SEO também é Marketing

As Características das Redes Sociais
6 de dez de 2011
divulgacao no google
SEO – Como criar uma description relevante
15 de dez de 2011

SEO também é Marketing

seo é marketing

seo é marketing

Entender como um usuário faz uma busca e qual sua intenção durante a busca é algo que todo profissional de SEO precisa entender bem. Nos últimos meses o interesse pelo tema SEO, tem crescido bastante, afinal, ter um bom posicionamento nos mecanismos de busca é de grande importante para qualquer empresa que queira ter uma presença online eficiente e que gere negócios através do seu web site.

Para entender melhor leia o artigo sobre SEO como estratégia de branding.

 

SEO também é Arte

Muitas pessoas ainda não entenderam o que de fato representa o trabalho de SEO, comentei recentemente que SEO não faz milagre, ao contrário do que muitos pensam. Assim como as redes sociais não salvam empresas, SEO não vai resolver todos os problemas de um negócio. Para entender mais sobre essa questão sugiro a leitura do artigo Sua empresa na era da busca

SEO é uma arte, isso é um fato. Inclusive isso é até um título de livro que eu recomendo a todos que tem interesse em aprender mais sobre esse assunto. Entender o que significa SEO, não consiste em simplesmente ler uma ou duas definições acerca do tema, é algo que vai bem além.

 

Crie títulos criativos e interessantes

Os usuários de um modo geral já tem o costume de receber uma resposta instantânea dos mecanismos de busca no momento de uma pesquisa, é bem verdade que o posicionamento vai influenciar e muito na quantidade de cliques recebidos em determinados resultados.

Uma tabela divulgada pela comScore apresenta a seguinte tabela

1º lugar – 25,32%

2º lugar – 24,96%

3º lugar – 19,80%

4º lugar – 13,17%

5º lugar – 7,53%

6º lugar 4,04%

7º lugar 2,15%

8º lugar 1,19%

É importante entender que ao invés da sopa de letrinhas comumente utilizada nos títulos e descriptions, os resultados na SERP precisam ser tratados como anúncios publicitários, com a finalidade de chamar atenção dos usuários e influenciá-los no momento da busca.

Faça teste A/B nos títulos

Experimente fazer o teste nos títulos de suas páginas que já estão bem indexadas no google, utilizando as mesmas palavras- chave, porém, com títulos diferentes e perceba que é possível conquistar um número maior de cliques estando na mesma posição da SERP.

Crie títulos criativos, descrições objetivas e diretas, em hípotese alguma crie títulos que não condizem com o real conteúdo daquela página.

Quem busca o que?

Outro ponto importante a ser avaliado é a percepção e pesquisa acerca de qual o público que ira realizar determinada busca. É preciso identificar e conhecer bem o público que poderá fazer aquela busca, qual a intenção daquele usuário, qual seu comportamento na internet, a linguagem que ele utiliza.

Muitas vezes esquecemos que os mecanismos de busca são ferramentas conduzidas por intenções, ou seja, aquele espaço em branco representa um repositório de intenções dos seus clientes. Entender e estudar esse comportamento de busca pode auxiliar bastante no planejamento de SEO.

 

 

 

 

2 Comments

  1. Carlos disse:

    SEO não é “também” marketing. SEO é marketing puro.

  2. Bem verdade Carlos, ainda ouvimos comentários como: SEO é coisa para TI, programador, webdesigner, enfim. Apesar do trabalho de SEO ter a necessidade do envolvimento desses profissionais, o carro chefe sempre será o marketing, afinal, SEO busca uma melhoria no posicionamento com a finalidade de gerar negócios para a empresa, e isso é marketing.

Deixe uma resposta para Carlos Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *