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Qual a missão crítica do seu Site?

por Natanael Oliveira

missão do site

Não adianta apenas ter um Site

A importância de uma empresa estar presente no ambiente digital é sem dúvida muito grande, porém, não basta aparecer de qualquer jeito. Para o desenvolvimento de um projeto que realmente irá trazer benefícios para o seu negócio é importatissimo antes de qualquer coisa fazer a seguinte pergunta: Qual o objetivo da minha empresa ao planejar a criação de um Web Site?

A quantidade de sites que foram criados nos últimos meses é enorme, o corre-corre para o lançamento de um web site, criação de perfis nas redes sociais é algo notório, basta observar os panfletos, cartazes, outdoors, rádio, e inclusive na Tv algo que até um ano atrás pouco acontecia, que é a promoção das Redes Sociais nesse tipo de comunicação.

Hoje  facilmente podemos observar propagandas onde os perfis das Redes Sociais e o site das empresas são bastante divulgados, antigamente o site era algo que ficava escondido no layout quase que imperceptivel.

 

Missão o que?

O fato é que a valorização da internet é algo visível e cada vez mais notório, porém, o planejamento e dedicação não acompanham o mesmo ritimo, não basta ter simplesmente, é preciso utilizar corretamente e fazer com  que aquele ambiente gere negócios para sua empresa.

A pergunta que fiz no começo desse texto foi: Qual o objetivo do meu site? Um outro termo utilizado para essa mesma pergunta é: Qual a missão crítica do seu site? Ou seja, o que eu quero com esse site? qual a minha intenção em investir na internet? Que resultado eu espero obter com a internet? A resposta para essas simples perguntas pode orientar o planejamento estratégico e toda a estrutura do seu site.

Faça seu site gerar negócio

gerar negocios com site

Imagine uma empresa que trabalha com prestação de serviço de dedetização, e ela decide criar um site para que os seus clientes possam solicitar um orçamento através do WebSite, preencham um formulário especificando o tipo de serviço que necessitam, enfim. Podemos afirmar que a missão crítica desse site é gerar pedidos de orçamentos.

A missão crítica de um site é simplesmente o que se espera que ele gere de resultado, seja pedido de orçamento, cadastro de emails para criação de mailing, ou a reserva de um produto.

Tenha um site útil

Cada modelo de negócio irá exigir uma missão crítica diferente, o importante é definir exatamente quais os objetivos a serem alcançados, para que depois seja possível a mensuração dos resultados. Existem empresas que criam seu website e simplesmente o transformam em um cartão de visitas, onde consta: logomarca,endereço,telefone para contato, serviços e ponto final, não existe um objetivo uma missão crítica determinada para aquele ambiente, e aquele site simplesmente não lhe gera negócio e se torna inutíl.

A dica é: Defina a missão crítica do seu site, dessa forma será possível acompanhar os resultados e identificar o que precisa ser melhorado e o que tem dado certo, o importante é estabelecer metas para que seu site seja realmetne um gerador de negócios para sua empresa,  e seja uma ferramenta útil.

Acesse o seu site e faça essa pergunta: Meu site é útil para o meu cliente? Ele tem gerado negócio para minha empresa?


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3 comentários

Gregoria Correia 2 de mar de 2012 - 11:20

Eu sou nova neste vasto mundo de sites, e admito que já aprendi muito em 3 meses. Antes de me empenhar com o meu site, aprendi 10 anos de fotografia na internet, e cresci nesse sector devido a tantas criticas que ia recebendo nos meus trabalhos em diversos portais de fotografia. Neste artigo você diz para fazer perguntas…. não é fácil porque quem não sabe é como quem não vê e fazendo perguntas a mim própria não obtenho resposta, posso ter criado a dita missão critica por ignorância e não saber que ela prejudica o meu site.
Criar sites é muito difícil e nem sempre temos respostas as nossas perguntas.

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Natanael Oliveira 3 de mar de 2012 - 16:26

Olá Gregoria, tudo bom?

De fato esse mundo da internet ao mesmo tempo que é tão empolgante, traz consigo uma série de desafios e questionamentos que muitas das vezes ficamos procurando respostas por um bom tempo. Quando me refiro na missão crítica falo acerca do principal objetivo a ser alcançado no seu web site. Essa definição está totalmente relacionado com o seu público alvo. Quem é o meu publico alvo? Como ele se comporta na internet? O que ele busca na internet? Como ele percebe o meu produto/serviço? O que ele espera?

Identificar e conhecer muito bem o seu público alvo é o passo que antecede a definição da missão crítica. Feito isso, eu agora posso avaliar o desempenho do meu site. Ele tem gerado negócios? Ele tem valorizado minha marca na internet? Aumentou minha presença online? Consegui receber pedidos de orçamento? Recebo comentários, críticas?

É mais ou menos isso. Espero ter ajudado.
E volte sempre ao nosso blog. Um Abraço.

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Lucineide Clara de Alencar Barros 20 de jan de 2013 - 02:37

Olá Natanael! Tb? Natanael, gostaria de tirar uma dúvida com vc. Estou criando um blog, até aí, normal. Porém, ele vai ter um viés jornalistico com: matérias, fotografias, vídeos, curiosidades, entrevistas, e até reportagens. Digo, até reportagens, porque não sou vinculada em nenhuma empresa jornalistica, sou independente. Também não vou cumprir a rotina normal de uma redação, mas, entre todos os acontecimentos, priorizo o de maior relevância e faço uma matéria com maior fundamentação, por exemplo. A missão seria Formação de opinião em um espaço p/ discussão, o benefício: informação; e qual seria o meu negócio? Sou bacharel em Comunicação Social/jornalismo, mas li sobre: relações públicas de M Kunsh, jornalismo diário, editoria de jornalismo impresso, publicidade e propaganda, teorias da comunicação,semiótica, assessoria de imprensa, comunicação empresarial. Com essas leituras ampliei meus horizontes em comunicação. Quero trabalhar, mas tb quero faturar, porque preciso viver. Por favor, dê-me uma sugestão! Um abraço! Lucineide.

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