fbpx

3 dicas para prejudicar sua carreira com o Facebook

por Natanael Oliveira

facebook-carreira-prejudicar

Que as redes sociais são uma poderosa ferramenta de comunicação todo mundo já sabe, e não somente isso, mas, muitas outras coisas. Tenho acompanhado muitos perfis no Facebook e Twitter que parecem simplesmente ignorar que através das redes sociais cada um de nós tem a oportunidade de construir e destruir uma imagem profissional.

E sobre isso gostaria de comentar um pouco com vocês. Quero trazer 3 dicas preciosas para quem quiser “prejdicar” sua imagem no Facebook de maneira rápida e eficiênte, sem muito trabalho.

O lado bom do Facebook

Um perfil no Facebook, sem dúvida pode ser uma ótima ferramenta de expressar suas ideias, qualificações e claro demonstrar um pouco ou muito sobre sua personalidade. Isso vai depender muito do posicionamento de cada um.

O grande problema ao meu ver, ressalto que esse post se limita apenas a apresentar uma visão pessoal do autor desse blog. Consiste na super exposição dos usuários no Facebook, e o que é pior, nessa exibição em exagero os pontos evidênciados só trazem prejuízo a imagem profissional.

Existem usuários que parecem realmente ter o interesse de prejudicar sua imagem na rede social, então para eles seguem algumas dicas. Para quem quer o contrário, ou seja, valorizar sua imagem na internet é muito simples não faça nada do que vou citar abaixo.

1º Dica – Poste o máximo de fotos que puder

Sempre que você for atualizar seu álbum envie todas as fotos que você conseguir, na balada, no bar, onde você estiver. Não tenha vergonha de exibir o resultado da última farra, poste muitas fotos com bebida na mão, olho vermelho e roupa amassada.

*Mostre exatamente como você gosta de ficar nas festas. “Super alegre”.

Não se limite apenas a enviar as fotos, marque todos os seus amigos, isso mesmo. Compartilhe as fotos com seus amigos, faça descrições nas fotos como: “Eu muito louco” ou se prefirir: “Eu curtindo muito” fica ao seu critério, o importante é mostrar que você fica muito feliz nas festas e quer compartilhar isso com sua rede de amigos.

2º Dica Não se preocupe com o português e fale palavrões sempre que possível

Um estudo feito pela Eurocom WorldWide, diz que um em cada cinco chefes já dispensou algum candidato a vaga após visualizar suas redes sociais. Mas, é claro que você não vai se preocupar com isso não é mesmo?

Caso as fotos não sejam suficientes, invista no português e na concordância verbal em cada post que você fizer. Esqueça que antes de P e B se escreve M, e sempre que possível solte algum palavrão bem bacana.

Uma boa oportunidade para fazer isso é quando o seu clube estiver jogando e você quiser comemorar o Gol com todos os seus amigos, mesmo sabendo que poucos deles se importam como você com futebol. Mas, quem se importa com eles? Afinal, quem mandou estar na sua lista de amigos?

3º Dica – Passe o expediente todo no Facebook, poste com muita regularidade e de preferência tirinhas e piadas

Essa dica aqui vai para aquelas que estão buscando aquela promoção na empresa, passe o dia dedicado ao Facebook, em achar várias piadas bacanas, tirinhas e tudo mais. Não fale absolutamente nada sobre o seu trabalho, nem pensar nisso. Sempre que possível reclame dos seus superiores, afinal, falar mal do chefe nunca é demais.

Caso tenha smartphone bata uma foto bem bacana na sua sala, mostrando para os seus amigos que você é o cara na empresa, e não precisa trabalhar, apenas ficar no Facebook.

Dica extra – Caso você venha a perder seu emprego, não se preocupe

Perdi meu emprego e agora? Tudo bem não fique triste, na verdade o problema é com sua empresa e não com você. Afinal, você estava alí empenhado no crescimento da empresa e no seu crescimento profissional. Injustiça.
Uma outra pesquisa releva que 40% dos entrevistadores avaliam os perfis das redes sociais dos candidatos antes da contratação. Olha que maravilha! Com o seu perfil bem gerenciando como é, vai ser moleza ser aprovado.

Pronto, sigam esses passos e fiquem atentos as pesquisas que relevam que a análise de um perfil na rede social é cada vez mais decisivo na hora da contratação. E claro, não se preocupem com o que vocês andam postando.

Não façam isso, por favor. Tudo que você leu, faça ao contrário.

Cuidado com sua carreira

Bom, como disse no começo do post, se você não quer se prejudicar profissionalmente não faça nada do que foi dito acima, por mais que seja difícil, não faça. Muitas pessoas já se prejudicaram por conta da falta de bom senso e planejamento pessoal no uso das redes sociais. Tenha cuidado, utilize aquele espaço para apresentar suas qualificações, seja útil para os seus amigos, compartilhe coisas interessantes. Seja relevante. Sempre.

Importante destacar que isso não se limita somente ao Facebook, mas, a internet como um todo. Todo e qualquer lugar que sua imagem possa circular, muito cuidado.

E vocês? Alguma dica? É importante cuidar da sua imagem na internet?
Comente..

 

Mais conteúdo

7 comentários

Ingrid Castro 3 de abr de 2012 - 11:32

Lembrando que esses conselhos não se restringe só ao facebook, serve para qualquer outra ferramenta de compartilhamento na internet. E se você já usou algum tipo de ferramenta onde poderia postar fotos, expressar sua opinião ou qualquer outra coisa, e não utiliza mais, verifique fazendo uma busca pelo seu nome no Google, se há algo público sobre você que possa lhe comprometer. Faça uma “limpeza on-line” da sua imagem. O uso da internet de forma consciente é um grande aliado ao sucesso do seu marketing pessoal.
Um abraço Natanael, excelente post! =)

Responder
Natanael Oliveira 3 de abr de 2012 - 13:33

Concordo plenamente com você. Dei um destaque para o Facebook, pois pelo que venho observando é o palco principal do momento para apresentações não muito boas. Grande abraço.

Responder
ICM7 Design » Blog Archive » Limpeza On-line – Como está a sua imagem na internet?? 3 de abr de 2012 - 16:05

[…] o post do amigo Natanael Oliveira: “3 dicas para prejudicar sua carreira no facebook”, com o qual concordo plenamente, lembrei-me de uma experiencia que tive […]

Responder
Sidvan Cavallari 13 de out de 2012 - 13:00

O que devemos fazer é saber usar a internet com cautela. Devemos ter cuidado ao postaras imagens, comentários para não haver más interpretações.

Responder
Ronieres 15 de nov de 2014 - 22:38

Estas dicas são muito interessantes, são cuidados que temos que está atentos sempre! Investir positivamente sempre é o melhor caminho!

Responder
julia simões 28 de Maio de 2015 - 01:42

Gostei muito da matéria,exatamente esse assunto que estou levantando alguns dados para minha apresentaçåo na faculdade, eu gostei muito do assunto’e o meu objetivo ė levar aos alunos do impacto do mal uso das Redes Socias sem limites ‘ obrigada boa noite.

Responder
NICOLE 12 de nov de 2015 - 21:04

POST SENSACIONAL! ME AJUDANDO MUITO COM MEU TCC 😀

TEM AS REFERENCIAS DESSAS PESQUISAS?

Responder

Deixe seu comentário