Já não é novidade que o tema Copywriting ocupa uma importância cada vez maior quando se trata de estratégias para gerar vendas. A grande novidade está em ter um modelo para escrever Copy mais rápido e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do resultado: vendas.
Nesse sentido, como planejar uma Copy do começo ao fim com velocidade e eficácia?
Vamos falar sobre isso…
Recentemente uma aluna comentou comigo que tinha basicamente 3 dificuldades na hora de escrever uma Copy: o começo, o meio e o fim.
E eu fiz uma publicação no meu Instagram falando exatamente sobre essas 3 partes, para que pudéssemos desenvolver um pouco mais sobre essas partes aqui, agora.
A primeira que você vai notar é que o modelo de copy que eu vou te apresentar a seguir terá duas funções.
Ou seja, tanto servirá como estrutura como servirá como um quebra-cabeças.
Vou te explicar melhor…
Quando você para e pensa… O que vai fazer mais sentido no começo da minha carta de vendas? E essa parte do meio? Qual seria a melhor estrutura para finalizar?
Vamos começar pelo começo.
Existem alguns elementos que você pode utilizar para começar o seu texto. A parte boa é que você também pode utilizar a mesma estrutura para começar um vídeo, por exemplo.
Anote esses elementos:
Perguntas
Afirmações
Histórias
Antecipação
Provas
Portanto, seguindo o exemplo 1 do modelo de Perguntas, você pode começar o seu vídeo da seguinte forma:
“Fala, pessoal, aqui é o Natanael Oliveira, e olha só… Deixa eu te fazer uma pergunta muito importante. De zero à dez, o quanto você se sente pronto para 1, 2, 3, 4?”
Então você pode começar com uma pergunta, fazendo essa quebra de padrão por levar a pessoa a pensar sobre o que você está perguntando.
Assim você estará levando ela para um outro ponto e levando para uma nova argumentação.
Recentemente eu fiz um vídeo no meu canal que fala sobre a Regra de Três da Copy. Recomendo fortemente que veja e entenda melhor sobre o poder da pergunta.
Mas o que você precisa entender é o seguinte…
O leitor ou mesmo a pessoa que está assistindo ao seu vídeo naquele momento está com uma barreira mental, em outras palavras, uma certa objeção daquilo que você vai falar.
Em contrapartida, não é apenas gerar uma atenção, mas despertar o interesse seja no teu ouvinte ou na pessoa que está lendo o seu texto.
Nesse sentido, você chama atenção e gera interesse através desses recursos.
Entretanto, não existem apenas esses recursos que apontei. Existe uma lista enorme de por onde e como começar.
Mas eu separei os que considero principais para te dar uma noção de como você começa a sua carta de vendas.
Portanto, o mais importante é que entenda que, entre esses cinco elementos que eu trouxe de exemplo, você pode mixar e brincar com eles.
Isto é… Você pode começar com Antecipação, depois partir para uma História. Em seguida, pode argumentar com afirmações. E só depois entrar com perguntas.
Por isso, perceba que você pode usar da estrutura inicial para dar força a sua copy de maneira inteligente e validada.
Então, a partir daqui, vamos entender como funciona o meio da estrutura.
Ou seja, vamos falar sobre uma parta ainda mais dinâmica da sua Copy.
Eu trouxe 7 elementos para que você possa usar no meio da sua copy, são eles:
Problema-Solução
Revelação (Aqui está o que eu descobri)
Passo a Passo
Prova Social
Apresentação Oficial (Autoridade)
Histórias
Promessas
No meio de uma carta de vendas o que faz mais sentido, ou seja, o que torna uma carta ou um vídeo mais dinâmico é quando você entra na parte “problema-solução”.
Geralmente, o problema-solução entra depois que você fez a promessa.
“Beleza, galera, então é isso… Você precisa entender como você cuida da sua estratégia empresarial. Se você fizer isso, você vai vender muito mais. Agora você deve estar se perguntando ‘Tá, Natanael, mas eu preciso vender de maneira urgente, não dá tempo estruturar o meu negócio. Tem alguma coisa que eu possa fazer que, ao mesmo tempo que eu estou organizando, eu estou vendendo mais?’ A resposta é sim. Eu vou explicar agora exatamente como faz isso.”
Ou seja, perceba que eu apresentei um problema…
Eu preciso vender e eu preciso organizar, qual trabalho primeiro?
Resposta: os dois. Como? Vou te mostrar como fazer isso.
Então aí vem a relevação:
“Aqui está o que eu descobri. Eu descobri que quando você cria uma rotina para o teu negócio, ao mesmo tempo você gera organização e você gera vendas. O grande segredo para fazer isso é você ter clareza de qual é a estratégia perfeita para você, para o seu negócio, para o seu mercado, para o seu produto. O grande problema é que a maioria dos empresários estão tentando fazer as mesmas coisas como se todas as empresas fossem iguais. Como te todos os produtos atendessem exatamente ao mesmo mercado e isso não é verdade. O que eu vou te mostrar agora é o passo a passo para isso.”
Ou seja, percebe que aqui vemos um Problema-Solução, uma Revelação, seguida de Passo a Passo?
Então na carta de vendas eu posso colocar elementos como pilares, “X” coisas que você precisa entender ou os erros que as pessoas cometem, etc.
Por isso que, no exemplo que citei, estou gerando desejo pela solução que, obviamente, vai levar para o meu produto.
Ou seja, aqui também é o momento ideal onde você pode fazer uma apresentação mais oficial.
O grande erro que muitas pessoas cometem é de começar fazendo uma apresentação sobre si, enquanto o melhor momento para trabalhar autoridade e prova social é no meio do texto.
Portanto, deixe para fazer a sua introdução no texto quando você já tiver apresentado elementos como problemas, soluções, entre outros que já são mais familiares ao seu público do que você.
Quando você faz dessa maneira, as pessoas se mostram muito mais dispostas a ouvir você.
Por isso, lembre-se de que iniciamos esse texto falando sobre “barreira mental”.
Ou seja, quando falamos em Copy, estamos falando em uma estrutura feita para quebrar essa barreira.
Portanto, se ela não cumpre esse papel, ela será apenas mais um texto sem poder de venda, porque copy de verdade funciona como a mais poderosa ferramenta de persuasão hoje.
Então, está fazendo sentido até aqui?
Lembre-se também de que quando você trabalha o elemento Promessa nessa etapa do meio, esta é a melhor maneira de fazer a sua virada para a oferta, ou seja, para o fim.
Quando você usa uma Promessa antes de fazer a sua virada, um dos elementos mais inteligentes que você pode utilizar é a Antecipação.
Mas antes de falar sobre ela, vamos aos elementos que você pode usar no final da sua Copy:
Antecipação
Urgência
Bônus
Apresentação Oficial do Produto
Escassez
Prova Social
Afirmações
Chamada de Ação
Promessa
Prova
Chamada de Ação 2
Resumo Geral
Chama de Ação 3
Ou seja, você pode começar o seu final com algo como “Bom, agora eu vou te mostrar o que eu preparei para você…”
Em outras palavras você pode dizer…
Por exemplo: “Agora eu vou te mostrar o programa que eu montei, como ele funciona, o que você terá acesso, quais são os módulos…” Etc.
“Mas eu quero dizer algo importante. Eu liberei algo inédito, que não vai durar muito tempo. Então você precisa decidir rápido.” Etc.
Você consegue perceber os elementos que estou citando? Como eles se encaixam no discurso?
Quando chega ao momento final um dos meus desfechos preferidos é o Resumo Geral.
Assim você pode fazer toda a revisão de tudo que foi tratado para trazer a pessoa novamente para um desfecho.
Perceba que esse tipo de análise, de modelo, serve não só para você, mas para treinar o seu time.
Quantos processos a sua equipe tem?
Quantos manuais a sua empresa tem?
Por isso que, muitas vezes, você não consegue se organizar.
Porque você não tem processo, não tem estrutura. Geralmente não sabe o que deve fazer, o que deve trabalhar.
E foi exatamente por isso que eu criei o Seminário Business Masterclass.
Você consegue perceber como tudo o que eu disse é um exemplo, mas encaixa perfeitamente no contexto do final da nossa conversa aqui?
Mas tudo isso faz muito sentido porque cada elemento , cada definição que eu apresentei aqui de maneira reduzida e resumida, precisa estar no seu plano empresarial.
Porque até aqui estamos falando, nada mais nada menos, sobre estratégias de negócio.
Ou seja, o que está por trás dessa Copy.
E não é apenas a Copy.
O ponto é que existem muitos copywriters que começam à escrever, mas não têm um alinhamento perfeito com a mensagem de negócios da empresa.
Ou seja, muitos copywriters estão desalinhados com o mercado, com lacuna que a empresa ocupa ou quer ocupar.
Por isso que o empresário precisa, urgentemente, entender esse processo.
Para treinar a equipe, para ajudar a equipe.
Portanto, é exatamente isso que eu vou mostrar no meu Seminário Business Masterclass.
Eu vou te mostrar do começou ao fim, como você estrutura a sua empresa para vender todos os dias.
Ou seja, como você define a rotina, como organiza a estrutura. Como que você prepara o seu seu negócio para vender todos os dias.
Vai ser um Seminário completo: 3 dias intensos, e você terá a oportunidade, de verdade, de estruturar o seu negócio para vender todos os dias usando a internet.
Ou seja, treinar sua equipe, definir metas e, acima de tudo, planejar para crescer de verdade.
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Te vejo no Seminário Business Masterclass.
1 Comments
Puxa…sempre perdi muito tempo para redigir um texto comum, imagine com copy?! Muito boa a estratégia aqui mencionada, principalmente onde se fala sobre a carta de vendas!