Desde a popularização da banda largada, as plataformas da chamada Web 2.0 contribuíram para uma nova rede colaborativa dentro do ambiente online.
O acesso até então limitado em algumas horas por dia, para apenas algumas tarefas específicas, passaria a ser algo tão essencial na vida das pessoas que hoje muitos não conseguem se desligar por mais de algumas horas de sono.
Martha Gabriel em seu livro o Marketing e a era digital, apresenta nosso cenário atual como a era da busca. Onde os mecanismos de busca são uma espécie de guia diário para milhares de pessoas.
A localização de um endereço através do Gps, a busca por um colega através das redes sociais, um recado enviado pelo twitter, ou um check-in feito no foursquare, são elementos que fazem parte de um novo estilo de vida, que acaba com a barreira do que de fato é online ou offline.
A busca é algo tão cotidiano, que Google virou sinônimo de “sabe-tudo” na verdade desde 2006 a palavra Google se tornou um verbo na linguá inglêsa. Comumente no cinema, o Google surge como personagem principal quando algum personagem precisa buscar algum tipo de informação na internet. Ou até mesmo em comentários como do tipo: “Quer descobrir? procura no Google”.
Situações como essa reforçam a realidade da era da busca na qual estamos vivendo, que se mistura com a era das redes sociais e a era da mobilidade, etc e etc.
A celebre frase da publicidade: “Quem não é visto não é lembrado” se adapta a frase: “Se não está no Google, não existe”. A verdade é que o consumidor não somente aprendeu a fazer uma busca, mas, precisa dela para viver.
Pode parecer algo exagerado, porém, pense em você como usuário, será que hoje você conseguiria passar 1 mês sem realizar uma busca seja em qual for o mecanismo?
Mesmo diante a vivência dessa era da busca, muitas empresas ignoram ou não valorizam como deveriam, as estratégias de posicionamento nos mecanismos de busca.
A otimização de Sites -SEO deveria ser vista como uma das estratégias mais básicas para uma empresa. Seu cliente está na internet, e você não aparece nem se quer quando alguém procura pelo nome da sua empresa? Reveja isso imediatamente.
Existem empresas que ficaram paralisadas na era das páginas amarelas, e simplesmente ignoram o fato da internet como um canal de divulgação e fortalecimento de uma marca.
É importante destacar que não basta apenas ter a preocupação em contratar uma consultoria para um planejamento de marketing digital, SEO.
Se faz necessário, uma verdadeira evangelização acerca dos conceitos que estão por trás de todas as estratégias de marketing seja no ambiente online ou não.
Tem muita gente brincando de fazer marketing, mas, isso é um assunto para o próximo post.
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