Você já deve ter entendido que o seu conteúdo é parte fundamental para aumentar sua autoridade online e consequentemente gerar mais vendas para o seu negócio.
Mas como você define o que você irá compartilhar gratuitamente? Muitas pessoas sentem um certo receio de compartilhar o seu conteúdo gratuitamente, afinal, as pessoas precisam pagar para ter acesso. Se você ensinar tudo gratuitamente, como você terá algum tipo de lucro?
A verdade é que o seu conteúdo gratuito é parte fundamental na sua estratégia de vendas online. E é exatamente isso que eu vou explicar neste artigo.
Preparado?
Algumas vezes você vai enfrentar esse tipo de “conflito”. Você cria algo tão bom, incrivelmente relevante e fica pensando: “Eu tenho que vender isso, não posso compartilhar gratuitamente”.
Esse é um tipo de questionamento que todos enfrentam em algum momento. Obviamente, existem mercados específicos e contextos específicos onde um conteúdo pode ser entregue gratuitamente ou não, porém, é preciso ficar atento aos motivos pelos quais é tão importante ter uma parte do seu conteúdo, 100% livre para a sua audiência.
Sempre que você vai ensinar algo para o seu público, existem dois pilares que compõem a informação que será compartilhada. Você sempre diz “O que fazer” e o “Como fazer”.
O ideal para entregar gratuitamente para o seu público, sem “esconder” o jogo e sem “entregar 100% do seu conteúdo” é apresentar O que fazer.
Mas, antes de falar especificamente sobre essa diferenciação, vamos entender os 4 motivos porque você deve entregar conteúdo gratuito.
Quando você entrega informações úteis de maneira gratuita, duas coisas acontecem com as pessoas que tem acesso ao seu conteúdo.
A primeira é que ao ter acesso ao seu conteúdo, o seu público naturalmente passa a lhe considerar uma autoridade naquela área específica. (Não preciso dizer que o conteúdo precisa ser de valor, ok?)
Segundo que as pessoas ficam extremamente agradecidas por receber o seu conteúdo sem pagar nada por ele.
As pessoas adoram receber “presentes”
As pessoas adoram compartilhar boa notícia e “coisas gratuitas”. É muito comum as pessoas compartilharem informações que são disponibilizadas gratuitamente na internet e que passam informações relevantes.
Algumas vezes as pessoas marcam os amigos em algumas postagens, porque sabem que seus amigos gostam daquele assunto em específico, quando na verdade a pessoa que viu, sequer tem interesse naquele tópico.
A única razão por ela ter compartilhado, foi o fato de saber que um amigo(a) gosta daquele assunto. Isso incentiva o efeito viral do seu conteúdo gratuito, o que nos leva para o motivo número 03.
Uma das maneiras mais rápidas e eficientes de criar uma grande audiência, consiste em distribuir conteúdo gratuito. Quando algo é dado gratuitamente, não existem nenhuma objeção de preço ou qualquer outro tipo, afinal, é gratuito.
Talvez você pense: “Ok, mas muitas pessoas não irão comprar nada”. Sim, isso é verdade, mas isso vai acontecer sempre.
Você conhece alguma loja onde 100% das pessoas que entram compram? A finalidade do gratuito é atrair pessoas com uma tendência a ter interesse naquele conteúdo específico, caso elas não comprem, elas podem indicar para alguém que compre, ou simplesmente endossar o seu conteúdo, o que já é muito positivo.
Quanto maior sua audiência, maior o seu poder de influência, maior a quantidade de pessoas impactadas pelo seu conteúdo, maior sua autoridade, maiores suas vendas. Simples assim.
Existem algumas pessoas que por alguma razão não querem comprar absolutamente nada da sua empresa. Quando elas tem acesso ao seu conteúdo gratuito, (sem compromisso) essa é uma grande oportunidade de quebrar algum tipo de objeção.
Por isso é importante que todo conteúdo gratuito tenha um gancho com um próximo passo para uma venda. Se você sabe quais são as objeções do seu público, durante a apresentação do seu conteúdo gratuito é importante que você insira informações que quebrem essas objeções de uma vez por todas.
Informe e convença ao mesmo tempo. Mostre o seu conteúdo de valor e mostre porque você é diferente e merece atenção.
Quando você entrega um conteúdo gratuito, você pode priorizar em mostrar O que deve ser feito para alcançar um resultado específico. Ou, o que os seus clientes fizeram para conseguir um resultado específico.
Mostrar o que deve ser feito de maneira organizada e detalhada, é simplesmente um conteúdo sensacional que fará uma grande diferença para o seu público. Ao final desse conteúdo gratuito, o gancho para a venda será exatamente esse próximo passo.
Agora que você sabe exatamente o que você deve fazer, eu tenho [seu produto/serviço] que vai te mostrar no Como você vai fazer, é o exato passo a passo.
Eu tenho um treinamento chamado Sistema de Vendas Online. No treinamento gratuito eu mostro o que as pessoas precisam fazer para criar um sistema de vendas.
Passo 01 – Você precisa transformar o seu nome em uma autoridade
Passo 02 – Você precisa criar uma lista de emails de pessoas interessadas no seu produto/serviço
Passo 03 – Você precisa criar estratégias para criar um relacionamento com a sua audiência
Passo 04 – Você precisa executar uma campanha de vendas, para transformar essas pessoas em clientes
Isso é exatamente o que precisa ser feito. O Como fazer é algo mais completo e detalhado, porém, a informação gratuita já é de grande valor.
Entregue conteúdo gratuito para o seu público, porém, não esqueça de fazer um gancho com o que será vendido.
Gere valor para as pessoas, depois você irá gerar Vendas para o seu negócio. Simples assim.
Se você quer aprender quais são os 2 ingredientes para transformar o seu nome em uma autoridade, mesmo que você não saiba nada de tecnologia, assista este vídeo agora.
2 Comments
Excelente artigo Natanael,
Seus ensinamentos estão me proporcionando um excelente posicionamento na internet. Admiro seu trabalho porque você realmente ensina o que aplica em seus projetos, simples assim, mas muitos não entregam esse valor. Obrigado por compartilhar informações valiosas conosco.
Cara, Valeu…
é desta frase que eu estava precisando, resumiu tudo em uma unica frase…
Entregue o “O que fazer” e Venda o “Como fazer”
Valeu Mesmo…