Mídias Sociais e as pequenas empresas

Estatísticas do marketing digital
As estatísticas do marketing digital
1 de fev de 2011
introdução ao marketing digital
O Valor do Marketing Digital
9 de fev de 2011

Mídias Sociais e as pequenas empresas

pequenas empresas nas redes sociais

pequenas empresas nas redes sociais

“As mídias sociais permitem que você amplie sua audiência de forma consistente numa velocidade crescente. Se você anunciar na televisão ou no jornal, ganhará alguns clientes. Mas quando parar de anunciar, os clientes irão embora também. Criar canais através das mídias sociais permite o surgimento de um canal duradouro com comunicação direta com os clientes. Abaixo eu listo 5 maneiras de utilizar as mídias sociais para pequenos negócios:

1. Invista em marketing de busca: Tire um tempinho para ler sobre SEO e coloque sua empresa no maior número de mídias sociais possíveis. Lembre-se que entrar nas mídias sociais é um processo gratuito. Entretanto, o que as mídias sociais consomem é tempo. Portanto analise bem quais redes sociais você pode entrar, se dá para bloggar, etc. Muito importante é linkar essas mídias sociais. Num outro tópico abordamos como utilizar os perfis de mídias sociais em SEO. Ao fazer isso, você garante uma presença maior da sua empresa nos resultados de busca.

2. Utilize as mídias sociais como um SAC 2.0: Aproveite o poder de proximidade que as mídias sociais têm com o cliente e tente retirar dúvidas e resolver problemas através das mídias sociais. Você pode economizar um bom dinheiro que antes era gasto com telefone.

3. Comunique-se primeiro pelas mídias sociais, só depois invista na mídia tradicional: se você quer se comunicar com seus clientes, tente as mídias sociais primeiro. Envie e-mails, deixe recados no orkut, mensagens por Facebook, DMs no Twitter… analise o feedback dos seus clientes e só depois parta para o telefone, jornal ou qualquer outro meio tradicional que custe dinheiro. Lembre-se de fazer um bom planejamento nessas ações para não comprometer seu tempo.

Acredito sinceramente que as mídias sociais sejam muito mais vantajosas para pequenas empresas do que para grandes marcas. O problema é que as pequenas empresas geralmente não têm knowhow para trabalhar nas mídias sociais (ou não têm caixa para contratar alguém para fazer o serviço). Nesses casos a empresa ainda vai muito no feeling e nem sempre os resultados são bons – ou pelo menos não atingem todo o potencial possível. Minha última dica ainda é: compre alguns bons livros e participe de fóruns, discussões e cursos de mídias sociais. Conhecimento é que leva a bons resultados.”

Fonte: Webdialogos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *