O Orkut apesar de desacreditado por muitos, e apontado como uma rede social abandonada após o BOOM do Facebook, vem mostrando que é “duro na queda”. Tenho constantemente mencionado o Orkut nos posts quando me refiro a sua relevância. Isso mesmo, relevância.
Não se engane achando que o Orkut virou um deserto, ou uma rede fantasma. Ainda são muitos os usuários que percorrem pelas páginas do bom e velho orkut, principalmente quando o assunto são as comunidades. E falando nas comunidades, o Google liberou recentemente uma nova funcionalidade de personalização, onde os donos das comunidades podem agora definir temas e cores diferentes.
Para ativar essa funcionalidade é bem simples, basta clicar na opção “temas em comunidades”. Para quem é dono de comunidade, vale a pena a experiência.
Para quem não lembra, no início de Março a opção de “fãs” nos perfis do Orkut havia passado por uma reimplementação no recurso. Basicamente a ferramenta permite que você possa dizer publicamente que é fãn de algum usuário em específico.
Uma vez fãn, você passa a receber as atualizações do seu “ídolo” no Orkut. A nova versão do recurso vem bastante aprimorada com um incentivo ainda maior para sua utilização.
O interessante em observar movimentações dentro da rede social consiste na atenção do Google para aqueles usuários que ainda frequentam e tem o Orkut como uma rede acessada diariamente.
Quando realizamos pesquisas por temos mais buscados no Brasil, em diversos estados podemos ver a presença de consultas pelo termo Orkut, o que mostra que a rede ao contrário do que muitos pregam não está morta.
Claro que não podemos comparar nesse momento, o impacto que o Facebook tem no que se refere ao impacto de público alvo.No entanto, é importante descobrir se o seu cliente ainda está na rede social, e se está, como ele se comunica com sua empresa? Sua empresa aproveita esse espaço para gerar negócios?
Por: Natanael Oliveira
Fica a pergunta.
O que vocês acharam da atualização? O orkut ainda é relevante para você ?