fbpx

3 passos fundamentais para construir sua autoridade na internet (e vender mais)

por Natanael Oliveira

criar autoridade

O seu conteúdo está ajudando os seus clientes a resolverem seus problemas?

Uma autoridade é criada quando você organiza o seu conhecimento de maneira 
simples e organizada e ajuda o seu público a resolver os seus problemas.

Será que você está seguindo os 3 passos fundamentais nesse processo? 

Veja bem. Ser mais respeitado não significa simplesmente ser admirado e reconhecido pelo seu trabalho, isso está diretamente relacionado a um aumento de vendas e faturamento para o seu negócio.

Neste artigo eu vou explicar exatamente quais são estes 3 passos fundamentais para você seguir e implementar no seu negócio.

Pronto para conseguir mais clientes? Então vamos lá.

Passo 01: O que você diz?

O que você tem compartilhado com seu público? Quais informações você tem disponibilziado?

Essa análise é fundamental para definir o seu planejamento online. Falar muito e não dizer nada é o erro que tem feito que muitas empresas e profissionais se frustrem totalmente com os seus resultados.

Veja. Se o que você tem dito, isto é, se a sua mensagem não estiver 100% alinhada com as reais necessidades do seu público, é provável que você jamais irá conseguir alcançar os resultados que você espera.

A internet está repleta de conteúdos rasos e incompletos, isto é, apenas um punhado de texto que não diz absolutamente nada. 

Toma a séria decisão de organizar informações simples e incrivelmente úteis para o seu público, de preferência um passo a passo.

Seja simples. 

Passo 01: Faça isso
Passo 02: Faça isso
Passo 03 Faça isso

Apenas ensine de maneira simples e ajude a resolver problemas reais. Concentre-se totalmente em ajudar a resolver um problema, todo o resto será consequência.

Passo número 02: Como você diz?

A forma como você passa uma mensagem é algo que você precisa ficar muito atento. Lembre-se: conteúdo não é somente texto.

Você pode gravar vídeos, audios, criar infográficos, enfim. O importante é que a forma como você irá compartilhar o seu conteúdo seja algo pensado no seu público.

O ideal é que você faça um “mix” de formatos. Escreva artigos, grave vídeos, tenha um podcast, escreva textos no Facebook.

Além do formato, o estilo que você adota para compartilhar o seu conteúdo é muito importante.

Você pode usar estudos de caso, contar histórias de sucesso, mostrar um passo a passo detalhado, etc.

Não adianta simplesmente mostrar que você entende do assunto, é preciso ter uma verdadeira preocupação em transmitir essa informação da maneira mais simples possível, por isso a maneira como você irá apresentar seu conteúdo deve ser estudada com muito cuidado.

Passo número 03: O quão original você é?

Nada se cria tudo se copia. Não existe nada novo. Todos estão copiando. Existem milhares e milhares de comentários como esse, não é verdade?

Sempre aparece alguém que fala: Eu criei isso. Pouco tempo depois aparece uma centena de pessoas que falam: “Na verdade, fui eu que criei”. Nunca se sabe. rs

O fato é que você não precisa tentar inventar a roda todos os dias, existem estratégias que funcionam e verdades que foram ditas que devem ser repassadas.

Mas, dentro de qualquer área de atuação, você precisa ter o seu diferencial. E transmitindo sua mensagem na internet não é diferente.

Eu disse isso uma vez e vou repetir. A internet está repleta de conteúdo raso e superficial, e a pergunta que eu lhe faço é: Como você vai mostrar que é diferente?

Esse é o terceiro passo para construir sua autoridade na internet. Você precisa construir o seu diferencial, isto é, mostrar o quão original você é.

Existem diversas maneiras de fazer isso, no entanto, uma das mais eficientes consiste em criar um posicionamento questionando alguma “verdade absoluta”.

Sempre que você questiona uma verdade absoluta, você chama atenção. É preciso fazer isso com cuidado e estratégia.

Exemplo: Quando eu comecei a trabalhar com SEO, todas as vagas exigiam conhecimento em programação, php, etc.

Esse é um conhecimento muito útil para quem vai trabalhar com otimização de Sites, porém, não é fundamental e obrigatório.

Eu mesmo, quando comecei não dominava nenhum desses tópicos e mesmo assim, consegui obter ótimos resultados me concentrando na produção de conteúdo relevante.

Quando eu fui começar a ensinar sobre o assunto eu adotei o seguinte bordão: “Você não precisa ser programador para usar o SEO para alavancar suas vendas. SEO é estratégia e não somente uma técnica. 

Inclusive foi esse exato gancho que eu usei para escrever meu E-book SEO na Prática.

Eu tenho certeza que existe alguma “verdade absoluta” na sua área de atuação, que você facilmente consegue mostrar que ela não é tão verdade assim. Experimente.

Seja consistente nesse processo

Todas as vezes que você pensar em produzir um conteúdo, analise estes 3 pontos.

O que eu vou dizer é relevante? Irá ajudar a resolver um problema?
Como eu vou dizer será a melhor abordagem?
Essa mensagem é original? Por que alguém seria beneficiado com essa informação?

Se o seu conteúdo passar por essas perguntas, ele merece ser publicado.
Caso contrário, é melhor você pensar em outro assunto.

Até a próxima.

Não esquece de deixar o seu comentário aqui abaixo.

Se você quer aprender quais são os 2 ingredientes para transformar o seu nome em uma autoridade, mesmo que você não saiba nada de tecnologia, assista este vídeo agora.

Mais conteúdo

2 comentários

Ivanilson Lima Ribeiro 1 de set de 2014 - 16:51

Fantástico este artigo. Aprendi muito e está me ajudando muito na preparação para ser uma autoridade no mundo digital.! excelente mesmo! Abraços amigão!

Responder
João Henrique 29 de jun de 2015 - 16:21

Excelente texto, dicas simples, entretanto muito eficientes! Parabéns pelo conteúdo.

Responder

Deixe seu comentário