podemos citar: Post titles and meta descriptions, canonical, permalinks, XML sitemaps, robotos.txt, etc.

Na aba General, a opção “Force rewrite titles” deve ser marcada para evitar alterações no código. As demais opções devem ficar desmarcadas, isso porque temos uma opção direcionada ao uso das meta keywords, que atualmente não apresentam benefícios e as demais opções estão relacionadas ao bloqueio do rastreamento para diretório DMOZ e Yahoo. Eu particularmente mantenho essa configuração apresentada abaixo.

 

 

Próximos passos: 

Na aba Home, você irá definir o título e description da página principal.  Na nova versão, o Yoast já permite inclusive a definição do usuário que terá o perfil do G+ exibido na SERP do Google com a integração da tag rel=author. Importante ressaltar que para a ativação é preciso o preenchimento dos dados na configuração de usuários no WP, bem como a autenticação do G+ no próprio site.

general - wordpress yoast

 

Uma dica importante, que em alguns casos gera um certo conflito, consiste  no preenchimento do título do site nas definições gerais do WP.  Algumas vezes é preciso deixar esse campo em branco para que não gere conflito com a definição que será feita na próxima imagem.

 

configuracoes-gerais

Nas configurações abaixo, realizadas na aba post Types a definição utilizada foi: %%title%% que consiste em utilizar o título da postagem como a meta  Title, isto é, o título que será visível no Google. A meta description deverá ficar em branco, para que na própria postagem seja possível criar uma descrição. A mesma configuração é utilizada para os títulos das páginas, porém, com a utilização da assinatura | Marca. Reforçando também a questão do branding no título das páginas.

 

Post Types

 

Palavra chave Foco e a otimização do conteúdo

Yoast-Wp

Agora que vocês já sabem como  fazer a configuração inicial do plugin, partiremos agora para os recursos oferecidos pelo plugin na própria interface da publicação de conteúdo. Na imagem apresentada acima temos o campo de edição do conteúdo, e logo ao lado direito temos essa bolinha verde próximo a palavra “Check”. Esse ícone representa uma validação da ferramenta para o status da otimização do conteúdo de acordo com a palavra chave escolhida como o foco da otimização.

Essa palavra deve ser preenchida no campo Focus Keyword, observe na imagem abaixo, digitei: “o que é seo?” que consiste exatamente nas primeiras palavras do meu título, isto é, são exatamente as palavras que estou direcionando a otimização do conteúdo. Logo após inserir a palavra Focus, antes mesmo de publicar o conteúdo você pode avaliar a pontuação, para isso basta digitar a palavra foco e em seguida salvar como rascunho.

 

Yoast-Focus-keyword

 

A segunda aba chamada Page Analysis, apresenta uma análise um pouco mais avançada com relação ao conteúdo, ele avalia pontos como por exemplo links apontando para a página, densidade de palavras chave, keyword correta nas imagens, etc. Os principais pontos ONpage são avaliados pela ferramenta. Vale a pena levar em consideração todos os pontos apresentados nesse segundo relatório, porém, não coloque as sugestões como uma ordem incontestável, a validação do editor deve ser o fator decisivo.

 

Yoast-Focus-conteudo

 

Os perigos do WordPress Yoast

Bom, já ouvi diversos casos não somente de problemas com relação a indexação, mas, até mesmo a questão da segurança do site, no que se refere a invasões através de falhas em plugins e themas. Porém, nada de alarmante, uma vez que todo e qualquer site e/ou plataforma, se faz necessário um acompanhamento e validação por parte do Webmaster.

Alguns webmaster já apresentaram depoimentos acerca de problemas com o WordPress Yoast, com relação a tag NOINDEX que é responsável por emitir a mensagem para os mecanismos de busca dizendo o seguinte: “Não faça indexação do meu site”. Eu particularmente nunca passei por situação parecida utilizando o plugin.

No caso citado acima, fica um alerta para que em todas as atualizações, seja feita validação e acompanhamento. A dica é ter um chelcklist para pontos importantes como indexação e rastreamento, dessa forma não será necessário o cliente perceber que houve uma queda no posicionamento, temos diversas ferramentas de alertas que podem mostrar qualquer problema o quanto antes.

O plugin Yoast, assim como qualquer ferramenta de SEO, deve ser visto como um auxílio, ou seja, no próprio post eu reforço que tudo precisa ser validado pelo editor, isto é, na minha humilde opinião, não podemos jamais dar todo o crédito ou culpa somente para a ferramenta. Cabe aos editores e webmaster conhecerem seu site na palma da mão e identificar qualquer mudança, seja ela causada por atualizações, plugins ou “fantasmas”

Vou acrescentar esse contraponto em uma nova postagem. Tema interessante.

Meus amigos, basicamente é isso. Irei atualizando essa postagem sempre que aparecer alguma novidade. Espero que esse conteúdo possa ajudar de alguma forma.

Se gostou do post, não esqueça de compartilhar,comentar,curtir, tweetar, etc e etc. 

Grande abraço!

11 Comments

  1. Lauro Caracas disse:

    temos um gerenciador de conteúdo poderia enviar seu email para tirar algumsa duvidas

  2. Excelente plugin! Já mata, de cara, vários outros plugins e extensões. Porém, deve-se tomar cuidado com um bug que o mesmo vem apresentando.

    Aconteceram com alguns usuários um erro neste plugin onde as páginas foram alteradas para noindex, fazendo a desindexação destas.

    Claro que não acontece sempre, mas é necessário cuidado e atenção ao utilizar plugins. Eu mesmo utilizao o Yoast e estou muito satisfeito, tem me ajudado bastante.

    Ótimo post, Natanael. Abraço!

  3. Eduardo disse:

    É um excelente plugin uso ele em um dos meus blogs.

    Parabéns pelo artigo. Abraço

  4. Marcio disse:

    Olá Natanael, muito bom o seu tutorial sobre esse plugin, bom voce poderia me tirar uma duvida?
    Tenho uma loja virtual e alguns amigos que tambem tem lojas, eles me disseram que estão fazendo blog no wordpress para o melhorar o resultado de busca no google, e através do blog, indexar links para a loja virtial.

    Será que isso é eficaz?

  5. Marina disse:

    Olá Natanael,

    Gostei imenso do seu post, mas tenho uma dúvida. Após definir a focus keyword, não percebo porque o chek SEO, não identifica a mesma no titulo, na descrição nem no conteúdo do artigo, quando na realidade a palavra definida está presente várias vezes nos diferentes locais. Terei cometido algum erro de configuração no WordPress SEO?
    Ficarei muito grata se me puder esclarecer!

    • Olá Mariana, tudo bom?

      Quando você insere a palavra chave foco, você precisa atualizar a página, ao atualizar a publicação o plugin irá reconhecer o termo, gerando o relatório. Experimenta colocar apenas 1 palavra chave referente ao título.

      Abraço.

  6. Gilberto disse:

    Excelente plugin! Porem tem que saber usar, caso não saiba usar o plugin, recomendo estudar a respeito, eu estou usando ele, até o momento não tenho nada a reclamar.

  7. […] pareça um pouco complicada a configuração, há diversos sites como este que abordam de forma detalhada o uso do plugin, ou, basta seguir um tutorial da EscolaWP ou […]

  8. marlon disse:

    Esse post , salvou a minha vida. Muito bem detalhado e escrito.Você está de parabéns. Algumas vezes podemos ter ótimos plugins, mas nem sempre conseguimos utilizar todo o potencial do mesmo.

  9. Ivo Maciel disse:

    Boa Natanael, Mesmo depois de tanto tempo, ainda suas informações são úteis!
    Gostei bastante e vou deixar uma observação, sobre o plugin dependendo da hospedagem ele sobrecarrega um pouco e pode causar instabilidade.

    Grato,Ivo.

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