fbpx

4 motivos porque você deve entregar conteúdo gratuito (o #3 é fundamental)

por Natanael Oliveira

conteudo-gratuito

Você já deve ter entendido que o seu conteúdo é parte fundamental para aumentar sua autoridade online e consequentemente gerar mais vendas para o seu negócio.

Mas como você define o que você irá compartilhar gratuitamente? Muitas pessoas sentem um certo receio de compartilhar o seu conteúdo gratuitamente, afinal, as pessoas precisam pagar para ter acesso. Se você ensinar tudo gratuitamente, como você terá algum tipo de lucro?

A verdade é que o seu conteúdo gratuito é parte fundamental na sua estratégia de vendas online. E é exatamente isso que eu vou explicar neste artigo.

Preparado?

Isso é bom demais para entregar gratuitamente

Algumas vezes você vai enfrentar esse tipo de “conflito”. Você cria algo tão bom, incrivelmente relevante e fica pensando: “Eu tenho que vender isso, não posso compartilhar gratuitamente”.

Esse é um tipo de questionamento que todos enfrentam em algum momento. Obviamente, existem mercados específicos e contextos específicos onde um conteúdo pode ser entregue gratuitamente ou não, porém, é preciso ficar atento aos motivos pelos quais é tão importante ter uma parte do seu conteúdo, 100% livre para a sua audiência.

Sempre que você vai ensinar algo para o seu público, existem dois pilares que compõem a informação que será compartilhada. Você sempre diz “O que fazer” e o “Como fazer”.

O ideal para entregar gratuitamente para o seu público, sem “esconder” o jogo e sem “entregar 100% do seu conteúdo” é apresentar O que fazer.

Mas, antes de falar especificamente sobre essa diferenciação, vamos entender os 4 motivos porque você deve entregar conteúdo gratuito.

Motivo número 01: Conteúdo gratuito aumenta sua autoridade e valor

Quando você entrega informações úteis de maneira gratuita, duas coisas acontecem com as pessoas que tem acesso ao seu conteúdo.

A primeira é que ao ter acesso ao seu conteúdo, o seu público naturalmente passa a lhe considerar uma autoridade naquela área específica. (Não preciso dizer que o conteúdo precisa ser de valor, ok?)

Segundo que as pessoas ficam extremamente agradecidas por receber o seu conteúdo sem pagar nada por ele.
As pessoas adoram receber “presentes”

Motivo número 02: Conteúdo gratuito incentiva as pessoas a compartilharem suas ideias

As pessoas adoram compartilhar boa notícia e “coisas gratuitas”. É muito comum as pessoas compartilharem informações que são disponibilizadas gratuitamente na internet e que passam informações relevantes.

Algumas vezes as pessoas marcam os amigos em algumas postagens, porque sabem que seus amigos gostam daquele assunto em específico, quando na verdade a pessoa que viu, sequer tem interesse naquele tópico.

A única razão por ela ter compartilhado, foi o fato de saber que um amigo(a) gosta daquele assunto. Isso incentiva o efeito viral do seu conteúdo gratuito, o que nos leva para o motivo número 03.

Motivo número 03: O conteúdo gratuito aumenta sua audiência consideravalmente

Uma das maneiras mais rápidas e eficientes de criar uma grande audiência, consiste em distribuir conteúdo gratuito. Quando algo é dado gratuitamente, não existem nenhuma objeção de preço ou qualquer outro tipo, afinal, é gratuito.

Talvez você pense: “Ok, mas muitas pessoas não irão comprar nada”. Sim, isso é verdade, mas isso vai acontecer sempre.

Você conhece alguma loja onde 100% das pessoas que entram compram? A finalidade do gratuito é atrair pessoas com uma tendência a ter interesse naquele conteúdo específico, caso elas não comprem, elas podem indicar para alguém que compre, ou simplesmente endossar o seu conteúdo, o que já é muito positivo.

Quanto maior sua audiência, maior o seu poder de influência, maior a quantidade de pessoas impactadas pelo seu conteúdo, maior sua autoridade, maiores suas vendas. Simples assim.

 

Motivo número 04: O conteúdo gratuito ajuda a quebrar objeções

Existem algumas pessoas que por alguma razão não querem comprar absolutamente nada da sua empresa. Quando elas tem acesso ao seu conteúdo gratuito, (sem compromisso) essa é uma grande oportunidade de quebrar algum tipo de objeção.

Por isso é importante que todo conteúdo gratuito tenha um gancho com um próximo passo para uma venda. Se você sabe quais são as objeções do seu público, durante a apresentação do seu conteúdo gratuito é importante que você insira informações que quebrem essas objeções de uma vez por todas.

Informe e convença ao mesmo tempo. Mostre o seu conteúdo de valor e mostre porque você é diferente e merece atenção.

Entregue o “O que fazer” e Venda o “Como fazer”

Quando você entrega um conteúdo gratuito, você pode priorizar em mostrar O que deve ser feito para alcançar um resultado específico. Ou, o que os seus clientes fizeram para conseguir um resultado específico.

Mostrar o que deve ser feito de maneira organizada e detalhada, é simplesmente um conteúdo sensacional que fará uma grande diferença para o seu público. Ao final desse conteúdo gratuito, o gancho para a venda será exatamente esse próximo passo.

Agora que você sabe exatamente o que você deve fazer, eu tenho [seu produto/serviço] que vai te mostrar no Como você vai fazer, é o exato passo a passo.

Vou te dar um exemplo prático.

Eu tenho um treinamento chamado Sistema de Vendas Online. No treinamento gratuito eu mostro o que as pessoas precisam fazer para criar um sistema de vendas.

Passo 01 – Você precisa transformar o seu nome em uma autoridade
Passo 02 – Você precisa criar uma lista de emails de pessoas interessadas no seu produto/serviço
Passo 03 – Você precisa criar estratégias para criar um relacionamento com a sua audiência
Passo 04 – Você precisa executar uma campanha de vendas, para transformar essas pessoas em clientes

Isso é exatamente o que precisa ser feito. O Como fazer é algo mais completo e detalhado, porém, a informação gratuita já é de grande valor.

Entregue conteúdo gratuito  para o seu público, porém, não esqueça de fazer um gancho com o que será vendido.

Gere valor para as pessoas, depois você irá gerar  Vendas para o seu negócio. Simples assim.

Se você quer aprender quais são os 2 ingredientes para transformar o seu nome em uma autoridade, mesmo que você não saiba nada de tecnologia, assista este vídeo agora.

Mais conteúdo

2 comentários

Graciela 2 de set de 2014 - 23:01

Excelente artigo Natanael,

Seus ensinamentos estão me proporcionando um excelente posicionamento na internet. Admiro seu trabalho porque você realmente ensina o que aplica em seus projetos, simples assim, mas muitos não entregam esse valor. Obrigado por compartilhar informações valiosas conosco.

Responder
Marco Aurelio 9 de Maio de 2015 - 17:12

Cara, Valeu…

é desta frase que eu estava precisando, resumiu tudo em uma unica frase…

Entregue o “O que fazer” e Venda o “Como fazer”

Valeu Mesmo…

Responder

Deixe seu comentário