Creio que esse termo compra coletiva, já não é mais novidade para quase ninguém que acesse com frequência a internet. Não é difícil encontrar pessoas que já se tornaram clientes fieis a nova maneira de comprar.
Com pouco tempo no Brasil, as compras coletivas nos últimos meses tiveram um enorme crescimento. Não somente na quantidade de pessoas que aderiram a nova forma de compra. Como também no crescimento de empresas que oferecem este serviço. No cenário mundial existe uma empresa precursora dentro desse mercado.
Essa é a bem sucedida Groupon empresa criada em novembro de 2008 por um americano de 29 anos. A Groupon foi considerada pela Forbes como a empresa com o crescimento mais rápido da história
Já se fala até em pessoas que se dizem “viciadas” e já colecionam um grande histórico de cupons adquiridos nas promoções divulgadas pelas empresas. (eu conheço duas ou três)
Existe certo receio com relação à saturação desse tipo de negócio. No entanto, a segmentação através das cidades ajuda bastante na seleção regional das empresas prestadoras do serviço.
O maior destaque para esse tipo de negócio online, é o fato da confiança por parte dos consumidores. Muitos consumidores que jamais haviam comprado nada pela internet, fazem esse tipo de compra sem maiores preocupações. E a digitalização da compra vem conquistando cada vez mais espaço entre esses consumidores.
A febre das compras coletivas só vem a comprovar a participação crescente da internet no dia-a-dia das pessoas. Avaliar custo, produtos e descontos na tela de um computador representa um comportamento do consumidor que só tende a crescer.
Trazendo para a visão publicitária do assunto; empresas que não teriam recursos para um investimento maior em publicidade. “Abrem mão” de uma considerável quantia do valor do seu produto/serviço e em compensação aumentam e muito a visibilidade da sua empresa/marca, e recebem um numero bem maior de visitantes. Sem falar que a repercussão que isso pode trazer para seu negócio é enorme.
Imagine uma empresa que vende 1.000 cupons. E cada pessoa que compra indica o estabelecimento para 1 pessoa?
Com a alta exposição é preciso muito cuidado no cumprimento da promessa apresentada pelo site. Pois o menor erro que possa ocorrer dentro desse processo de troca, rapidamente será de conhecimento de várias pessoas na internet. Principalmente nas mídias sociais, onde está presente grande parte do público das compras coletivas.
Por isso, muito cuidado na hora da compra.
Um site que eu indicaria:
Panfleteria
Conhece algum site? Quere indicar? Fique a vontade.
Por: Natanael Oliveira – twitter @NatanaelOlivera