Breve conceito: Redes Sociais X Mídias Sociais

bota curtir no google
Opção de Curtir nos resultados do Google
30 de mar de 2011
twitter e o brasil
O Twitter e as empresas Brasileiras
8 de abr de 2011

Breve conceito: Redes Sociais X Mídias Sociais

as redes sociais

as redes sociais

Muitas pessoas tem buscado  definições acerca das redes sociais, apesar de alguns remeterem o pensamento de redes sociais somente as ferramentas, o conceito das redes sociais é bem mais amplo. Sobre isso iremos falar um pouco. Falaremos também sobre o termo mídias sociais.

Apesar de serem tratados como sinônimos existem diferenças conceituais entre os termo redes sociais mídias sociais.

As Redes Sociais

As redes sociais referem-se ao próprio ciclo social, os grupos de interesses semelhantes, ou até mesmo o próprio contato com outro indivíduo dentro um mesmo ambiente social.

Segundo Souza e Queila (2008) As redes sociais são estruturas sociais compostas por pessoas ou organizações. Essas por sua vez, estão conectadas por um ou vários tipos de relações. Pessoas que fazem parte da mesma rede social compartilham valores e interesses em comuns.

Dentro de uma rede social, cada usuário pode expressar sua individualidade, como também definir quais os grupos ou pessoas que podem fazer parte da sua rede de relacionamentos.

O ser humano em sua essência possui como uma característica muito forte, essa necessidade de se relacionar com o outro. Esse compartilhamento de interesses trata-se de algo que vem desde a antiguidade.

Mídias Sociais

As mídias sociais representam um espaço onde ocorre o compartilhamento de conteúdo, opiniões, experiências etc.

Dentro das mídias sociais cada usuário se torna um produtor de conteúdo, onde ele se atua como um meio de informação para todas as pessoas presentes em sua rede.

As Mídias sociais reforçam o conceito da internet colaborativa que é exatamente essa participação ativa dos usuários na internet não mais apenas como observadores e sim como co-autores.

Em seu livro A bíblia do marketing Cláudio Torres fala sobre essa questão. Segundo o autor, as mídias sociais resgatam através da internet  um dos comportamentos mais básicos do ser humano: um animal social que viveu sempre em grupo.

A internet dá voz aos usuários e permite que suas mensagens sejam propagadas dentro da rede. Além de reduzir as distâncias permitindo  pessoas que vivem em locais tão distantes, criarem entre si laços sociais tão fortes.

Por: Natanael Oliveira

4 Comments

  1. Breve conceito: Redes Sociais X Mídias Sociais » Natanael Oliveira | Midia Social disse:

    […] See original here: Breve conceito: Redes Sociais X Mídias Sociais » Natanael Oliveira […]

  2. Elisa Bohn disse:

    Boa tarde, Natanael! Vou usar sua citação no meu artigo como referência. Qual é o ano da postagem? Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *