fbpx

Como utilizar as Redes Sociais?

por Natanael Oliveira

redes_sociais

Será que em nosso cenário atual, onde a mídia constantemente apresenta as redes sociais como os novos canais de comunicação entre as empresas e os consumidores, onde destaca-se a importância das empresas estarem presente no ambiente online, ainda se faz necessário “convencer” os empresários a investir nas redes sociais? A resposta é: com toda a certeza.

Cultura Digital

Investir nas redes sociais não significa contratar um estagiário para ficar “Tuitando” e postando o dia todo, falando qualquer coisa. Essa visão limitada acerca das redes sociais infelizmente é algo bastante forte no meio corporativo.

Uma vez que o número de fãs passou a representar status para as empresas, e a preocupação em ter uma fanpage conhecida é cada vez maior, por outro lado a cultura digital ainda precisa ser bastante difundida.

A internet mudou a forma como as pessoas se relacionam socialmente

Há alguns anos o acesso ao computador com internet banda larga era um privilégio de poucos. Hoje, essa realidade é bem diferente.

No Brasil, são milhões de usuários que acessam a internet diariamente. Esse cenário mudou a forma como as pessoas se relacionam e interagem socialmente.

Com o número cada vez maior de pessoas conectadas a internet e as Redes Sociais, o ambiente online vem se tornando cada vez mais um importante meio para os profissionais da comunicação.

O que mudou com as redes sociais?

A internet, antes vista como apenas mais um meio de comunicação, hoje possui papel fundamental na vida das pessoas, seja para se comunicar, buscar informação, criticar, reclamar ou até mesmo realizar compras.

Com a evolução da internet e a necessidade de uma comunicação mais rápida entre os usuários, surgiram às chamadas Redes Sociais que permitem a criação de novos grupos sociais a partir desse ambiente online.

No Brasil, grande parte dos usuários fazem parte das Redes Sociais, o que torna esse ambiente de grande relevância para as empresas e para o marketing.

A internet também mudou

Desde a sua criação, a internet passou por várias mudanças. Se fizermos um paralelo entre o seu início por volta de 1990 – com características comerciais – e os dias de hoje, iremos perceber, segundo Martha Gabriel (2010) grandes transformações na web.

Dentre as principais, está a transformação de uma web estática, onde não existiam grandes interações entre os usuários, para uma navegação participativa, entre todos os usuários interessados.

Internet Colaborativa

Falar sobre internet colaborativa me lembra meu grande amigo Felipe Glauber, quando há mais ou menos dois anos atrás conversamos exatamente sobre esse conceito.

O fato é que as redes sociais sintetizam a internet colaborativa e trazem para o ambiente corporativo a oportunidade de em tempo real ter um feedback de como está a satisfação do seu cliente perante o seu produto ou serviço.

Qual empresa não quer saber exatamente o que o seu cliente pensa, sem precisar investir diretamente com realização de pesquisas, entrevistas, etc.?

Sem planejar, não dá

Utilizar as redes sociais, como já foi dito em outras oportunidades não devem ser vistas como uma espécie de “ultra-mega” novidade que vai transformar minha empresa em uma empresa “moderna” que interage na internet dando bom dia e boa noite para os clientes. Esqueça isso!

Repita comigo: Trabalhar com redes sociais não é e nunca será ficar escrevendo “coisinhas legais” na internet

É preciso: planejamento,planejamento e mais planejamento. Mas, sobre esse assunto iremos conversar no próximo post.

Gostou desse artigo? Indique para os seus amigos no Google.

Mais conteúdo

2 comentários

Marcelo 25 de fev de 2012 - 02:02

Vai ajudar no meu projeto do TCC – curso de Adm.

Responder
Pâmela 11 de abr de 2012 - 18:28

A algum tempo venho mudando meu modo de ver as mídias sociais! Principalmente, após iniciar no curso de Comunicação Social, pois tenho percebido que existem aspectos praticamente inexplorados por grande parte dos usuários das redes sociais. Tenho bastante interesse em aprofundar meus conhecimentos e estou extremamente entusiasmada com esse universo! O Marketing Digital precisa ser mais disseminado!!!!

Responder

Deixe seu comentário