Recentemente falamos em nosso blog sobre as principais funções dos mecanismos de busca, ou seja, como basicamente é o processo de rastreamento,indexação,rankeamento e apresentação dos resultados na SERP. Reunir as informações e conteúdo na internet, compilar todo esse conteúdo e identificar aquilo que será mais relevante para os usuários, essa é missão que os mecanismos tem pela frente.
O Google divulgou essa semana uma nova alteração para os seus resultados de busca, intitulado como Search, plus your World. Como já era previsto, a integração com o Google+ é cada vez maior, e as novas alterações representam grandes mudanças talvez não a um curto prazo, porém, futuramente eu acredito que irá ter um impacto bem maior no mercado de Search, eu vou explicar o porque, mas antes vamos apresentar quais foram as modificações.
O Google tem apresentado a personalização e valorização dos seus ciclos de relacionamento na internet como um dos principais pilares de suas atualizações, no seu último post no blog oficial o Google declara que eles estão transformando os motores de busca não apenas em conteúdo, mas um espaço de pessoas e relacionamento.
Ou seja, o Google pretende transformar a busca algo cada vez mais social, aquilo que você procura e lhe ajuda, já é possível compartilhar e indicar para sua rede social na internet, porém, a nova atualização vai mais além.
O Social Search está cada vez mais em evidência pelo gigante das buscas, A ideia é de apresentar um lista de resultados totalmente personalizada, onde o usuário poderá definir aquilo que ele deseja visualizar, alterações de imagens entre outras coisas. A ideia de um resultado “único” para cada usuário com base em sua rede de contatos, claro envolvendo o Google+
Resultados pessoais: Uma busca personalizada de acordo com cada usuário, essa é a ideia. Resultados diferenciados para cada perfil e palavras com significados diferentes para cada perfil. Hoje o Google precisa diferenciar buscas com palavras de vários significados por exemplo: “Jaguar” o usuário quer saber sobre o carro ou a marca de roupa? Na nova configuração o usuário poderá personalizar os resultados de acordo com o seu mundo e como ele percebe cada contexto no qual ele irá realizar uma busca.
De acordo com o Google, diariamente são realizadas milhares de buscas por pessoas, e muitas das vezes localizar aquela pessoal em um outro momento, acaba não sendo uma tarefa muito fácil, com a localização dos perfis, não somente a facilidade será maior em encontrar as pessoas, como também a interação.
A localização de perfis no Google+ já pode ser notada nos resultados, existe também a vantagem para os autores que podem utilizar a tag rel=”author” e “registrar” sua autoria. Essa alteração para o Brasil ainda não está 100% (pelo menos por enquanto)
A ideia é de localizar os usuários mais facilmente pelos resultados de busca, e agora de acordo também com o que cada um compartilha e indica na web. Imagine que eu estou falando sobre SEO e compartilho conteúdo relacionado no blog, e também compartilho no Google+. Os usuários que fazem parte da minha rede de relacionamentos, ao procurarem por conteúdo relacionado serão apresentados ao meu post.
Para localizar os amigos ao digitar o primeiro nome, será apresentada um com a ajuda do Google Instant um prévia definição do seu perfil, facilitando o acesso ao seu perfil e ao conteúdo relacionado ao mesmo.
Basicamente, uma busca dentro de sua rede, o Google utiliza o exemplo de uma viagem onde algum usuário está procurando por informações, e nada melhor que pesquisar por aquilo que os amigos indicaram. Nesse ponto temos não somente a questão das postagens mas, as fotos e videos também.
A imagem abaixo representa o exemplo apresentado pelo Google onde “Chikoo” que originalmente se trata de uma fruta doce, onde na história apresentada o usuário por se recordar da infância e de sua fruta predileta batiza o seu cão de estimação, anos depois com o mesmo nome da fruta.
No exemplo, ele personaliza a busca para que ao invés de visualizar a fruta, veja fotos do animal que haviam sido compartilhadas. Dessa maneira proporcionando uma experiência de busca totalmente diferenciada.
Para quem produz conteúdo, é interessante utilizar essa característica do Google+, uma vez que a produção e divulgação de conteúdo relevante, além de um possível posicionamento nas buscas orgânicas, a indicação no Google+ poderá trazer grandes benefícios. O conteúdo está se tornando cada vez mais segmentado e personalizado seja para quem produz como para quem pesquisa, o fato em questão é em como isso vem alterar de fato o trabalho de SEO.
Está gostando desse post? Compartilhe com seus amigos no Google
Todas as vezes que o Google anuncia alguma atualização/alteração no algorítimos ou na própria estrutura do funcionamento do motor de busca, muitas especulações rapidamente começam a surgir com relação ao futuro do SEO e sua importância. Dentro dessa área de Search as atualizações sempre serão algo presente no nosso dia-a-dia, durante o ano de 2011 tivemos várias entre elas a mais “impactante” foi o temido Panda.
Hoje temos diversas utilidades na busca que grande parte dos usuários não conhecem e jamais utilizaram, portanto, não creio que essa nova atualização afetará tanto nesse momento.
Digo isso porque existem muitos usuários avançados na internet isso é fato, no entanto, uma boa parte dos usuários não tem tanto conhecimento de web, principalmente quando falamos de search, ou seja, por mais que a busca de um modo geral possa ter uma série de novos recursos e possibilidade que no primeiro momento possam dificultar o trabalho de SEO, não são todos os usuários que irão fazer o uso desses recursos.
Particularmente, vejo essas atualizações como novas oportunidades para a realização de um trabalho de SEO que está se tornando cada vez mais social e focado na qualidade e relevância de conteúdo, afinal, se um conteúdo for realmente bom ele será divulgado e compartilhado.
Com um trabalho direcionado a um público-alvo específico, pensando no mercado e todo o comportamento de um segmento esse trabalho pode sim ser desenvolvido de maneira eficiente e a utilização correta do Google+ será mais uma ferramenta e meio para obter sucesso em um plano de marketing digital.
O fato é que a alteração tem causado grande polêmica, por se tratar de uma mudança que impacta direto não somente o mercado das buscas, mas também das redes sociais. Será que o Google pode realmente usar de todo o seu poder como motor de busca para forçar a utilização do Google+? Esse discurssão vai render muito ainda, e os próximos capítulos a gente conta por aqui também.
“A Epic (Electronic Privacy Information Center), organização que defende a privacidade dos usuários NA WEB, anunciou que irá enviar uma carta para a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, denunciando o Google por quebra das regras de privacidade.” Fonte: Info Abril
Abaixo confiram o vídeo de apresentação do Google.
Fiquem á vontade para comentar/criticar/complementar esse post.
Por: Natanael Oliveira
4 Comments
Bem, na minha mera opinião, nada mais justo, show e eficaz do que o novo procedimento, ora pois, quando uma pessoa que ir a uma pizzaria ou curtir uma balada na noite geralmente ele faz o que? Pergunta a um amigo, analisa as respostas daqueles que ele mais dar credibilidade, aquele carinha com uma opinião um pouco mais forte, respaldado do que fala e a partir dessas referência as vezes muda até um cronograma que tinha para sua noite.
Imagine que você quer sair para um local, uma festa, enfim, curtir a noite, a principio pensa no local que chamaremos de A, mas a maioria dos seus amigos ou um amigo específico que considera muito sua opinião disse que o local B seria uma melhor escolha, logo, pelos argumentos positivos e convincentes do amigo em questão, você muda literalmente de opinião e vai ao local B.
Hoje as buscas já te direcionam a uma resposta levando em consideração os amigos que já compartilharam usando o google plus, clicaram no famoso botão +1 em postagens ou sites bem como aqueles que já clicou um dia e isso foi visto como uma das maiores melhorias que o google já fez nas buscas, agora imagine a expansão que os mesmos estão nos proporcionando, tornando as buscas ainda mais “intimas”, pessoais!? Acho que será de grande valia e acima de tudo um divisor de águas entre os verdadeiros “SEOMASTER’S”, rsrs.
Concordo Wagner, como falo no post a personalização e a Social Search é uma tendência que traz uma série de benefícios, no entanto, quando pensamos na web e no mercado de search em modo geral, eu penso que essa utilização terá impacto pelo menos por enquanto em uma minoria.
Uma vez que a busca por informação e conteúdo na internet nem sempre será atendida somente entre os nosso círculos.
Parabéns pelo site, entrei recentemente e não consegui sair, um artigo puxando para o outro (espertinhooo…rsrsrs) e todos muito bons, conteúdo rico!
Não entrei na onda de criar uma conta no Google+ por ser novidade, sou mais seletivo, mas isso já é uma característica animadora, interessante até mesmo para blogs segmentados (o que é o meu caso).
Gostaria de aproveitar e dar também uma sugestão, adicione um link “Enviar este artigo para o amigo (e-mail)”, redes sociais estão bombando, mas isso ainda é muito útil para compartilhar algo mais direcionado.
Abraços.
Muito obrigado Douglas,
Com relação a sua sugestão, farei isso sim.