Aparecer no Google é algo que todo mundo quer, isso é fato. Afinal, se existe está no Google. Porém, muitos são os sites que não se preocupam em aparecer bem ou pelo menos não estão fazendo isso da maneira correta.
Como assim aparecer bem? Quantas pesquisas você realiza, onde os títulos surgem como uma sopa de letrinhas entrelaçadas muitas das vezes com repetições, e a descrição abaixo do título não diz muita coisa. É exatamente sobre essa descrição, utilizada como meta description que vamos observar alguns pontos nesse post.
Como foi no dito no artigo sobre SEO também é Marketing, muitas vezes a criatividade fica de lado e as palavras chaves ganham total força sem nenhuma preocupação com a clareza e objetividade dos títulos e descrições.
De fato a utilização das palavras chaves nos títulos das páginas representa grande relevância dentro das técnicas de SEO, mas, é preciso cuidado na criação desses títulos, sempre lembrando que na interface do Google o seu link surgirá para os usuários como um anúncio literalmente.
Como deve ser conhecimento de vocês, a description de um site não conta como um fator de rankiamento de uma página, no entanto, isso não deve ser motivo para desvalorização desse espaço tão importante para a divulgação da sua página. Descrições curtas, longas demais ou irrelevantes devem ser tratadas.
A ferramenta webmaster tools do Google, na aba html suggestions apresenta uma lista com as descrições que apresentam algum problema, é de grande importância corrigir todas elas.
Observem este resultado abaixo:
Nessa descrição não temos informações claras e uma descrição muito longa, prova disso a pontuação “…” provavelmente não deve existir uma descrição personalizada e o o Google buscou a palavra chave pesquisada no caso “Notebook LG” e apresentou tudo que estava próximo. Isso é comum quando não existe uma descrição definida, o google irá buscar as palavras chaves pesquisadas e fará a integração na SERP.
Uma descrição criativa, clara e com elementos persuasivos poderá influenciar diretamente na quantidade cliques recebidos. Resumir em 153 caracteres o conteúdo daquela página nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, como estamos acostumados com o Twitter, essa não é uma tarefa tão difícil assim. Crie descrições que desperte o interesse dos usuários e principalmente se destaque no meio dos outros resultados.
Observe essa descrição abaixo:
Repare que essa descrição acima sintetiza tudo aquilo que falamos até agora, apresenta a palavra chave, é direta, clara e está dentro do limite de 153 caracteres. Até aqui tudo bem, mas, um detalhe que precisa ser observado está no final dessa descrição: “Clique e saiba mais” conhecido como “Call to action” essa técnica tem como finalidade gerar uma reação nos usuários, dessa forma persuadindo ao clique.
Call to actions como: “Clique aqui saiba mais”, “Confira agora” “Saiba mais” “Melhor preço” podem sim influenciar o usuário para o seu resultado na SERP.
Existe um plugin no wordpress chamado All in one SEO Pack, que permite a customização da description de todas as páginas do seu site, no caso de blog páginas e posts. Experimente realizar teste A/B nas descriptions e avalie a alteração na quantidade de cliques recebidos.
Espero que tenham gostado das dicas. Fiquem a vontade para comentar, criticar e acrescentar algo.
Valeu pessoal, até a próxima.
Por: Natanael Oliveira