Os perigos das redes sociais e os ataques online

facebook-carreira-prejudicar
3 dicas para prejudicar sua carreira com o Facebook
2 de abr de 2012
Nos #TemposdoOrkut, momento nostalgia
23 de abr de 2012

Os perigos das redes sociais e os ataques online

mulher-no-notebook

 

mulher-no-notebook

Olá meus caros, omo estamos?

Temos sempre conversado sobre estratégias, marketing, comportamento dos usuários na internet e outros vários assuntos. Hoje gostaria de deixar algumas dicas para que vocês não entrem na estatística de usuários que tiveram seu perfil nas redes sociais hackeado. Para complementar sua leitura sugiro ler o post sobre o surgimento das redes sociais.

Os números não são muito animadores quando falamos de usuários brasileiros, para se ter uma ideia do tamanho do problema, a invasão de perfis nas redes sociais é o segundo tipo de crime online mais recorrente no Brasil.

Os perigos que rondam sua segurança nas redes sociais

Cerca de 45% dos usuários brasileiros já sofreram algum tipo de golpe nas redes sociais, um clique pode ser o suficiente, por isso todo cuidado é pouco. A pesquisa global realizada pela empresa de segurança Norte, afirma que os vírus de computador e os malwares lideram o ranking de crimes digitais no País. Como a participação dos usuários brasileiros nas redes sociais é algo bem intenso, os riscos se tornam ainda maiores.

Diante da quantidade absurda de conteúdo compartilhado no Twitter, Facebook, Orkut imagine quantos links maliciosos podem estar passando por você diariamente. Os crackers ou hackers cartola preta aproveitam o tempo médio alto nas redes sociais para potencializar suas ações criminosas, no Brasil o número médio de navegação é de 30 horas, e o número de usuários infectados só aumenta.

Oferecimento de falsos serviços nas redes sociais

Um dos mais conhecidos e mais eficientes vírus, são aqueles que oferecem algum tipo de vantagem, serviço ou conteúdo exclusivo nas redes sociais. Saiba quem visualizou o seu perfil no Facebook, foi responsável por milhares de invasões nos últimos meses, apesar dos vários alertas compartilhados por outros usuários.

 Não clique em nenhum link que prometa qualquer tipo de serviço relacionado ao seu perfil

Como disse a pouco, a curiosidade em descobrir quem visualizou seu perfil, gerou milhares de invasões, e é exatamente esse cuidado que os usuários precisam ter durante sua navegação. Existem várias ferramentas que geram relatórios sobre um perfil na rede social, como evolução na quantidade de seguidores, assuntos mais comentados por você, pelos seus seguidores, enfim.

No Facebook é possível analisar perfis também, porém, nada relacionado a opção de descobrir quem são seus top seguidores ou algo do tipo. Importante lembrar dos links com benefícios de créditos, chips TIM BETA, entre várias outras promessas que tem enganado muitos usuários.

Redes sociais são mais perigosas que sites adultos

Os sites de conteúdo adulto sempre foram mencionados quando o assunto é insegurança na internet, links maliciosos, vírus e malwares sempre foram característicos dos sites classificados como XXX.  No entanto, no último ano as redes sociais passaram os sites adultos quando o assunto são os perigos virtuais.

A pesquisa realizada pela Kaspersky apresentam dados no mínimo surpreendentes: 20% dos links mais perigosos estão hospedados em redes como Facebook, Twitter e Google+.  Os sites com conteúdo adulto ficam com 14% dos links com vírus.

Os locais mais perigosos da internet

Classificando em locais e métodos mais perigosos para navegar devido a presença de malwares, os cibercriminosos tem o Youtube como local preferido com cerca de 31% dos links maliciosos encontrados pela empresa Kaspersky lab. Ainda na categoria mecanismo de busca os próprios buscadores tradicionais são palco de atuação dos criminosos, onde cerca de 22% dos golpes são aplicados.

Basicamente eles criam páginas falsas e posicionam o conteúdo nos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo. Os usuários acreditando ser um conteúdo relevante acessam sem maiores preocupações e acabam sendo invadidos e liberando informações como senhas e dados bancários, um prato cheio para os hackers.

Por isso, todo cuidado na hora de realizar uma busca principalmente pela compra de produtos, e download de músicas, videos, etc. Fiquem Ligados!!!!!

Por: Natanael Oliveira

E vocês, já passaram por alguma experiência ruim nas redes sociais com segurança?

 

2 Comments

  1. Sarah Nogueira disse:

    Boa Tarde caro Natanael,

    Estou realizando uma pesquisa sobre segurança da informação em redes sociais, para utilizar em meu trabalho de conclusão de curso, então, gostaria de saber se há como você disponibilizar a data em que esta matéria foi publicada, para que eu possa referenciá-la corretamente.

    Aguardo respostas, obrigada pela atenção.

    Atenciosamente,

    Sarah Nogueira.

  2. cristina costa disse:

    bom gostei mt do video e das ideias abordadas akii,isso td é a realidade de hj em dia por isso temos kii tds tomarmos mt cuidado,principalmente nos jovens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *