Ser visto nos resultados de busca, ou melhor “impresso no resultados” é o que toda empresa/marca deseja. Além do aumento de tráfego através de um bom posicionamento, existem outros benefíciados que acompanham a prática de SEO no site/blog da sua empresa. Sobre isso vamos falar um pouco hoje.
Sem dúvidas, estar bem posicionado nos resultados de busca é algo que cada vez mais as empresas tem se preocupado. Há algum tempo atrás, a grande maioria dos usuários não tinham a mínima idéia de como funcionava um mêcanismo de busca e muito menos como influênciar nesse resultado. O fato é que o conhecimento acerca de SEO tem se difundido bastante no Brasil, estamos bem distantes dos EUA onde existem até concursos onde o vencedor é premiado com um carro caso consiga posicionar bem determinada palavra.
Mas, estamos falando de Brasil, ou melhor, Fortaleza. O conhecimento e interesse por esse assunto tem crescido, e nos próximos anos, essas três letras estarão bem mais presentes nas reuniões e contratações das empresas.
É de senso comum de grande parte dos usuários que não tem conhecimento de SEO, que as empresas que aparecem em primeiro lugar nos resultados de busca, são as líderes de mercado naquele segmento. Ou seja, o SEO pode atuar como estratégia também de branding uma vez que as empresas que estão bem posicionadas na internet, passam a ser vistas como empresas fortes também no ambiente offline.
Quando conhecemos um pouco mais sobre SEO sabemos que isso nem sempre é verdadeiro, empresas bem posicionadas no SERP (Search Engine Results Pages) não necessariamente são líderes de mercado. Outro erro recorrente, ocorre quando o usuário no caso dono de uma empresa busca diretamente pelo nome da sua empresa, e ao localizar acredita que está muito bem posicionado no mecânismo de busca.
O José tem uma oficina e o site dele é : oficinadozeze.com.br, ao digitar oficina do zeze, existe grandes chances dele ser encontrado, pois se trata de uma busca bastante específica. O mais interessante para o José, seria estar localizado em um resultado mais amplo, como por exemplo: “oficinas em fortaleza” Ao ser encontrado nos primeiros resultados, a oficina do zeze passou a ter uma vantagem a frente das demais, pois além do branding relacionado a marca por estar alí presente, a contato ou seja a conversão com sua oficina, será mais certa do que a dos seus concorrentes que não estão presentes naquela pesquisa.
Dessa maneira, podemos entender que o praticante de SEO deve sempre pensar nas buscas relacionadas ao seu segmento, pesquisar como o usuário realiza essa busca, e assim estar muito bem posicionado dentro daquela rede semântica de palavras-chaves.
Por: Natanael Oliveira
@OficialNatanael